<META content="MSHTML 6.00.2900.2604" name=GENERATOR><meta name='google-adsense-platform-account' content='ca-host-pub-1556223355139109'/> <meta name='google-adsense-platform-domain' content='blogspot.com'/> <!-- --><style type="text/css">@import url(https://www.blogger.com/static/v1/v-css/navbar/3334278262-classic.css); div.b-mobile {display:none;} </style> </HEAD><BODY><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d8940721423393911285\x26blogName\x3dCoisas+de+uma+Chef\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://coisasdeumachef.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://coisasdeumachef.blogspot.com/\x26vt\x3d3386802802785420403', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
sábado, 5 de maio de 2012
Falando de carpaccio



De acordo com Arrigo Cipriani, atual dono do Harry's Bar, em Veneza, o Carpaccio foi inventado no Harry's Bar, onde foi servido primeiramente à condessa Amalia Nani Mocenigo, em 1950, quando ela informou ao dono do bar que seu médico havia recomendado o consumo exclusivo de carne crua. O Carpaccio consistia em finas fatias de carne crua, temperadas com molho de mostarda.

O prato foi nomeado Carpaccio por Giuseppe Cipriani, o fundador e dono do bar, em referência ao pintor italiano Vittore Carpaccio,A cor vermelha o fez lembrar do pintor renascentisa Vittore Carpaccio, que naquele ano organizara uma grande exposição de suas obras.

Vittore Carpaccio

Carpaccio nasceu em Veneza e pouco se sabe sobre sua vida, mas acredita-se que seus principais trabalhos foram feitos entre 1490 e 1519. Em 1490, começou a pintar a famosa Lenda de Santa Úrsula, para a Scuola di Santa Orsola dedicada à Santa, uma fraternidade social e beneficente de famílias ricas de Veneza. Durante sua vida, especializou-se em pinturas que narram cenas bíblicas
Savini Restaurant
De acordo com outra história da origem deste famoso prato, este haveria surgido no Savini Restaurant, na Galeria Vittorio Emanuele, em Milão. Uma senhora rica, que era frequentadora assídua do restaurante, havia sido aconselhada a se alimentar apenas de carne crua. Naquele tempo, não era socialmente aceitável que uma mulher daquele status pedisse "carne crua" no restaurante mais elegante da cidade. Então, o garçom sugeriu que ela usasse um nome diferente para isto.
Aparentemente, uma pintura de Vittore Carpaccio estava pendurava na parede do Savini naquele momento, e o garçom sugeriu então que Carpaccio fosse um "código" para o prato, permitindo que ela pedisse aquele prato sem constrangimentos.

Carpaccio agora é usado para denominar a preparação de carne ou peixe servido cru e cortado em finíssimas fatias. Alguns restaurantes tem utilizado o nome 'carpaccio' para qualquer prato finamente fatiado.

Carpaccio com Rúcula e Parmigiano

Embora hoje em dia carpaccio tenha várias versões e não seja somente de carne bovina e sem entrar em polêmica sobre a receita ideal, na maioria das versões  resume-se em lâminas de carne dispostas sobre  a superfície do prato besuntadas com um molho à base de mostarda, azeite e alcaparras. Eventualmente podemos acrescentar ao molho  aceto balsâmico e cebolas finamente fatiadas em cubinhos.

Mas para variar um pouquinho... que tal correr para a cozinha e preparar uma das receitinhas abaixo?!
.
Carpaccio de Atum

Carpaccio de Atum

Adaptada da obra Culinária Italiana, de Jennifer Donovan, esta receita exige atum super fresco e da melhor qualidade. Duas dicas importantes: pedir a posta da cauda do atum, mais baixa e, portanto, mais fácil para fatiar (uns chamam de atum pra sashimi), e antes de começar a manipular o peixe para o preparo, deixá-lo entre 45 minutos e uma hora no freezer, em temperatura média, para ganhar consistência.

Ingredientes:

- 300g de atum
- suco de 1 limão siciliano e um pouco de suas raspas
- 5 colheres de sopa de azeite
- 2 colheres de sopa de salsinha picada
- sal e pimenta
- 1 dente de alho amassado
- um punhado de rúcula, ou o quanto desejar
- 2 colheres de sopa de lascas de parmesão
Preparar o molho combinando o limão, as raspas, o azeite, o alho e a salsinha, temperando com sal e pimenta a gosto. Cortar o atum em fatias finíssimas, despejando o molho.  Misturar o resto do molho com a rúcula e dispor um pouco mais sobre o atum.  Salpicar com o parmesão e servir.



Carpaccio de berinjela



Carpaccio de berinjela

Ingredientes:

2 berinjelas
2 tomates
1/2 xícara (chá) de folhas de manjericão fresco
2 colheres (sopa) de alcaparras (opcional)
suco de um limão
sal
Pimenta-do-reino
Alho
Azeite (atenção a berinjela chupa todo o azeite e para nossa receita não ficar calórica sugiro usar um desses substitutos de óleo zero calorias para cozinhar. Esses óleos podem ser encontrados em qualquer bom supermercado. Existe inclusive com sabor de azeite. E ai use apenas um fio de azeite extra-virgem por cima.

Preparo:

Tire a pele dos tomates mergulhando-os rapidamente em água quente. A pele vai sair fácil. Tire as sementes e pique os tomates. Refogue com alho, sal, pimenta do reino (pouco azeite, lembre-se) e reserve.
Corte as berinjelas com a casca em fatias bem fina. A sombra da faca deve aparecer quando estiver cortando as rodelas. Leve à frigideira untada e tempere com sal e pimenta-do-reino. Deixe dourar por 2 minutos. Vire e deixe dourar do outro lado. Coloque as fatias num prato formando uma escama. Por cima, coloque o tomate picado, as alcaparras e as folhas de manjericão. Regue com o azeite de oliva e suco de limão. Pode servir fria.

Marcadores: , ,







1 Comentários:

Anonymous Guiadamesa disse...

Gostei da receitas a chefe está de Parabéns !!

7 de maio de 2012 às 23:23  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial