quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
Coq au vin X Pollo alla cacciatore
Foi lançado em outubro pela Editora Melhoramentos o livro “Bistrot x Trattoria”, dos chefs Hamilton Mellão e Yann Corderon. Eu já esperava pelos mesmos ansiosamente e acabei me dando o mesmo de presente de natal antecipado.
Clássicos e charmosos, os bistrôs e as tratorias compartilham a atmosfera familiar e aconchegante. E as cozinhas francesa e italiana, pratos deliciosos. As receitas de cada país e a história por trás delas são o tema do livro .
O livro apresenta um ‘duelo’ estimulante e informativo sobre as duas cozinhas. A publicação investiga as receitas originais dos estabelecimentos de cada região. Ao todo, foram compiladas 70 receitas, 35 de cada país. No livro, antes de cada receita, existe uma explicação que enfoca a origem dos pratos.
Entre os emblemáticos, estão: caponata e ratatouille, coq au vin e pollo alla cacciatore, tarte tatin e crostata de maçã, pizza e pissaladière.
Um trabalho de pesquisa intenso mobilizou os autores, que investigaram livros de gastronomia, história e sociologia e acreditam ter desmistificado muitas inverdades que foram perpetuadas no bestiário gastronômico.Entre as ‘revelações’ está a de que o Pato com Laranja (que se tornou um clássico francês) chegou ao país vindo de Nápoles, pelas mãos dos cozinheiros de Catarina de Medicis, e também o da verdadeira origem da pizza.
Quem nasceu primeiro, a caponata alla siciliana ou a ratatouille? Quais as semelhanças (ou diferenças) entre o pandorato e o croque monsieur? O que é mais substancioso, uma zuppa alla pavese ou uma soupe à l’oignon?
Essas e outras perguntas sáo respondidas pelos chefs Yann Corderon e Hamilton Mellão . Uma discussão embalada por curiosidades e uma pitada de história sobre cada receita e sua origem.
Para ilustrar a obra, fotos de Helena de Castro e aquarelas assinadas por Mellão na abertura de cada capítulo.
E como não poderia deixar de ser, deixo abaixo as receitas que uso quando preparo Coq au Vin e Pollo alla cacciatore. Coq au Vin do chef Pascal Valero
Ingredientes:
1 cebola;
1 cenoura;
½ alho-poró;
1 ramo de tomilho;
2 folhas de louro;
10 unidades de pimenta negra;
1 garrafa de vinho Bourgogne ou Malbec;
1 galo ou frango de 1,5 kg;
100g de bacon;
Salsinha picada a gosto.
Para a guarnição:
200g de champignon paris;
100g de cebola baby;
500g de batata;
30g de farinha de trigo;
30g de manteiga mole
Modo de preparo:
Corte o frango em 8 pedaços e junte a cebola em cubos, a cenoura, o alho-poró, o louro e o tomilho. Adicione pimenta em grão e vinho tinto e deixe marinar até o dia seguinte. Refogue na frigideira os pedaços de frango, deixando-os levemente dourados. Adicione o bacon e os legumes da marinada ao vinho tinto. Deixe cozinhar por 1h (o galo) ou 30 minutos (o frango). Retire os pedaços da panela e passe o caldo de cozimento na peneira. Engrosse com a farinha e a manteiga mole e junte novamente ao frango. Cozinhe as batatas em uma panela com água, ponha a cenoura e cebola para guarnição.
Refogue o champignon na frigideira. Junte a guarnição em cima do preparo e adicione salsinha picada.
Pollo alla cacciatore
Ingredientes
1 dente de alho
2 Cenouras
2 Cebolas
1 / 2 xícara de óleo
Pimenta a gosto
1 Frango
400 g de Tomates sem casca
1 punhado de Salsa picado
1 raminho de Alecrim
3 talos de Aipo
1 copo de Vinho
Modo de preparo
Comece a preparação da sua receita limpando frango e corte-o em pedaços , deixando a pele que vai dar mais sabor à receita.
Aqueça o óleo em uma frigideira e frite os pedaços de frango de ambos os lados por aproximadamente 10 minutos até que estejam dourados .
Acrescente o aipo e as cenouras cortadas , uma pitada de sal , a pimenta e o alecrim, deixe que tudo frite por pelo menos mais 5 minutos.
Quando tudo estiver cozido, despeje o vinho tinto sobre o frango e deixe evaporar.
Em seguida, adicione os tomates , cubra com uma tampa e deixe cozinhar em fogo médio por pelo menos 30 minutos (ou até que o frango esteja bem cozido e macio), durante o qual, se o frango estiver seco, adicionar uma concha de água quente ou caldo de carne.
Depois de cozido, adicione um punhado de salsa picada e sirva quente com um pedaçode polenta ou purê de batatas .
Conselho
A mesma receita pode ser feito para se preparar para um grande coelho cacciatore, siga nossas instruções. Se desejar, você pode adicionar ao seu frango cacciatore, um raminho de tomilho e um pouco de noz moscada para dar um toque mais sabor. Quando dourar a galinha , para fazer treinamento mais leve, você pode remover a gordura da frigideira vazamento da pele.
Marcadores: Cozinha Italiana, Livros, Na cozinha