<META content="MSHTML 6.00.2900.2604" name=GENERATOR><meta name='google-adsense-platform-account' content='ca-host-pub-1556223355139109'/> <meta name='google-adsense-platform-domain' content='blogspot.com'/> <!-- --><style type="text/css">@import url(https://www.blogger.com/static/v1/v-css/navbar/3334278262-classic.css); div.b-mobile {display:none;} </style> </HEAD><BODY><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d8940721423393911285\x26blogName\x3dCoisas+de+uma+Chef\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://coisasdeumachef.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://coisasdeumachef.blogspot.com/\x26vt\x3d3386802802785420403', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
segunda-feira, 20 de maio de 2013
Geleias e mais geleias (receitas)


Depois de tudo que falamos sobre geleias, deixo agora algumas receitas que se forem executadas observando-se todas as orientações e dicas anteriores, com certeza trarão excelentes resultados.

Geleia de pimenta



Ingredientes: 

- 300 g de pimenta dedo-de-moça 
- 8 xícaras (chá) de açúcar 
- 1 xícara (chá) de suco de limão 
- 2 xícaras (chá) de água 
- 2 xícaras (chá) de suco de laranja ou tangerina 
- 1 pitada de sal 

Modo de Preparo: 

Retire os cabos das pimentas. Bata todos os ingredientes no liqüidificador. Coloque em uma panela de fundo grosso. Deixe ferver em fogo baixo e vá retirando a espuma que se forma. O tempo redução varia conforme o fogão, de 20 a 40 minutos após começar a ferver. Deixe os vidros com água quente até a geléia ficar pronta. Coloque a geléia ainda quente nos vidros e tampe. 

Geleia de pimenta II



Ingredientes: 

1/2 kg de pimenta dedo-de-moça 
polpa de 1 melão médio picada 
2 xícaras (chá) de abacaxi picado 
10 dentes de alho descascados 
1 cebola média picada 
1/2 xícara (chá) de azeite de oliva 
1 tablete de caldo de carne 
2 xícaras (chá) de açúcar 
2 colheres (sopa) de gengibre fresco ralado
1 colher (chá) de cravo em pó 
1 colher (chá) de canela em pó 

Modo de Preparo: 

Limpe a pimenta e coloque-a no liquidificador com o melão, o abacaxi, o alho, a cebola, o azeite e o caldo de carne. Junte 1 litro de água e bata por 2 minutos, ou até obter uma mistura homogênea. Transfira a mistura para uma panela e adicione o açúcar, o gengibre, o cravo e a canela. Leve para cozinhar, mexendo sempre e, assim que ferver, reduza o fogo. Cozinhe por mais 1 hora, mexendo de vez em quando, ou até encorpar. Retire do fogo, deixe esfriar um pouco e coloque em potes de vidro esterilizados. 

Geleia de pinga



Ingredientes: 

- 22 folhas de gelatina branca 18 brancas e 4 vermelhas 
- 500 g de açúcar 
- 1 copo de pinga 
- 1 copo de água 

Modo de Preparo: 

Hidrate a gelatina no copo de água. Leve ao banho-maria para derreter. Noutra panela, junte a pinga e o açúcar e leve do fogo, mexendo, até o açúcar se dissolver todo. Junte à gelatina. Coloque num tabuleiro untado e despeje até a altura de mais ou menos 1 cm. Leve à geladeira. Quando endurecer, cortar em cubos e passar em açúcar refinado. 

Geleia de Jabuticaba 



Ingredientes: 

jabuticabas maduras, mas não passadas; 
açúcar cristal; 
água. 

Modo de Preparo: 

Lave bem as jabuticabas. Coloque-as numa bacia e amasse bem com as mãos ou com um pilão. Leve ao fogo numa panela grande, com um pouco de água. Deixe que cozinhem até que estejam macias. Passe numa peneira, como se faz com as papinhas para obter um purê das jabuticabas. Descarte os caroços e partes mais duras que não consiga fazer passar pela peneira. Meça a quantidade de massa por xícaras ou copos. Volte a massa assim obtida à panela, junte açúcar cristal (uma medida igual à massa - por exemplo: se obteve duas xícaras de purê de jabuticaba, junte duas xícaras de açúcar). Leve ao fogo, mexendo sempre, até engrossar. Coloque em vidros esterilizados e deixe 10 minutos em banho-maria, depois de tampá-los. 


Geléia de Mexerica / Geleia de Tangerina 



Ingredientes: 

12 mexericas; 
2 copos(americanos) de água. 
bicarbonato de sódio 
o mesmo peso das mexericas em açucar 

Modo de Preparo: 

Pegue as cascas de 6 mexericas e corte-as em tiras bem fininhas. Depois, deve-se eferventar essas tirinhas em um pouco de bicarbonato de sódio. Deixar em baixo da torneira até a água sair bem limpa. Cortar os gomos das 12 mexericas e triturá-los com o auxilio de uma faca. Não esquecer de retirar os caroços e reservar. Juntar as tirinhas das cascas de mexericas com os gomos e pesar, com igual quantidade de açúcar. Ferver os caroços à parte com 2 copos de água, durante 10 minutos. Jogar fora e juntar a água, ao resto. Levar ao fogo até tomar ponto. 


Geleia de Figo Fresco 



Ingredientes: 

2 kg de figos frescos 
1 limão em rodelas 
4 xícaras de açúcar 
1 xícara de água 

Preparo: 

Lave e descasque os figos. Ferva o açúcar e a água 5 minutos. Junte o figo e o limão e cozinhe rapidamente até ficar transparente. 

Geleia de Figo II



Ingredientes:

16 figos descascados em pedaços 
1 maçã ácida ralada 
2 xícaras de chá de açúcar 

Preparo: 

Em uma panela, misture todos os ingredientes e mexa para que o açúcar se dissolva. Cozinhe, mexendo de vez em quando, até obter consistência de geleia. Depois de fria, coloque em vidros esterilizados. 




Marcadores: ,







2 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Oi, AMEI tuas receitas. Muito grata.

Você poderia ajudar-me, por favor? Qual a proporcão para substituir 1 folha de gelatina por gelatina em pó(em gramas ou colher)?

Abs
Déia

2 de agosto de 2013 às 09:44  
Blogger Katia Crivellari disse...

Desculpe a demora na resposta.Passei por duas cirurgias e por isso andei meio ausente...
Mas vamos lá: 1 pacotinho (12 g) de gelatina em pó para cada 6 folhas de gelatina branca ou 1 colher das de cha de gelatina em
po, equivale a uma filha de gelatina.

Agradeço sua visita e os elogios. Volte sempre!

22 de setembro de 2013 às 08:55  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial