<META content="MSHTML 6.00.2900.2604" name=GENERATOR><meta name='google-adsense-platform-account' content='ca-host-pub-1556223355139109'/> <meta name='google-adsense-platform-domain' content='blogspot.com'/> <!-- --><style type="text/css">@import url(https://www.blogger.com/static/v1/v-css/navbar/3334278262-classic.css); div.b-mobile {display:none;} </style> </HEAD><BODY><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d8940721423393911285\x26blogName\x3dCoisas+de+uma+Chef\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://coisasdeumachef.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://coisasdeumachef.blogspot.com/\x26vt\x3d3386802802785420403', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
terça-feira, 14 de maio de 2013
Instruções gerais para o preparo de uma boa geléia




Para que sua geleia fique perfeita, alguns cuidados são fundamentais; As frutas devem ser bem selecionadas. As frutas mais sólidas (marmelo, maçã, pêra, manga, etc) devem ser bem picadas  e as mais tenras (morangos, uva, amora, etc) devem ser levemente esmagados.
Após esta seleção e preparo, deve-se então adicionar água o suficiente para cobrí-las, o açúcar, (o ácido e a pectina se for o caso)  cozinhando até que fiquem tenras. Frutas tenras de 2 a 3 minutos. Frutas firmes de 15 a 20 minutos. Laranja de 30 a 60 minutos. 
A espuma que se forma em algumas geleias deve ser retirada com uma escumadeira.
Adquirido  o ponto de geleia  é hora então de colocar ainda quente nos vidros já esterilizados.

Mas como ter certeza de que os vidros estão bem esterilizados?




Para esterilização dos vidros e tampas, proceda da seguinte maneira:


1. Lave bem, todos os potes e tampas com água morna e detergente, retire os restos de rótulo deixando o pote de molho por algumas horas na água. Enxague.

2. Coloque uma panela grande com água no fogo.

3. Quando estiver quase fervendo abaixe o fogo e coloque todos os potes de vidro e tampas lá dentro. Deixe cobertos de água por uns 5 minutos. 




4.Retire-os com uma pinça que também deve ter ficado na água quente. A ideia aqui é aniquilar na água TODAS as bactérias e resíduos de cheiro que ficam nestes potes.




5. Forre uma bandeja com um pano de prato limpo e coloque os potes pra secar, virados de cabeça para baixo. Quando estiverem frios e secos, vire-os para cima, sem tocar nas bordas. Estão prontos para receber suas geleias e conservas.

É importante dizer que todos os mateiras de uso devem ser esterilizados: panos de prato, colher de pau, escumadeira inox, copos ou xícaras para medidas, vidros ou copos para armazenagem. 

6. Rotule as geleias e guarde. 

Algumas outras dicas devem ser observadas:


*Nunca "dobre" a receita. A quantidade certa para a preparação de geleia é de 4 a 6 xícaras de suco. 
*O açúcar varia da metade a uma vez e meia o peso do caldo das frutas. 
*Quanto mais pectina e quanto mais ácida a fruta, mais açúcar se adiciona 
*Ao cozinhar a fruta com o açúcar mexa até que o mesmo se dissolva completamente. Isso evita que o açúcar se queime e forme cristais que afetam a textura e a cor da geleia. 

Agora, como chegar ao ponto certo da geleia?! Para isso alguns testes podem ser feitos:

Teste da colher de pau: Inicialmente a geleia é rala e escorre, depois fica mais espessa e começa a cair em gotas. Quando a geleia esta no ponto, ela cai em placas. 

Teste do pires: Coloque uma colher (sobremesa) da geleia num pires deixando esfriar. Se depois de frio ela estiver compacta e enrugar ao inclinar o pires ou empurrar com o dedo está no ponto. 

Teste do Termômetro: Usar termômetro, temperatura de 105ºC. 

Observações: 

. Não deixe passar do ponto pois a geleia pode açucarar ou ainda ficar com gosto de açúcar queimado, ou com a consistência "puxa", meio a caramelo. 
. As geleias de cenoura damasco ou ameixa preta, ficam cremosas como um doce. O ponto é quando passando uma colher de pau, pode-se ver o fundo da panela. 
. Se a geleia não se firmar, deve-se recozer a mesma com pectina em pó.
 Dose: para cada 1/2 litro de geleia adicionar 1/4 de xícara mais 4 colheres (chá) de pectina. Misturar a pectina com água, ferver, mexendo sempre. Juntar a geleia mole, o açúcar e misturar. Ferver em fogo alto por 30 segundos. 
. Frutas com alto teor de pectina, repetir o cozimento. 





Panela de Cobre: Quem nunca ouviu falar do uso de panelas de cobre para cozimento de doces? Os óxidos de cobre que "revestem" as panelas favorecem o "ponto" das geleias: o cozimento das frutas libera moléculas de pectina contidas nas mesmas e o cobre se encarrega de reunir essas moléculas formando um rede que aprisiona a água e as frutas. Mas para quem não tem essa maravilhosa panela, saiba que o cálcio tem a mesma propriedade: coloque nos doces uma pitada de citrato de cálcio, ou um pouco de suco de limão, o efeito será o mesmo. 

Marcadores: , ,







0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial