<META content="MSHTML 6.00.2900.2604" name=GENERATOR><meta name='google-adsense-platform-account' content='ca-host-pub-1556223355139109'/> <meta name='google-adsense-platform-domain' content='blogspot.com'/> <!-- --><style type="text/css">@import url(https://www.blogger.com/static/v1/v-css/navbar/3334278262-classic.css); div.b-mobile {display:none;} </style> </HEAD><BODY><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d8940721423393911285\x26blogName\x3dCoisas+de+uma+Chef\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://coisasdeumachef.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://coisasdeumachef.blogspot.com/\x26vt\x3d3386802802785420403', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
domingo, 28 de abril de 2013
Olho de sogra


Em 28 de Abril se comemora o Dia da SograSogra é como é chamada a mãe do cônjuge. Na cultura popular moderna, a sogra é vista como um fardo a ser carregado e muitas vezes, a palavra acaba por adquirir sentido pejorativo. No Brasil, o cantor Dicró ficou famoso por fazer músicas onde conta piadas a respeito da própria sogra, piadas estas que costumam sempre ser muito populares entre comediantes do mesmo país. Também no Brasil, o escritor Andrey do Amaral lançou o sucesso Como Enlouquecer Sua Sogra, com diversas reimpressões. 



Mas como por aqui o nosso papo é cozinha, melhor falarmos do olho de sogra, um tipo de guloseima doce, preparado com uma parte de ameixa preta seca e outra parte com aglomerado de leite condensado, imitando um olho humano. Um docinho delicioso! Mas qual a razão do nome?! Não encontrei nenhuma literatura à respeito, o que me fez apoiar as teorias de uma outra blogueira encontradas na net ...

"Primeira: Antigamente (o doce é muito antigo) os namoros eram vigiados pelos olhos da mãe da moça, ou seja, os noivos nunca ficavam sozinhos. Daí o nome: aquela que vigia com grandes olhos de lince todos os movimentos dos jovens namorados.

Segunda:O olho-de-sogra pode estar relacionado com o olho-comprido, ávido, da mãe da noiva ao pensar nos dotes que o noivo traria ao se casar com a filha, ou de olho na junção dos bens dos nubentes.

Terceira:Já repararam que olho-de-sogra não tem pupila? Por quê? Pensei em duas coisas, aqui.Primeiro, não tem pupila hoje mas tinha antigamente, talvez uma uva-passa no meio daquela massa amarelada de coco ralado e gema. Depois imaginei que talvez o olho-de-sogra não tenha pupila porque simbolizava a dificuldade dos noivos em saber quando é que o olho da sogra estava vigiando ou não, tal era a capacidade de dissimulação das senhoras mais experientes..."

Mas não importa... O importante é que o docinho realmente é uma delícia e você pode usar a sua criatividade e prepará-lo de várias formas.




Olho de Sogra Tradicional

Ingredientes:

1 lata de Leite MOÇA® Tradicional
1 pacote de coco seco ralado (100g)
1 xícara (chá) de açúcar
2 gemas
500 g de ameixa preta seca sem caroço
manteiga para untar
açúcar cristal para passar os docinhos

Modo de Preparo:

Em uma panela, misture o LEITE MOÇA® com o coco, o açúcar e as gemas. Junte meia xícara (chá) de água e misture bem. Leve ao fogo, mexendo sempre, até se desprender do fundo da panela (que corresponde a cerca de 10 minutos). Retire do fogo, passe para um prato untado com manteiga e deixe esfriar. Hidrate as ameixas em água quente por cerca de 5 minutos. Escorra as ameixas, corte-as ao meio,sem separar as duas metades. Unte as mãos e enrole o docinho de coco. Passe no açúcar cristal e recheie as ameixas. Coloque em forminhas de papel.

Dica:- Se preferir substitua o coco seco por uma xícara e meia (de chá) de coco fresco ralado.



Pavê olho de sogra

Ingredientes:

. 2 latas de leite condensado 
. 250 g de ameixa-preta seca sem caroço, picada 
. 350 g de rosquinhas de coco 
. ½ xícara (chá) de leite de coco 
. 1 xícara (chá) de coco fresco ralado 

Modo de preparo:

Cozinhe as latas de leite condensado na pressão por 30 minutos. Espere sair a pressão para abrir a panela. Deixe o doce esfriar para usar a lata. Misture o doce de leite com a ameixa. Reserve. 

Em uma travessa funda, alterne camadas de rosquinhas levemente passadas no leite de coco, o doce com a ameixas e coco ralado. Finalize com o doce e o coco. Cubra com filme plástico e leve à geladeira por quatro horas antes de servir.




Olho de Sogra de Copinho

Ingredientes do Beijinho:

2 latas de leite condensado;
2 caixas de creme de leite;
200 gramas de coco ralado em flocos;
1 colher sopa margarina;

Preparo:

Coloque tudo numa panela e apure bem até desgrudar do fundo da panela, fica um brigadeiro mole firme!

Ingredientes da Geleia de Ameixa:

150 gramas de ameixas sem caroços;
2 xícaras de água;
1 xícara de açúcar;

Preparo:

Coloque as ameixas junto com a água numa panela e deixe ferver até as ameixas ficarem bem moles e que dê pra amassar com um fuê, quando estiver uma calda grossa, coloque o açúcar, mexa bem e espere levantar fervura. (se precisar, coloque mais água).

Montagem:

Coloque o beijinho no copinho até um pouco mais da metade, coloque 1 colher de sopa da geleia de ameixa.





Marcadores:







2 Comentários:

Blogger Julia disse...

por aqui me sito em casa

30 de abril de 2013 às 16:15  
Blogger Katia Crivellari disse...

O blog existe é para isso mesmo Júlia... Para trazer um pouquinho da minha cozinha pra casa de quem por aqui paasa. Obrigada pela visita!

30 de abril de 2013 às 16:36  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial