<META content="MSHTML 6.00.2900.2604" name=GENERATOR><meta name='google-adsense-platform-account' content='ca-host-pub-1556223355139109'/> <meta name='google-adsense-platform-domain' content='blogspot.com'/> <!-- --><style type="text/css">@import url(https://www.blogger.com/static/v1/v-css/navbar/3334278262-classic.css); div.b-mobile {display:none;} </style> </HEAD><BODY><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d8940721423393911285\x26blogName\x3dCoisas+de+uma+Chef\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://coisasdeumachef.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://coisasdeumachef.blogspot.com/\x26vt\x3d3386802802785420403', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
domingo, 20 de março de 2011
Jour du Macaron - 20 de março




O Macaron, um doce da culinária francesa de textura suave, feito de amêndoas, com vários tipos de recheio, e que apresenta cores diferentes de acordo com o sabor, virou moda também aqui no Brasil.


Mas na França, o amor pelo doce é mais sério. Tanto que hoje, dia 20 de março, é comemorado o Jour du Macaron, o Dia Oficial do Macaron, data já festejada também em outros países. Participam Pâtisseries de Paris e outras cidades francesas, Bélgica, Luxemburgo, Suíça, Alemanha e Japão.


Apesar da origem ligada a um biscoito seco italiano, o macaron se tornou uma especialidade francesa no século 16, e hoje está presente em várias regiões daquele país, como Lorraine, Pays Basque, Saint-Émilion, Amiens, Montmorillon e Le Dorat. Cada uma dessas regiões tem seu modo de preparar e servir macarons.

Em Saint-Jean-de-Luz, região basca, o macaron está ligado a importantes acontecimentos históricos. Em 1660, durante o casamento de Luís XIV com Maria Teresa de Espanha, um chef pâtissier da região ofereceu macarons à rainha-mãe, que se encantou com o sabor! Depois de várias gerações, Saint-Jean-de-Luz continua a produzir ótimos macarons de forma artesanal, com um “redondo” de beiradas não tão definidas, mas de um tom dourado e um sabor de amêndoas realmente espetaculares!


O restaurante Alexandre, em Boulay, na região de Lorraine, é outro caso de longa tradição no assunto. A casa executa a mesma receita de macaron desde 1854: eles são moldados na colher! Vai ter mão boa assim…


No final do século 20, Pierre Desfontaine, neto do laureado mestre pâtissier Louis Ernest Ladurée, teve a idéia de unir dois macarons com uma ganache. Desde então, é possível encontrar na Ladurée uma gama imensa de cores e sabores de macarons.



Ainda bem que a gente também consegue encontrar muitas criações deliciosas por aqui! Esses pequenos macarons recheados que adquiriram na França o nome de gerbet vêm sendo mais facilmente encontrados em boas pâtisseries brasileiras. Na grande maioria das vezes seguindo os sabores criados pelo revolucionário Pierre Hermé, que lança a cada nova estação do ano criações gustativas impecáveis como os já consolidados e conhecidos sabores de limão, pistache e rosa, ou os atualíssimos lichia, rosa com framboesa, e o de chocolate branco com azeite de oliva.


Como não podemos ir à França sempre que bater uma vontade de deixar um bom macaron derreter na boca,uma boa dica é matar a vontade na Mara Mello, que reproduz, com algumas diferenças, o Ispahan criado por Pierre Hermé: macaron de rosas, recheado com creme de pétalas de rosas, framboesas inteiras e lichias – que ela chama de sanduíche de macaron de framboesas. O chef Flavio Federico, da Sódoces, também faz a receita de rosas com framboesa e outras versões criativas e saborosas.



Há 5 anos o pâtissier Pierre Hermé teve uma idéia genial: comemorar o início da primavera em Paris distribuindo gratuitamente em suas boutiques o seu doce preferido, o tradicional e delicioso macaron.


Quem vive no Brasil, de repente não entende muito bem o motivo da comemoração, mas para quem mora em Paris e sofre com o inverno rigoroso, sabe que quando o calorzinho chega, é hora de comemorar.

Marcadores: ,







0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial