quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010
Capital Mundial dos Botecos
Boteco ou botequim são termos oriundos do português de Portugal botica, e do espanhol da Espanha bodega, que por sua vez derivam do grego apothéke, que significa depósito.
Em Portugal a botica era um depósito, ou loja onde se vendiam mantimentos e miudezas, mesmo significado se atribui à bodega espanhola.
No Brasil, o boteco ou botequim ficou tradicionalmente conhecido como lugar de encontro entre "boêmios", onde se procura uma boa bebida, petiscos baratos e uma boa conversa sem compromisso.
A fama de Belo Horizonte como a "capital dos bares" já é antiga. A cidade não tem praia, não tem a "loucura" do carnaval e nem grandes atrativos , mas tem bares em grande quantidade e excelente qualidade.Há 12 mil bares na cidade, total per capita maior do que o de qualquer outra cidade brasileira.
Mas o que antes era apenas por ter fama, tornou-se lei.
Foi sancionada em maio de 2009 a Lei 9714 que declara a cidade de Belo Horizonte como a Capital Mundial dos Botecos. Para tal, esclarece que entende-se como botecos todos os bares, restaurantes e assemelhados. A lei, originária do projeto 67/09, de autoria do vereador Alberto Rodrigues, estabelece ainda o Dia Municipal dos Botecos, a ser comemorado, anualmente, sempre no terceiro sábado do mês de maio.
Para o belorizontino, boteco virou buteco.Para o belorizontino, todo bar é um "buteco".Os "butecos" são lugares informais onde as pessoas se encontram para bater papo, socializar, beber uma cerveja gelada ou até fazer uma refeição informal.
E é exatamente isso mesmo. O belorizontino vai a um buteco desde para um happy hour com os colegas de trabalho, um encontro com os amigos ou até uma comemoração de aniversário (sim, os belo-horizontinos amam festejar aniversários em butecos!!!). Tudo é motivo para ir a um buteco.
Com tantos botecos na cidade, a disputa pelos clientes e a concorrência saudável, elevaram em muito a qualidade dos tira-gostos servidos para acompanhar o papo e a cerveja.
Hoje, Belo Horizonte é conhecida também pelo concurso Comida di Buteco que anualmente elege o melhor tira-gosto da capital.O concurso gastronômico é uma forma de estimular os bares da cidade na melhoria da qualidade de atendimento, de higiene e de criatividade. O Comida di Buteco movimenta a cidade em sua economia e turismo, além de motivar e integrar os donos de bares com o seu público frequentador.
E por falar nisso, a capital dos mineiros já está em contagem regressiva para a 11a ediçãio do Comida di Buteco que este ano tem início no dia 9 de abril.E como o belorizontino ama, a ordem é butecar!!!
Falaremos mais sobre o assunto em outros posts.
Se você quer saber mais sobre o CdB 2009
clique aqui Para saber mais sobre o vencedor de 2009
clique aquiMarcadores: Cultura