terça-feira, 14 de maio de 2013
Instruções gerais para o preparo de uma boa geléia
Para que sua geleia fique perfeita, alguns cuidados são fundamentais; As frutas devem ser bem selecionadas. As frutas mais sólidas (marmelo, maçã, pêra, manga, etc) devem ser bem picadas e as mais tenras (morangos, uva, amora, etc) devem ser levemente esmagados.
Após esta seleção e preparo, deve-se então adicionar água o suficiente para cobrí-las, o açúcar, (o ácido e a pectina se for o caso) cozinhando até que fiquem tenras. Frutas tenras de 2 a 3 minutos. Frutas firmes de 15 a 20 minutos. Laranja de 30 a 60 minutos.
A espuma que se forma em algumas geleias deve ser retirada com uma escumadeira.
Adquirido o ponto de geleia é hora então de colocar ainda quente nos vidros já esterilizados.
Mas como ter certeza de que os vidros estão bem
Para esterilização dos vidros e tampas, proceda da seguinte maneira:
1. Lave bem, todos os potes e tampas com água morna e detergente, retire os restos de rótulo deixando o pote de molho por algumas horas na água. Enxague.
2. Coloque uma panela grande com água no fogo.
3. Quando estiver quase fervendo abaixe o fogo e coloque todos os potes de vidro e tampas lá dentro. Deixe cobertos de água por uns 5 minutos.
4.Retire-os com uma pinça que também deve ter ficado na água quente. A ideia aqui é aniquilar na água TODAS as bactérias e resíduos de cheiro que ficam nestes potes.
5. Forre uma bandeja com um pano de prato limpo e coloque os potes pra secar, virados de cabeça para baixo. Quando estiverem frios e secos, vire-os para cima, sem tocar nas bordas. Estão prontos para receber suas geleias e conservas.
É importante dizer que todos os mateiras de uso devem ser esterilizados: panos de prato, colher de pau, escumadeira inox, copos ou xícaras para medidas, vidros ou copos para armazenagem.
6. Rotule as geleias e guarde.
Algumasoutras dicas devem ser observadas:
Algumas
*Nunca "dobre" a receita. A quantidade certa para a preparação de geleia é de 4 a 6 xícaras de suco.
*O açúcar varia da metade a uma vez e meia o peso do caldo das frutas.
*Quanto mais pectina e quanto mais ácida a fruta, mais açúcar se adiciona
*Ao cozinhar a fruta com o açúcar mexa até que o mesmo se dissolva completamente. Isso evita que o açúcar se queime e forme cristais que afetam a textura e a cor da geleia.
Agora, como chegar ao ponto certo da geleia?! Para isso alguns testes podem ser feitos:
Teste da colher de pau: Inicialmente a geleia é rala e escorre, depois fica mais espessa e começa a cair em gotas. Quando a geleia esta no ponto, ela cai em placas.
Teste do pires: Coloque uma colher (sobremesa) da geleia num pires deixando esfriar. Se depois de frio ela estiver compacta e enrugar ao inclinar o pires ou empurrar com o dedo está no ponto.
Teste do Termômetro: Usar termômetro, temperatura de 105ºC.
Observações:
. Não deixe passar do ponto pois a geleia pode açucarar ou ainda ficar com gosto de açúcar queimado, ou com a consistência "puxa", meio a caramelo.
. As geleias de cenoura damasco ou ameixa preta, ficam cremosas como um doce. O ponto é quando passando uma colher de pau, pode-se ver o fundo da panela.
. Se a geleia não se firmar, deve-se recozer a mesma com pectina em pó.
Dose: para cada 1/2 litro de geleia adicionar 1/4 de xícara mais 4 colheres (chá) de pectina. Misturar a pectina com água, ferver, mexendo sempre. Juntar a geleia mole, o açúcar e misturar. Ferver em fogo alto por 30 segundos.
Dose: para cada 1/2 litro de geleia adicionar 1/4 de xícara mais 4 colheres (chá) de pectina. Misturar a pectina com água, ferver, mexendo sempre. Juntar a geleia mole, o açúcar e misturar. Ferver em fogo alto por 30 segundos.
. Frutas com alto teor de pectina, repetir o cozimento.
Marcadores: Diversos, Na cozinha, Sobremesas
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial