<META content="MSHTML 6.00.2900.2604" name=GENERATOR><meta name='google-adsense-platform-account' content='ca-host-pub-1556223355139109'/> <meta name='google-adsense-platform-domain' content='blogspot.com'/> <!-- --><style type="text/css">@import url(https://www.blogger.com/static/v1/v-css/navbar/3334278262-classic.css); div.b-mobile {display:none;} </style> </HEAD><BODY><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d8940721423393911285\x26blogName\x3dCoisas+de+uma+Chef\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://coisasdeumachef.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://coisasdeumachef.blogspot.com/\x26vt\x3d3386802802785420403', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
quinta-feira, 30 de setembro de 2010
Ratatouille ou Caponata... Caponata ou Ratatouille?!



Desde ontem estava com uma vontade louca de assistir de novo ao filme  Ratatouille, aquela aventura animada na qual um rato chamado Remy sonha em se tornar um grande chef francês, mesmo contra os desejos de sua família e do óbvio problema de ser um rato em uma profissão totalmente inapropriada para roedores. 
O remédio foi correr na locadora mais próxima e matar o meu desejo! Só que depois de terminado o filme, me bateu uma vontade louca de comer Rattatouille!




Você já comeu ratatouille? E caponata? Sabe dizer a diferença entre eles?

A verdade é que existem mais semelhanças que diferenças.Mas as diferenças existem!


Sobre a ratatouille a Larousse conta que é um refogado de vegetais tipicamente provençal, originário de Nice. Seu nome deriva da palavra francesa touiller (mexer ou misturar). Feita com cebolas, berinjelas, abobrinhas, pimentões e tomates cozidos em azeite de oliva com ervas. É servido como acompanhamento para assados, carnes, peixes, omeletes. De acordo com os puristas, os vegetais devem ser cozidos separadamente e depois combinados e cozidos novamente para obter uma consistência macia e cremosa.


Já segundo a Larousse Gastronimique, a caponata é uma especialidade siciliana feita com berinjelas, aipo e tomates picados e fritos em azeite de oliva, temperados com alcaparras, azeitonas e filézinhos de anchovas e servida fria como antepasto.
Para que vocês percebam a diferença, as receitas que uso seguem abaixo:


CAPONATA




Ingredientes

2 berinjelas médias
1/2 xícara de azeite de oliva
1 dente de alho
3 talos de aipo em rodelas
1 cebola média em rodelas
1 xícara de tomates sem pele e sem semente picados
1 vidro pequeno de alcaparras
1/4 de xícara de vinagre de vinho
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de manjericão
1/2 colher (chá) de sal
1/2 xícara de azeitona verde picada
 
Obs.: Para fazer a "Caponata Siciliana" siga as mesmas instruções acima e, quando estiver fria, misture uma lata de atum ao azeite.

Preparo

1 - Descasque as berinjelas e corte-as em cubos de 1,5 cm. de lado;
2 - Aqueça o azeite em uma panela, junte o alho e a berinjela e frite por 5 minutos ou até dourar;
3 - Retire a berinjela da panela com o auxílio de uma escumadeira e junte ao azeite que ficou na panela o aipo e a cebola. Frite até a cebola ficar transparente;
4 - Acrescente o tomate e cozinhe em fogo brando, mexendo sempre, por 5 minutos;
5 - Coloque na panela as berinjelas, as alcaparras secas com guardanapo de papel, o vinagre, o açúcar, o manjericão, o sal e a azeitona. Misture bem e cozinhe em fogo brando por mais 5 minutos;
6 - Retire do fogo, espere esfriar e leve à geladeira por algum tempo




Ratatouille





Ingredientes: 
4 berinjelas médias;
sal grosso;
2 pimentões vermelhos;
2 pimentões amarelos;
4 abobrinhas mais ou menos do mesmo tamanho;
2 cebolas;
3 dentes de alho;
6 colheres de sopa de azeite de oliva;
2 ou 3 ramos de manjericão;
sal e pimenta-do-reino.


Modo de fazer:
 
Corte as berinjelas em fatias longitudinais de perto de um centímetro de espessura. Disponha numa assadeira e espalhe bastante sal grosso por cima. Deixe descansar durante uma hora. As berinjelas vão soltar bastante água e devem perder um pouco do amargor.
Enquanto isso prepare os demais ingredientes. Se quiser, descasque os pimentões. Sem as cascas, eles ficam mais fáceis de digerir. Para isso, espete num garfo de cozinha e leve diretamente à chama do gás. Vá virando até queimar, até deixar preta, toda a superfície. Retire a pele sob água corrente, esfregando com as mãos. Retire os talos, as sementes e corte em quadrados de uns dois centímetros.
Corte a abobrinha em fatias e depois em cubos de mais ou menos uns dois centímetros.
Pique as cebolas, os dentes de alho. Corte com as mãos as folhas de manjericão.
Passado o tempo de descanso no sal (uma hora), prepare a berinjela. Retire as fatias do sal e lave muito bem. É bom lavar umas duas vezes para retirar o sal. Seque com cuidado e corte em quadrados de uns dois centímetros.
Com todos os ingredientes preparados, esquente o azeite numa frigideira grande e pesada. Fogo baixo. Refogue rapidamente a cebola e o alho. A cebola deve apenas murchar, sem mudar de cor. Acrescente os demais ingredientes (berinjelas, abobrinhas e pimentões).
Vá refogando no fogo bem baixo, mexendo de tempo em tempo com a colher de pau, até cozinhar os vegetais. Deve secar o líquido que eles naturalmente soltam, o que leva de 20 a 30 minutos.
Salgue, apimente e retire do fogo. Espalhe por cima o manjericão e sirva.


Agora, é correr para a cozinha e testar!

Marcadores: ,







0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial