quinta-feira, 1 de abril de 2010
A diversificada e deliciosa cozinha italiana

O texo abaixo foi escrito por Anacreon de Téos e publicado no site
Paraná Online"Não há outra igual. A cozinha italiana é, sem dúvida, a mais rica do mundo. Consegue agregar, em um mesmo país, tantas correntes gastronômicas que nem mesmo o italiano dos italianos consegue enumerá-las. O jeito italiano de cozinhar se desenvolveu ao longo dos séculos e sempre se manteve bem diferente das outras cozinhas européias.
Apesar de se espalhar em variadas tendências, conforme as influências externas maceradas no país com o passar dos tempos, a cozinha italiana pode ser dividida em duas grandes famílias: a do norte, continental e próxima de muitas das correntes centro-européias; e a mediterrânea, própria do centro, do sul e das grandes ilhas, Sicília e Sardenha. A primeira é rica em especiarias, enquanto a segunda é freqüentemente barroca e, em outras ocasiões, um pouco mais complexa.
A culinária italiana que conhecemos hoje não é verdadeiramente italiana e sim um resultado da evolução de séculos de mudanças sociais e políticas. Suas raízes encontram-se no século IV na Idade Média e mostram a influência dos árabes e normandos, que levaram os primeiros chefs notáveis à região da Itália. Essas influências ajudaram a moldar o que hoje se conhece como culinária italiana, adicionando itens como: batatas, tomates, pimenta e milho. E, em todas as alternativas, um item em comum e indispensável: o azeite de oliva.
Conforme recomendam os italianos, a melhor forma de extrair todo o prazer possível de uma boa mesa é apreciar com os olhos, com o nariz e com a boca, inteirando-se do prato já a partir do seu visual até o instante final de saboreá-lo."
Durante todo o mês de abril, viajaremos por esta cozinha riquíssima aqui no blog. História, receitas,ingredientes estarão entre os temas abordados nos próximos posts. Faça conosco esta viagem!
Marcadores: Cozinha Italiana