<META content="MSHTML 6.00.2900.2604" name=GENERATOR><meta name='google-adsense-platform-account' content='ca-host-pub-1556223355139109'/> <meta name='google-adsense-platform-domain' content='blogspot.com'/> <!-- --><style type="text/css">@import url(https://www.blogger.com/static/v1/v-css/navbar/3334278262-classic.css); div.b-mobile {display:none;} </style> </HEAD><BODY><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar/8940721423393911285?origin\x3dhttp://coisasdeumachef.blogspot.com', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
segunda-feira, 1 de novembro de 2010
De novo a lichia



Desde que experimentei a lichia pela primeira vez, me tornei fã número um desta frutinha tão especial. E já estava contando no calendário os dias para chegar a próxima safra da mesma! Finalmente este dia chegou!
Novembro é uma boa época para apreciar a lichia, uma fruta que, apesar de saborosa e nutritiva, é ainda desconhecida por boa parte dos brasileiros.Além de ser mais fácil de encontrar a lichia nas feiras e nos supermercados  é nessa época que as frutas estão mais doces e baratas.Mas é bom não perder muito tempo. A safra da fruta começa entre outubro e novembro e dura até o fim do primeiro mês do ano.

A aparência da lichia é um pouco diferente das frutas mais populares por aqui. Um pouco menor do que uma ameixa, a lichia possui uma casca grossa e avermelhada, que deve ser retirada na hora de comer, como a banana. 

Docinha, ela agrada ao paladar até mesmo das crianças, mas também é uma boa pedida para quem quer se ver livre de quilos extras. A polpa da fruta possui pouca gordura, poucas calorias e muita água. Por isso, costuma ser indicada para quem deseja emagrecer. O gosto é bem parecido com o da uva itália.

Outro ponto positivo é a quantidade de vitamina C que o alimento possui. Cada 100 g de lichia tem 50 mg da vitamina, o que ajuda a prevenir gripes e resfriados, além de possuir ação antioxidante, combatendo câncer e problemas de coração. A vitamina C ainda ajuda a controlar a taxa de colesterol no sangue e faz bem para a pele. 

Pelo pouco tempo que está no Brasil, a lichia já é usada na gastronomia com uma diversidade razoável. Vai em sobremesas e até em caipirinhas.
Se em suas idas ao hortifruti conseguir encontrá-la, experimente as receitas abaixo. Você vai gostar!



MOUSSE DE LICHIA 

 




INGREDIENTES


1 lata de leite condensado
1 frasco de creme de leite fresco
1 lata de lichia em conserva
1 envelope de gelatina em pó sem cor e sem sabor
5 col. (sopa) de água

MODO DE PREPARO



Despeje numa tigela o leite condensado e use a lata como medida para o creme de leite. Bata com a batedeira até formar um creme liso. Reserve. Bata no liqüidificador a lichia com a calda e junte à mistura de creme de leite e leite condensado. Umedeça a gelatina na água e leve ao fogo em banho-maria para dissolver. Adicione a gelatina ao creme e mexa bastante até ficar homogêneo. Coloque em uma fôrma de silicone com 20 centímetros de diâmetro e leve à geladeira. Espere cerca de 3 horas, ou até ficar firme. Desenforme e sirva gelada.

Caipirinha de lichia com cerejas frescas (Restaurante Carlota)



Ingredientes:

4 lichias descascadas
4 cerejas frescas sem caroço
1 colher (chá) de açúcar
1 ½ dose de vodca ou saquê
Gelo a gosto

Modo de fazer:

 
Macere as frutas com o açúcar, junte o gelo, a vodca e bata na coqueteleira. Sirva em um copo com misturador e canudo.

Marcadores: , ,







0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial