<META content="MSHTML 6.00.2900.2604" name=GENERATOR><meta name='google-adsense-platform-account' content='ca-host-pub-1556223355139109'/> <meta name='google-adsense-platform-domain' content='blogspot.com'/> <!-- --><style type="text/css">@import url(https://www.blogger.com/static/v1/v-css/navbar/3334278262-classic.css); div.b-mobile {display:none;} </style> </HEAD><BODY><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d8940721423393911285\x26blogName\x3dCoisas+de+uma+Chef\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://coisasdeumachef.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://coisasdeumachef.blogspot.com/\x26vt\x3d3386802802785420403', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
quinta-feira, 21 de junho de 2012
Melancia



Originária da África Central, onde até hoje existem variedades selvagens, a melancia é cultivada desde a Idade Antiga no Oriente Médio, na Índia e na região onde atualmente fica a Rússia, os primeiros registros de seu cultivo vêm do Antigo Egito. Como em outras regiões onde a água potável é rara, a fruta, composta principalmente por água, era utilizada para matar a sede de viajantes e da população em épocas de seca. Talvez por esse papel importante, a melancia era tida em alta estima pelos antigos egípcios. 

Os antigos gregos e romanos também apreciavam bastante a melancia. Mas, ao contrário do que aconteceu com várias frutas, não foram eles que difundiram o cultivo da melancia pelo resto da Europa. 

A melancia começou a ser cultivada na península ibérica por volta do século 8, introduzida pelos árabes que dominaram a região por vários séculos. Chegou à China no século 10 e às Américas, pouco depois do descobrimento, trazida tanto pelos colonizadores espanhóis quanto pelos escravos africanos. 

No Brasil, a fruta foi introduzida pelos escravos de origens Banto e Sudanês. Adaptou-se tão bem ao nosso clima que, em algumas regiões, cresce espontaneamente.

Curiosidades

1. Você sabia que a primeira referência da melancia surgiu nos hieróglifos egípcios, cerca de 5 mil anos atrás? Colocá-las nas tumbas, significava nutrir os reis no além. 
2. O chá de semente de melancia serve como diurético e auxilia na redução da pressão sanguínea. 
3. Há estudos que comprovam a eficacia da melancia na prevenção de câncer colorretal e câncer de próstata. 
4. A melancia inteira dura entre sete e dez dias em temperatura ambiente. Se cortada, cubra a superfícia com plástico e guarde na geladeira. 
5. Pegue oas forminhas de gelo e despeje suco de melancia. Quando congelar, coloque em drinks como limonadas e ponches de fruta. Isso dá um sabor especial e delicioso!

Aqui em casa todos adoram melancia. Normalmente ela é saboreada in natura. Mas acontece também de eu comprar um pedaço grande e perceber que por algum motivo a mesma permaneceu intacta. Nestes casos, não costumo me apavorar. Existem receitas simples e deliciosas a serem executadas com a mesma. E até a casca pode ser usada numa receita de sobremesa deliciosa.

As receitas abaixo são testadas e aprovadas. Vamos pra cozinha?!

 

Doce de Casca de Melancia 

Ingredientes:

1 melancia
1/2 (meio) quilo de açúcar
2 litros de água filtrada
1 pacotinho de cravo
1 pacotinho de canela em pedaços
1 colher de sopa de sal

Modo de preparo:

Escolha uma melancia de bom tamanho. Uma de aproximadamente 5 quilos é o ideal.Corte a melancia como de costume.
Depois que a parte vermelha tiver sido comida, raspe as sobras, porque o doce só usa a parte branca. Raspe o vermelho com uma colher. Não precisa remover completamente o vermelho, mas deixe de uma tal maneira que você possa ver bem a parte branca.
Depois que tiver raspado a parte vermelha, remova a primeira camada da casca. Essa camada é a parte verde do lado de fora da melancia. É preciso remover aquela pele. Use um ralador de cozinha ou raspe com uma faca. Tenha o cuidado de não deixar nenhuma parte dura da casca.
Quando ela estiver bem raspada, parta em pedaços menores e corte em tiras. Use um ralador ou um fatiador de batatas ou mesmo uma faca. É importante que fique cortado em tiras fininhas. Separe.
Em uma panela grande, coloque água pela metade e o sal. Deixe no fogo até ferver e coloque as tirinhas na água fervente.
Deixe as tirinhas fervendo por 5 minutos. Isso serve para tirar a parte amarga da casca.
Escorra e lave com água fria, para tirar o sal. Separe as tirinhas novamente.
Em uma panela grande, dissolva o açúcar na água filtrada. Deixe em fogo alto até levantar fervura.
Quando ferver, junte o cravo e a canela e abaixe o fogo.
Acrescente as tirinhas da casca da melancia e deixe ferver em fogo baixo.Deixe ferver por pelo menos uma hora, para a calda engrossar. Mecha com uma colher de vez em quando.
Quando as tirinhas estiverem transparentes e a calda estiver grossa, desligue o fogo e coloque para esfriar. Quando estiver frio, leve para a geladeira.

 


GAZPACHO DE SANDIA (melancia):

Ingredientes:
•6 tomates maduros
•250g de melancia (pode variar e colocar menos)
•1 dente de alho
•1/2 cebola pequena
•1/2 pepino sem casca
•1/2 pimentão vermelho médio
•300 ml de água (pode variar, se prefirir mais grossinho, põe-se menos)
•sal, pimenta a gosto
•4 colheres de Azeite de oliva 
•2 colheres de vinagre, de preferência o balsámico, que não deixa muito ácido
•Se gostar, podes adicionar salsinha, manjericão, cebolinha,...

Preparo:

Triturar todos os ingredientes no liquidificador, coar e servir bem gelado. Se ficar muito líquido, servir num copo, como uma batida. Do contrário, servir em prato fundos para comer de colher.


Gelado preparado com leite condensado e bolinhas de melancia 

Ingredientes:

1 pedaço de melancia (1kg)
1 envelope de gelatina em pó sem sabor 
1 lata de leite condensado
meia colher (sopa) de suco de limão 
2 claras em neve
Modo de Preparo:

Faça bolinhas com a polpa da melanciae coloque-as em uma peneira apoiada em uma tigela, para que o suco da fruta escorra. Você irá obter cerca de meia xícara (chá) de suco. Reserve-as separadamente. Dissolva a gelatina em cinco colheres (sopa) de água e aqueça em banho-maria, até derreter. Misture a gelatina com o suco de melancia, meia xícara (chá) de água, o  leite condensado, o suco de limão e bata até ficar homogêneo. Junte as claras em neve e as bolinhas de melancia
Despeje em uma fôrma com furo central (19cm de diâmetro) untada com um pouco de óleo. Leve à geladeira por cerca de 4 horas ou até ficar firme. Desenforme e sirva a seguir. Dicas:- Querendo, decore esta sobremesa com folhinhas de hortelã.
O boleador é um utensílio próprio para fazer bolinhas de fruta ou legumes. Ele pode ser encontrado em lojas de utensílios para cozinha e confeitaria. Caso não o tenha, corte a melancia em cubinhos

Marcadores: , ,







0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial