<META content="MSHTML 6.00.2900.2604" name=GENERATOR><meta name='google-adsense-platform-account' content='ca-host-pub-1556223355139109'/> <meta name='google-adsense-platform-domain' content='blogspot.com'/> <!-- --><style type="text/css">@import url(https://www.blogger.com/static/v1/v-css/navbar/3334278262-classic.css); div.b-mobile {display:none;} </style> </HEAD><BODY><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d8940721423393911285\x26blogName\x3dCoisas+de+uma+Chef\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://coisasdeumachef.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://coisasdeumachef.blogspot.com/\x26vt\x3d3386802802785420403', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
sábado, 29 de outubro de 2011
Alcachofra - Saborosa e saudável





Na verdade, a alcachofra (Cynara scolymus) que consumimos é uma flor imatura, pertencente à mesma família das margaridas e dos girassóis - a família das Compostas. Conta-se que ela saiu do jardim e foi para a mesa na época do Império Romano, quando suas propriedades nutritivas e medicinais foram descobertas e a alcachofra passou a ser privilégio apenas da mesa de nobres e reis. Hoje, felizmente, não é preciso ser nobre para desfrutar deste privilégio (apesar do preço ser às vezes proibitivo!).
As alcachofras foram trazidas para o Brasil pelos imigrantes europeus, há cerca de 100 anos. Nativa do sul da Europa e norte da África é uma planta de clima temperado a frio (média de 20 graus C) e áreas úmidas. Em regiões quentes vegeta bem, mas não forma os botões florais comestíveis.


De agosto a novembro, estamos em plena época de colheita da alcachofra. É quando a encontramos com ótima qualidade e melhores preços. São quatro as variedades mais encontradas no mercado: Violeta de Proença, Roxa de São Roque, Verde Lion e Verde Grande da Bretanha.Justamente por ser uma flor, a safra da alcachofra acontece na primavera e sua colheita tem seu auge nos meses de outubro e novembro.

Ao saborear uma alcachofra, além de consumir um poderoso alimento, você estará se deliciando com uma flor exótica e medicinal.

Rica em vitaminas e minerais, que ajudam no funcionamento do metabolismo e na eliminação de toxinas, é usada em dietas de emagrecimento e até mesmo no controle da diabetes. Nas receitas fitoterápicas, os botões se transformam em caldos, sucos e infusões. Já nas mãos dos chefs, a flor fresca é cozida em água ou vapor, assada, frita ou utilizada em conserva.

Considerada uma iguaria exótica, esta hortaliça parece ter sido feita para ser deliciada a cada pétala e não para ser devorada. Afinal, dela consumimos apenas a parte carnuda das "pétalas" e o "fundo" da flor, depois de retirados os espinhos.

"A variedade de espécies de bananas que existe no Brasil é semelhante à das alcachofras na Itália", afirma o chef italiano Nico Cardamuro, da Domenico Pizzeria de Belo Horizonte. Apesar de sofisticada ao nosso paladar, na gastronomia mediterrânea essa flor incrementa diversos pratos, nas mais diferentes forma de preparo.

O chef Nico Cardamuro explica a forma mais tradicional de preparar a alcachofra: "Ela deve ser cozida por cerca de 30 a 40 minutos. Depois, o caldo do cozimento é transformado em um molho no qual basta acrescentar água, sal e azeite".

Dicas para preparar a alcachofra:


->Corte o talo perto da base e lave a alcachofra em água corrente abrindo bem as pétalas para que a água penetre.

->Deixe de molho em água com sal e algumas gotas de limão ou vinagre para não escurecer.

->No cozimento, use panelas esmaltadas ou em aço inoxidável. As panelas de alumínio escurecem a alcachofra.

->O tempo médio de cozimento é de aproximadamente 40 minutos, dependendo do tamanho e idade da alcachofra. Em panela de pressão o tempo cai para uns 20 minutos.

->Para saber se a alcachofra está cozida, é só puxar uma folha: se ela se soltar com facilidade é porque está no ponto.

->No cozimento, evite o excesso de água: coloque o suficiente para cobrir metade da alcachofra.

->Os talos das alcachofras também podem e devem ser aproveitados. Para isso, é só retirar a parte fibrosa que os envolve, descascando-os com uma faca. Depois, deixe os talos mergulhados em água com limão ou vinagre durante alguns minutos e leve para cozinhar por 30 minutos ou 15 minutos em panela de pressão.


 
 
 
Alcachofra com Molho Vinagrete e Ameixas


Ingredientes•16 alcachofras cozidas
•1 / 2 kg. Ameixas
•Água e sal a gosto



Para o vinagrete



•1 / 2 pimentão verde
•1 / 2 pimenta vermelha
•02 Tomates
•1 cebola
•1 dente de alho
•azeite de oliva, vinagre e sal

 

Preparação

->Abra as ameixas e as despeje em água salgada.
->Em uma panela, coloque as alcachofras.
->Para preparar o vinagrete: Em uma tigela misture o pimentão, tomate, cebola e alho, todos picados. Misture azeite, vinagre e sal.
->Misture bem mexendo vigorosamente.
->Adicione as alcachofras e ameixas com molho vinagrete, gratine-os por dois minutos no forno e sirva.







Marcadores: , ,







0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial