segunda-feira, 26 de dezembro de 2011
Polenta com porccini e ragu de linguiça
O cogumelo Porcini ou Cep (Boletus edulis) é um cogumelo muito famoso, consumido principalmente na Europa. Robusto, seu píleo(chapéu) varia de 7 a 30 cm e seu estipe (talo) de 8 a 25 cm de altura, com até 7 cm de diametro, bastante grande se comparado ao píleo.
Quando maduro chegam a pesar 1 kg, porém os Porcinis apreciados por gourmets, são os mais novos.
Podem ser encontrados na Europa e América do Norte. Seu habitat natural são árvores de carvalho ou abeto floresta e frutificam do verão ao outono, na epóca de chuvas constantes.
Seu sabor é descrito como proximo à nozes e sua textura lisa e cremosa. O Porcini é consumido cru, refogado com manteiga, com massas, sopas e muitos outros pratos.
O Porcini de Bordeaux (Cèpe de Bordeaux), cujo nome científico é Boletus edulis é o mais conhecido e muito apreciado pelos gourmets.
O Negro Head (Nègre de Tête), nome científico Boletus aereus é o mais raro e também mais apreciado pelos gourmet e sem dúvida o mais caro.
Mas tudo isso na verdade, é para contar que no Natal ganhei de presente uma cesta com produtos gourmets e um dos ingredientes que me chamou a atenção foi a polenta com funghi porccini abaixo. Não conhecia e para testá-la decidi fazer uma receitinha bem especial, ótima para esse tempo chuvoso. Ah! Se você, assim como eu, não conhecia a tal polenta, você pode encontrá-la aqui. Com certeza comprarei muitas outras!
Para o Ragu de linguiça, usei a receita do Olivier Anquier:
900g de tomate
5 folhas de louro frescas
2 colheres (sopa) de orégano
1 colher (sopa) de alecrim
450g de linguiça
5-6 dentes de alho
Coloque os tomates na assadeira e volte ao forno por uns cinco minutos, até que a pele dos tomates comece a soltar. Retire a pele dos tomates. Misture tudo gentilmente para não quebrar os tomates.
Mas vamos ao que realmente interessa... Sou apaixonada por ragus. Até já falei sobre eles aqui. E um ragu com polenta é uma combinação mais que perfeita. Por isso a receita escolhida foi a que postarei em seguida:
Polenta com porccini e ragu de linguiçaPara o Ragu de linguiça, usei a receita do Olivier Anquier:
Ingredientes:
Azeite extravirgem
100g de pancetta (ou bacon)
Modo de preparo:
Pré-aqueça uma assadeira em um forno a 180 ºC. Regue com azeite de oliva e disponha a pancetta (ou bacon) sobre o tabuleiro. Retorne ao forno até que a pancetta esteja crocante e dourada. Empurre a pancetta para o lado e adicione as folhas de louro, o orégano e o alecrim na gordura.
Coloque os tomates na assadeira e volte ao forno por uns cinco minutos, até que a pele dos tomates comece a soltar. Retire a pele dos tomates. Misture tudo gentilmente para não quebrar os tomates.
Regue as linguiças com azeite e coloque-as na assadeira. Empurre para baixo para juntá-las ao tomate. Espalhe os dentes de alho (sem descascar) pela assadeira. Adicione um fio de azeite e uma pitada de sal e pimenta. Retorne a assadeira ao forno a 180 ºC por uma hora, virando as linguiças uma ou duas vezes.
Pronto o ragu, a polenta foi preparada da maneira tradicional, seguindo as recomendações do rótulo.
Pronto o ragu, a polenta foi preparada da maneira tradicional, seguindo as recomendações do rótulo.
E para deixar o prato além de delicioso, super charmoso, a sugestçao é servir em ramequins, porções individuais. Basta colocar uma porção da polenta, cobrir com o ragu e.... Ah! Sem se esquecer de cobrir com um bom queijo radado e levar ao forno até que o queijo derreta.
Marcadores: Cozinha Italiana, Ingredientes, Na cozinha

0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial