domingo, 20 de março de 2011
Jour du Macaron - 20 de março

O Macaron, um doce da culinária francesa de textura suave, feito de amêndoas, com vários tipos de recheio, e que apresenta cores diferentes de acordo com o sabor, virou moda também aqui no Brasil.
Mas na França, o amor pelo doce é mais sério. Tanto que hoje, dia 20 de março, é comemorado o Jour du Macaron, o Dia Oficial do Macaron, data já festejada também em outros países. Participam Pâtisseries de Paris e outras cidades francesas, Bélgica, Luxemburgo, Suíça, Alemanha e Japão.
Apesar da origem ligada a um biscoito seco italiano, o macaron se tornou uma especialidade francesa no século 16, e hoje está presente em várias regiões daquele país, como Lorraine, Pays Basque, Saint-Émilion, Amiens, Montmorillon e Le Dorat. Cada uma dessas regiões tem seu modo de preparar e servir macarons.
Em Saint-Jean-de-Luz, região basca, o macaron está ligado a importantes acontecimentos históricos. Em 1660, durante o casamento de Luís XIV com Maria Teresa de Espanha, um chef pâtissier da região ofereceu macarons à rainha-mãe, que se encantou com o sabor! Depois de várias gerações, Saint-Jean-de-Luz continua a produzir ótimos macarons de forma artesanal, com um “redondo” de beiradas não tão definidas, mas de um tom dourado e um sabor de amêndoas realmente espetaculares!
O restaurante Alexandre, em Boulay, na região de Lorraine, é outro caso de longa tradição no assunto. A casa executa a mesma receita de macaron desde 1854: eles são moldados na colher! Vai ter mão boa assim…
No final do século 20, Pierre Desfontaine, neto do laureado mestre pâtissier Louis Ernest Ladurée, teve a idéia de unir dois macarons com uma ganache. Desde então, é possível encontrar na Ladurée uma gama imensa de cores e sabores de macarons.

Ainda bem que a gente também consegue encontrar muitas criações deliciosas por aqui! Esses pequenos macarons recheados que adquiriram na França o nome de gerbet vêm sendo mais facilmente encontrados em boas pâtisseries brasileiras. Na grande maioria das vezes seguindo os sabores criados pelo revolucionário Pierre Hermé, que lança a cada nova estação do ano criações gustativas impecáveis como os já consolidados e conhecidos sabores de limão, pistache e rosa, ou os atualíssimos lichia, rosa com framboesa, e o de chocolate branco com azeite de oliva.
Como não podemos ir à França sempre que bater uma vontade de deixar um bom macaron derreter na boca,uma boa dica é matar a vontade na Mara Mello, que reproduz, com algumas diferenças, o Ispahan criado por Pierre Hermé: macaron de rosas, recheado com creme de pétalas de rosas, framboesas inteiras e lichias – que ela chama de sanduíche de macaron de framboesas. O chef Flavio Federico, da Sódoces, também faz a receita de rosas com framboesa e outras versões criativas e saborosas.

Há 5 anos o pâtissier Pierre Hermé teve uma idéia genial: comemorar o início da primavera em Paris distribuindo gratuitamente em suas boutiques o seu doce preferido, o tradicional e delicioso macaron.
Quem vive no Brasil, de repente não entende muito bem o motivo da comemoração, mas para quem mora em Paris e sofre com o inverno rigoroso, sabe que quando o calorzinho chega, é hora de comemorar.

0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial