<META content="MSHTML 6.00.2900.2604" name=GENERATOR><!-- --><style type="text/css">@import url(https://www.blogger.com/static/v1/v-css/navbar/3334278262-classic.css); div.b-mobile {display:none;} </style> </HEAD><BODY><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/plusone.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d8940721423393911285\x26blogName\x3dCoisas+de+uma+Chef\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttp://coisasdeumachef.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://coisasdeumachef.blogspot.com/\x26vt\x3d8704643840310654996', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
quarta-feira, 15 de maio de 2013
Um pouco sobre pectina




Como foi visto aqui, para que consigamos o ponto certo de geleia, torna-se necessária a ação da pectina. Só que alguns frutos não possuem pectina, o que se faria então necessária a adição da mesma.

Para saber se a fruta contém pectina faça o seguinte teste: coloque uma colher (sopa) de álcool numa xícara, e junte uma colher (sopa) de suco da fruta. Se aparecer uma formação gelatinosa é porque a fruta contém pectina. Caso contrário terá que ser adicionada então pectina caseira ou industrial nas quantidades abaixo: 

Pectina caseira: Para cada xícara de suco de fruta, use 1/2 xícara de pectina. 

Aprenda a seguir como preparar a pectina caseira.

   Pectina caseira de laranja


Rendimento: 40 colheres das de sopa de 17 g
Tempo de preparo: 30 minutos (mais 35 minutos de cozimento)

Ingredientes: 2 xícaras (chá) de pele branca de laranja-baía . 165 g

Modo de Fazer:Lave a laranja, elimine a casca externa (faça uma casca bem fina) e separe a pele branca. Pique em pedaços pequenos e meça 2 xícaras das de chá e coloque no copo do liquidificador com 6 xícaras (chá) de água (1.440 ml).  Bata por 2 minutos ou até obter um líquido homogêneo.

Leve ao fogo e cozinhe, mexendo de vez em quando, por 35 minutos ou até obter consistência encorpada. Retire do fogo. Despeje em uma peneira de malha fina aparando em uma tigela. Passe com uma colher.

Use a preparação (pectina) para fazer geleias.

Informações importantes: Guarde a pectina de laranja em recipientes de vidro esterelizados (tampados hermeticamente) e deixe na geladeira.
Não se esqueça de etiquetar a data do preparo.
Armazenado corretamente, o produto pode ser guardado por 4 meses.
Para fazer geleia, use 120 ml de pectina de laranja para ½ kg de frutas.

   Pectina caseira de maça




Rendimento: 200 g
Tempo de preparo: 20 minutos (mais 1 hora de cozimento)

Ingredientes: 1 kg de maçã de qualquer variedade

Modo de Fazer: Lave bem as maçãs, sem descascar, pique-as em pedaços pequenos (aproveite as sementes e os cabinhos) e coloque em uma panela com 1 litro de água. Leve ao fogo e cozinhe, mexendo de vez em quando, por 1 hora ou até a maça ficar bem macia (quase desmanchando). Retire do fogo.
Despeje sobre uma peneira forrada com tecido fino, aparando em uma tigela. Espreme com cuidado e muito pouco. Se espremer em excesso a pectina fica escura e deixa a geleia turva.


Volte o líquido coado para uma panela e leve ao fogo por 3 minutos ou até ferver. Retire do fogo.


Informações importantes: Guarde a pectina de maçã em recipientes de vidro esterelizados (tampados hermeticamente) e deixe na geladeira.
Não se esqueça de etiquetar a data do preparo.


Armazenado corretamente, o produto pode ser guardado por 4 meses.



Para fazer geleia, use 120 ml de pectina de maçã para ½ kg de frutas.


Pectina industrial: Use 1 colher (café). 

Pectina industrial: Use 1 colher (café) 


Frutas Ricas em Pectina: Maça, ameixa, goiaba, marmelo, limão, laranja, uvas pretas, damasco, tangerina, pêssego, jabuticaba e pêra. 

Frutas Pobres em Pectina: Morango, figo e abacaxi. 

Marcadores: , ,







0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial