<META content="MSHTML 6.00.2900.2604" name=GENERATOR><meta name='google-adsense-platform-account' content='ca-host-pub-1556223355139109'/> <meta name='google-adsense-platform-domain' content='blogspot.com'/> <!-- --><style type="text/css">@import url(https://www.blogger.com/static/v1/v-css/navbar/3334278262-classic.css); div.b-mobile {display:none;} </style> </HEAD><BODY><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d8940721423393911285\x26blogName\x3dCoisas+de+uma+Chef\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://coisasdeumachef.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://coisasdeumachef.blogspot.com/\x26vt\x3d3386802802785420403', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
segunda-feira, 17 de maio de 2010
Cheiro de café no ar...



Nada como acordar e sentir no ar o cheirinho de café... E foi assim que meu dia começou hoje. Com cheiro de café no ar!

Sou apaixonada por um bom café. E detalhe; de coador de pano, sem açúcar ou qualquer outra coisa que venha estragar o seu sabor.


Hábito mantido por gerações, o tradicional cafezinho é líder absoluto na preferência dos brasileiros. Mesmo com a valorização do café espresso, dentro e fora de casa, a cultura do café coado continua em alta.Não é só no Brasil que esse método de preparo é um costume secular. Na maioria dos países do globo o café coado é o método de preparo por excelência.

O coador de pano é um símbolo do café artesanal e é usado na maioria das casas brasileiras, inclusive na minha. Este método de preparo produz um café de qualidade, desde que alguns cuidados sejam tomados.

Para preparar um bom cafezinho,deve-se seguir algumas dicas. A primeira é utilizar grãos de qualidade. Depois, prestar atenção à moagem do grão, que não pode ser nem muito grossa, para a água não passar rapidamente pelo pó, nem fina demais, para não entupir o filtro.

Outro parâmetro importante é a temperatura da água. Se muito baixa, deixa de extrair o máximo de sabor da bebida. Assim, ela não deve ultrapassar os 96ºC. Uma dica é olhar no fundo da chaleira: quando surgirem bolhas grandes, a água está na temperatura certa. A água também deve ser filtrada ou mineral. Por fim, vale experimentar deixar o café esfriar um pouco na xícara ou num jarro de vidro, naturalmente. Cafés de grande qualidade ficam mais gostosos quando mais frios, pois percebemos melhor seus sabores.




Dez dicas para fazer um bom café coado

- Use sempre água filtrada ou mineral
- Não deixe a água ferver, pois a temperatura da água afeta a extração do café. Ela deve estar aquecida, e não ultrapassar 96ºC
- Prepare sempre o café na hora de tomá-lo, evitando guardá-lo pronto
- Utilize 5 ou 6 colheres de sopa para cada litro de água
- Não aperte o pó de café dentro do filtro, e distribua-o uniformemente
- Despeje um pouco de água para hidratar o café e expandi-lo. Depois, despeje-a aos poucos, de preferência nas bordas, o que movimenta o pó e permite uma extração mais uniforme
- Se utilizar coador de pano, lave-o apenas com água
- Guarde o pó de café na embalagem original e em recipiente hermeticamente fechado, para retardar o processo de oxidação
- Despreze os últimos 5% da filtragem, onde a concentração de cafeína é maior e, portanto, torna o café mais amargo
- Moa o café na hora, para melhor manter seus aromas

(Publicada na edição de abril da revista Menu)

Pra mim um cafezinho pela manhã é o suficiente! Mas se tiver um pãozinho de queijo saindo do forno, é claro que não vou brigar! Uma manteiga da roça também poderá ser bem vinda! Uma broinha carioca...hum...melhor deixar para um outro post!

Marcadores: ,







0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial