<META content="MSHTML 6.00.2900.2604" name=GENERATOR><meta name='google-adsense-platform-account' content='ca-host-pub-1556223355139109'/> <meta name='google-adsense-platform-domain' content='blogspot.com'/> <!-- --><style type="text/css">@import url(https://www.blogger.com/static/v1/v-css/navbar/3334278262-classic.css); div.b-mobile {display:none;} </style> </HEAD><BODY><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar/8940721423393911285?origin\x3dhttp://coisasdeumachef.blogspot.com', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010
Capital Mundial dos Botecos



Boteco ou botequim são termos oriundos do português de Portugal botica, e do espanhol da Espanha bodega, que por sua vez derivam do grego apothéke, que significa depósito.
Em Portugal a botica era um depósito, ou loja onde se vendiam mantimentos e miudezas, mesmo significado se atribui à bodega espanhola.
No Brasil, o boteco ou botequim ficou tradicionalmente conhecido como lugar de encontro entre "boêmios", onde se procura uma boa bebida, petiscos baratos e uma boa conversa sem compromisso.


A fama de Belo Horizonte como a "capital dos bares" já é antiga. A cidade não tem praia, não tem a "loucura" do carnaval e nem grandes atrativos , mas tem bares em grande quantidade e excelente qualidade.Há 12 mil bares na cidade, total per capita maior do que o de qualquer outra cidade brasileira.

Mas o que antes era apenas por ter fama, tornou-se lei.

Foi sancionada em maio de 2009 a Lei 9714 que declara a cidade de Belo Horizonte como a Capital Mundial dos Botecos. Para tal, esclarece que entende-se como botecos todos os bares, restaurantes e assemelhados. A lei, originária do projeto 67/09, de autoria do vereador Alberto Rodrigues, estabelece ainda o Dia Municipal dos Botecos, a ser comemorado, anualmente, sempre no terceiro sábado do mês de maio.


Para o belorizontino, boteco virou buteco.Para o belorizontino, todo bar é um "buteco".Os "butecos" são lugares informais onde as pessoas se encontram para bater papo, socializar, beber uma cerveja gelada ou até fazer uma refeição informal.

E é exatamente isso mesmo. O belorizontino vai a um buteco desde para um happy hour com os colegas de trabalho, um encontro com os amigos ou até uma comemoração de aniversário (sim, os belo-horizontinos amam festejar aniversários em butecos!!!). Tudo é motivo para ir a um buteco.



Com tantos botecos na cidade, a disputa pelos clientes e a concorrência saudável, elevaram em muito a qualidade dos tira-gostos servidos para acompanhar o papo e a cerveja.

Hoje, Belo Horizonte é conhecida também pelo concurso Comida di Buteco que anualmente elege o melhor tira-gosto da capital.O concurso gastronômico é uma forma de estimular os bares da cidade na melhoria da qualidade de atendimento, de higiene e de criatividade. O Comida di Buteco movimenta a cidade em sua economia e turismo, além de motivar e integrar os donos de bares com o seu público frequentador.

E por falar nisso, a capital dos mineiros já está em contagem regressiva para a 11a ediçãio do Comida di Buteco que este ano tem início no dia 9 de abril.E como o belorizontino ama, a ordem é butecar!!!

Falaremos mais sobre o assunto em outros posts.

Se você quer saber mais sobre o CdB 2009 clique aqui

Para saber mais sobre o vencedor de 2009 clique aqui

Marcadores:







0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial