domingo, 3 de junho de 2012
Sandwich e sanduíches
Uma das maiores invenções da humanidade não foi a roda, o avião ou o raio laser, mas o sanduíche. O sanduíche é o amigo de todas horas, sempre disposto a nos socorrer em qualquer situação. Desempenha bem o papel de coadjuvante e assume sem medo o papel de astro principal. Mas quando surgiu este campeão da versatilidade?!
A história do sanduíche é a história do inglês Fourth Earl of Sandwich, primeiro lorde do almirantado, ou simplesmente John Montagu. Ele viveu de 1718 a 1792. Naquela época, nenhum homem público teve reputação de ser mais amargo e, ao mesmo tempo, mais amado por seus subordinados no almirantado.
 |
Fourth Earl of Sandwich |
Conta a história, que certa noite, enquanto participava de mais uma de suas rodadas de carteado, pediu a um de seus criados que preparasse uma coisa "simples e rápida"que fosse fácil de comer na mesa sem lambuzar as mãos . Ele não queria abandonar seu passatempo preferido.
Uns dizem que, quase em pânico, o criado apanhou duas fatias de pão e enfiou entre elas um naco de presunto. Outros dizem que serviram um bocado de carne entre dois pedaços de pão. Estarrecidos com a curiosa iguaria, os parceiros de carteado passaram a pedir “igual ao de Sandwich”. O Conde nunca mais jantou - só comeu sanduíches. Assim nascia o sanduíche, e John Montagu levou toda a fama.
De lá para cá, as pessoas ficaram muito mais ocupadas que o nobre inglês e a criação do criado virou mania universal. Atraente pelo visual, simples, o sanduíche viu passar dois séculos incorporando à sua fórmula básica tudo o que se possa imaginar de comestível.
Com tantas formas, nomes e maneiras de preparo, o sanduíche ganhou características diferentes em cada país. Surgiram o Beirute, o hambúrguer, o cachorro-quente, o misto quente, o Bauru e tantos outros.
Até que, neste final de século, um fanático exagerado não se sabe bem onde, executou a maior das variações em torno da obra do Conde e seu criado: o sanduíche de metro.Um sanduíche de metro não é coisa para poucas bocas. É para seduzir, impressionar, divertir - ou seja, tudo que se espera de um ilustre convidado de uma festa ... informal.
Para mim, simples mortal, o sanduíche mais famos do Brasil é o de Mortadela do Mercadão de São Paulo.É mortadela com pão, e mesmo quem não gosta de mortadela deveria provar pra entender porque o sanduíche é tão famoso!
 |
Sanduíche de Mortadela do Mercadão de Sampa |
E hoje, o sanduíche continua desempenhando bem o papel de coadjuvante e assumindo sem medo o papel de astro principal. Numa festinha de criança é aplaudido por todos. Num chá de panela por exemplo, pode dar charme ao evento. As receitas abaixo são simples e saborosas. E podem marcar presença em diversas situações.
 |
Mini X-Bacon |
Mini X-Bacon
Pãozinho - Compre pãezinhos preparados para fazer mini sanduíches ou corte pães de forma no formato que preferir para montar os mini x-bacon.
Ingredientes para o Bifinho:
- 300g de carne moída magra;
- 1/2 dente de alho amassado;
- 1/2 cebola picadinha;
- Sal.
Modo de preparo:
Misture os ingredientes do bifinho e deixe na geladeira por uma hora. Faça bolinhas de 10 gramas cada e achate com as mãos. Coloque entre plásticos e leve ao freezer. Quando for realmente fazer os mini sanduíches, leve os bifinhos ao fogo, fritando-os em óleo bem quente. Frite pedacinhos de bacon e peça para as crianças montarem seus sanduíches acrescentando pedacinhos de queijo, alface, tomate, maionese e ketchup! Sirvam-se e divirtam-se.
 |
Mini sanduíches de ricota e ervas |
Mini sanduíches de ricota e ervas
Ingredientes:
- 12 fatias de pão de forma sem casca, industrializado
- 1 copo de patê de ervas
- 1 copo de purê de mandioquinha
- 200 gramas de ricota fresca
- 150 gramas de manteiga
- 250 ml de leite fervendo
- 50 gramas de queijo tipo parmesão
- 1 colher das de sobremesa rasa de gelatina em pó incolor, dissolver conforme instruções da embalagem
- Sal e temperos a gosto
Preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador até ficar com consistência cremosa e leve para gelar.
Patê de ervas
- 1 copo de patê base sem gelar
- ½ xícara das de chá de ervas frescas, salsa, cebolinha, manjericão
- Sal e temperos a gosto
Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador, leve para gelar e utilize.
Purê de mandioquinha
- 1 copo de mandioquinha cozida e passada ainda quente pela peneira
- 100 gramas de manteiga
- 2 colheres das de sopa de patê básico sem gelar
- Sal, noz moscada e temperos a gosto
Preparo: Bata em batedeira todos os ingredientes até ficar um purê bem cremoso e utilize.
Montagem:
Em uma forma coloque 4 fatias de pão e cubra com o purê de mandioquinha.
Cubra com mais uma camada de pão e espalhe uma camada de patê de ervas.
Cubra com as fatias de pão restantes e leve para gelar.
Desenforme, corte em 48 quadradinhos e decore com uma pitanga de purê de mandioquinha ou a gosto.
Marcadores: Cultura, Na cozinha