domingo, 2 de janeiro de 2011
A falta que o iogurte grego faz
Depois da comilança e da bebedeira nas festas de final de ano,acordei hoje com vontade de levar uma semana saudável. Começar o dia com um iogurte grego, granola, frutas, pâo de centeio....Mas nâo tenho iogurte grego na geladeira! Aliás, nâo é em qualquer supermercado que encontro este iogurte. Normalmente quando o compro é no Verdemar.
Para quem nunca experimentou, o iogurte grego é algo excepcional, muito diferente do iogurte tradicional. É mais cremoso, com sabor de iogurte mais intenso, e claro, como tudo o que é bom, mais calórico. Mas é uma delícia, podendo ser utilizado para tudo o que se utiliza o iogurte normalmente e em muitos casos como substituinte de queijo cremoso e natas.
Se a receita pede iogurte grego e você não acha essa variedade pra comprar, uma opçâo é tentar tirar o máximo de soro possível do iogurte comum: use um iogurte integral natural de boa qualidade. Num guardanapo de pano, ou paninho de queijo forrando uma peneira, deixe o iogurte escorrendo durante uma noite, dentro da geladeira. Ele vai drenar um monte de liquido, que pode ser usado como ingrediente, e o iogurte vai ficar bem denso e cremoso, bem similar ao iogurte grego.
1 litro de leite gordo
1 iogurte natural sólido
200 ml de natas (opcional)
200 ml de natas (opcional)
1/2 medida (copo de iogurte) de leite em pó
5 colheres de sopa de açúcar (se preferir, reduza o açúcar ou não coloque nenhum)
Preparo:
Preparo:
Misture bem todos os ingredientes: comece por juntar o leite em pó, o iogurte e o açúcar. Quando a mistura estiver sem grumos junte o leite e a nata. Pode fazê-lo na iogurteira ou com o método tradicional: aqueça previamente o leite até que este fique morno. Misture o leite em pó, o iogurte e o açúcar, depois junte o leite aos outros ingredientes com uma vara de arames.
Esterilize um recipiente de vidro
Verta o líquido para o recipiente, aqueça o forno até que fique morno e desligue-o. Com o forno desligado, coloque lá dentro o recipiente. Duas horas depois volte a ligar o forno até que aqueça um pouco e desligue novamente. Volte a repetir esta operação se o iogurte continuar muito líquido. Deixe o iogurte dentro do forno por 7 a 8 horas.
Depois de pronto, coloque o iogurte na geladeira (com o recipiente tapado) durante pelo menos 3 horas. Deverá estar com esta consistência:
Agora este é o passo específico do iogurte grego: para que fique cremoso e com um sabor mais suave temos que lhe tirar o soro. Não jogue fora o soro, pois este é um ingrediente que pode ser utilizado para fazer pão.
Para tirar o soro, cubra uma peneira com um pano de algodão e coloque cuidadosamente o iogurte.
Coloque uma tigela por baixo da peneira e tape o iogurte com papel absorvente. Leve a geladeira de um dia para o outro.
É um pouquinho trabalhoso mas vale à pena!
É um pouquinho trabalhoso mas vale à pena!

2 Comentários:
Vim conhecer o seu cantinho!
Gostei da dica do iogurte grego.
andreaquitutes.blogspot.com/
bjs,Andréa...
Adorei o iogurte grego!
Link adicionado! Mas o meu blog não reconheceu nem feed ligado ao seu blog que informasse última postagem... (Não entendi..?!?!)
A propósito, qual sua ligação com o Danilo, pai do Lucas Crivellari?
Abraços!
http://nonnamargherita.blogspot.com/
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial