sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013
Carne de fumeiro
Fumeiro é nome genérico dado a carnes geralmente de porco, expostas ao fumo para conservação das mesmas ou para lhes conferir características únicas.Os presuntos e os enchidos ou embutidos são na sua maioria expostos ao fumo. Outras partes da carne de porco podem também sofrer o mesmo tratamento.
Que tal experimentar a receita do chef Diego Leone Spacca, vencedora do concurso Nordeste Gourmet 2011? Trata-se do ‘Medalhão à Moda Sertaneja’. O prato é composto por um medalhão de carne de fumeiro com queijo coalho e um petit gateut, famoso doce francês, mas salgado e com ingredientes nordestinos.
Anote os ingredientes:
- Dois medalhões de carne de fumeiro, que pode ser também filé ou de frango, só que envolvidos em queijo coalho.
- uma taça de vinho tinto
- uma colher de sopa de manteiga de garrafa
- uma copo de suco de cajá feito sem água e sem açúcar.
- duas colheres de sopa de azeite de oliva
- cinco colheres de requeijão
- uma colher de queijo ralado
- 100 gramas de purê de batata doce
- uma porção de tapioca
- um copo de leite de coco
- sal e açúcar a gosto.
Modo de preparo:
Medalhão: Em uma panela, com fogo baixo, primeiro despeja o vinho, em seguida a polpa de cajá, três colheres de açúcar e mexe até ficar uniforme (cerca de 20 minutos). Reserva. Após esse procedimento, é a hora do preparo do purê de batata doce. Em uma frigideira, coloca o purê, depois o queijo parmesão, o creme de leite. Envolve os ingredientes até formar uma massa mais consistente que o purê normal. Reserva.
Petit Gateut : Primeiro, coloca em uma tijola a tapioca, o leite de coco, uma pitada de açúcar e uma pitada de sal. Mistura até virar uma massa homogênea. Unta com manteiga de garrafa. Coloca a massa dentro das forminhas. Faz uma cava no meio da massa para entrar o recheio, que é requeijão cremoso com salsa desidratada. Leva as forminhas ao forno em 130°C por cinco minutos. Após estar dourado, coloca o bolinho do prato.
O purê de batata é moldado em uma forma e envolvido com licuri ou coco ralado e colocado ao lado do petit gateu. No mesmo prato, deve-se inserir o medalhão de carne. Em cima do medalhão de carne, derrama o molho. Uma decoração, para finalizar o prato, coloca o creme de leite com salsa em uma bisnaga e enfeita com listras o medalhão.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013
Hoje é dia de leite frito no RS... e aqui também!
![]() |
Leite frito da chef Roberta Sudbrack |
Que sou uma formiguinha pra doce, acho que já contei por aqui...
Já fazem dias que a competentíssima chef Roberta Sudbrack vem me "provocando pelo Facebook com o seu Leite frito... E foi me dando uma vontade tão grande que ontem resolvi me aventurar na cozinha. Não sou nenhuma Sudbrack, mas que ficou bom, isso ficou!
O leite frito é um doce de maizena ou farinha de trigo, cozido com leite e açúcar, cortando a massa em porções e fritas. Costuma-se servir como sobremesa, polvilhados com açúcar e canela, sendo uma receita típica de Castilla e León. A origem desta receita é incerta, sua autoria é reinvidicada por várias regiões espanholas, se bem que se costuma considerar seu surgimento em San Sebastián - País Basco
Para prepará-lo você vai usar:
- 1l de leite
- 150g de açúcar
- canela em rama ou algum licor de sua preferência
- casca de limão
- 100g de amido de milho
- 2 ovos
- farinha de trigo e ovos para empanar
- canela em pó e açúcar glacê
Modo de preparar:
Ferver o leite com o açúcar, a canela ou o licor e o limão.
Acrescentar o amido de milho dissolvido com um pouco de leite frio e os ovos. Deixar ferver até que espesse.
Coar e colocar em uma bandeja para que esfrie |
Cortar em quadrados |
Passar primeiro pela farinha de trigo e depois pelo ovo.
Fritar em óleo abundante, em fogo médio |
Polvilhar com o açúcar glacê e a canela em pó |
Rendimento:De 20 a 25 porções
Bora pra cozinha preparar o seu?
Marcadores: Na cozinha, Sobremesas
