sábado, 23 de março de 2013
Carne na lata
A carne suína acondicionada em lata e que utiliza gordura animal como conservante era muito comum na época em que não havia geladeira ou outra forma de conservação. Nas fazendas, quando se matava porco, limpava-se os cortes, dava-se uma fritada e conservava-se quase todos os pedaços da carne dentro de uma lata. A própria banha que saia da fritura conserva a carne durante dias. O dia de fazer a carne na lata era como um ritual para toda a família que passava todo o dia preparando, fritando e guardando a carne de porco em grandes latas com gordura. Isso lhes garantia carne por muitos meses.
O sabor, a textura e a maciez da carne na lata são inigualáveis. Atualmente, para se experimentar tal iguaria você deverá ir a um restaurante típico ou fazer uma quantidade pequena e acondiciona-la em potes.
Veja como:
Ingredientes:
3 kg de costela
3 kg de pernil
3 kg de lombo
2 kg de toucinho
1 kg de linguiça
2 dentes de alho amassados
2 cebolas picadas
1 copo de suco de limão
3 folhas de louro
sal e pimenta a gosto
Preparo:
Pegue 3 limões e esprema em um copo, junte os temperos ao suco de limão formando um caldo e reserve;
Corte o lombo, a costela e o pernil em pedaços médios ( para que possam caber na panela grande);
Despeje o caldo sobre os pedaços e massageie para maior aderência do tempero na carne, em seguida deixe-a descansar por alguns minutos;
Corte o toucinho em cubinhos e ponha para fritar, quando estiverem previamente douradinhos, acrescente a linguiça;
Não é necessário cortar a linguiça, mas se desejar corte em cortes transversais;
Por se tratar de ingredientes que merecem ficar mais tempo em fritura, use colocar a cebola e o alho semi fritos após verificar a aparência dourada do toucinho e linguiça.
Coloque os pedaços de Lombo, Pernil e Costela na panela, pedaço por pedaço, deixe dar uma fritada. Assim, eles criam uma "capinha" e evita que se desmanchem quando cozinha-los.
Quando perceber que estão ficando com uma "corzinha", despeje o sumo de limão temperado por cima, acrescente o louro e um galhinho de alecrim. E deixe cozinhar, aproximadamente 1 hora.
O bom é para diminuir o tempo de cozimento é colocar na panela de pressão que costuma levar de 30 a 45 minutos.
Depois de pronto, deixe esfriar um pouco e coloque em vasilhas ou até mesmo na lata tal como faziam os antigos.
Pode guardar em geladeira, assim quando desejar algum pedaço é só esquentar ou usar para acrescentar em alguma outra receita.
Marcadores: Carnes, Na cozinha