<META content="MSHTML 6.00.2900.2604" name=GENERATOR><meta name='google-adsense-platform-account' content='ca-host-pub-1556223355139109'/> <meta name='google-adsense-platform-domain' content='blogspot.com'/> <!-- --><style type="text/css">@import url(https://www.blogger.com/static/v1/v-css/navbar/3334278262-classic.css); div.b-mobile {display:none;} </style> </HEAD><BODY><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar/8940721423393911285?origin\x3dhttp://coisasdeumachef.blogspot.com', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
sábado, 23 de março de 2013
Carne na lata




A carne suína acondicionada em lata e que utiliza gordura animal como conservante era muito comum na época em que não havia geladeira ou outra forma de conservação. Nas fazendas, quando se matava porco, limpava-se os cortes, dava-se uma fritada e conservava-se quase todos os pedaços da carne dentro de uma lata. A própria banha que saia da fritura conserva a carne durante dias. O dia de fazer a carne na lata era como um ritual para toda a família que passava todo o dia preparando, fritando e guardando a carne de porco em grandes latas com gordura. Isso lhes garantia carne por muitos meses. 

O sabor, a textura e a maciez da carne na lata são inigualáveis. Atualmente, para se experimentar tal iguaria você deverá ir a um restaurante típico ou fazer uma quantidade pequena e acondiciona-la em potes.




Veja como:


Ingredientes:

3 kg de costela
3 kg de pernil
3 kg de lombo
2 kg de toucinho
1 kg de linguiça
2 dentes de alho amassados
2 cebolas picadas
1 copo de suco de limão
3 folhas de louro
sal e pimenta a gosto

Preparo:

Pegue 3 limões e esprema em um copo, junte os temperos ao suco de limão formando um caldo e reserve;

Corte o lombo, a costela e o pernil em pedaços médios ( para que possam caber na panela grande);

Despeje o caldo sobre os pedaços e massageie para maior aderência do tempero na carne, em seguida deixe-a descansar por alguns minutos;

Corte o toucinho em cubinhos e ponha para fritar, quando estiverem previamente douradinhos, acrescente a linguiça;

Não é necessário cortar a linguiça, mas se desejar corte em cortes transversais;

Por se tratar de ingredientes que merecem ficar mais tempo em fritura, use colocar a cebola e o alho semi fritos após verificar a aparência dourada do toucinho e linguiça.

Coloque os pedaços de Lombo, Pernil e Costela na panela, pedaço por pedaço, deixe dar uma fritada. Assim, eles criam uma "capinha" e evita que se desmanchem quando cozinha-los.
Quando perceber que estão ficando com uma "corzinha", despeje o sumo de limão temperado por cima, acrescente o louro e um galhinho de alecrim. E deixe cozinhar, aproximadamente 1 hora.

O bom é para diminuir o tempo de cozimento é colocar na panela de pressão que costuma levar de 30 a 45 minutos.

Depois de pronto, deixe esfriar um pouco e coloque em vasilhas ou até mesmo na lata tal como faziam os antigos.

Pode guardar em geladeira, assim quando desejar algum pedaço é só esquentar ou usar para acrescentar em alguma outra receita.



Marcadores: ,







0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial