<META content="MSHTML 6.00.2900.2604" name=GENERATOR><meta name='google-adsense-platform-account' content='ca-host-pub-1556223355139109'/> <meta name='google-adsense-platform-domain' content='blogspot.com'/> <!-- --><style type="text/css">@import url(https://www.blogger.com/static/v1/v-css/navbar/3334278262-classic.css); div.b-mobile {display:none;} </style> </HEAD><BODY><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d8940721423393911285\x26blogName\x3dCoisas+de+uma+Chef\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://coisasdeumachef.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://coisasdeumachef.blogspot.com/\x26vt\x3d3386802802785420403', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
sexta-feira, 20 de abril de 2012
Um pouco sobre o Cuscuz






Originariamente o kuzkuz (ou couscous, em francês ou cuscuz em português) era preparado nas zonas islâmicas da África Setentrional com arroz e trigo, e desta forma chegou ao Brasil. Bem mais tarde foi substituído pelo milho. 


No Brasil, pode ser feito à base de farinha ou polvilho, de milho, arroz ou mandioca. Salgada e levemente umedecida, a massa é posta a marinar para incorporar o tempero. Daí, tem a sua cocção pela infusão no vapor. Pode ser incrementado com outros ingredientes, como é o costume do sudeste do Brasil, ou apenas ir acompanhado de leite, ovos, manteiga ou carne-de-charque, como é a preferência no nordeste. 


O cuscuz paulista é delicioso e um dos meus pratos preferidos.


Cuscuz Paulista





Ingredientes:


1 lata(s) de molho de tomate
1 copo(s) de água
1/2 copo(s) de óleo de milho
2 tablete(s) de caldo de galinha sem gordura
1 unidade(s) de pimentão verde picado(s)
1 unidade(s) de pimentão vermelho picado(s)
1 vidro(s) de palmito picado(s)
1 lata(s) de ervilha
1/2 xícara(s) (chá) de salsinha picada(s)
1 colher(es) (sopa) de molho de pimenta vermelha
2 unidade(s) de ovo cozido picado(s)
2 lata(s) de sardinha com óleo sem pele(s) e sem espinhas
50 gr de azeitona verde
2 1/2 xícara(s) (chá) de farinha de milho amarela
1 lata(s) de milho verde


Preparo:


Retire o óleo da sardinha. 
Leve a água, o molho, o óleo, o caldo de galinha e os pimentões ao micro-ondas por 3 a 4 minutos na potência alta. 
Acrescente os demais ingredientes e leve ao micro-ondas por 6 a 8 minutos mexendo a cada 2 minutos. 
Coloque a pasta obtida em fôrma de anel untada e decorada. Pressione levemente e desenforme imediatamente. 




Cuscuzeiro




O cuscuz preparado no cuscuzeiro pode ser de milho, carimã e tapioca, iguaria muito comum no Nordeste do Brasil, encontrado comumente na Feira de São Joaquim em Salvador.



Sempre que falamos de Marrocos – país de belas paisagens localizado no noroeste da África – lembramos do cuscuz marroquino. O mundo inteiro o conhece e ele agrada aos magros e gordos.

Cuscuz Marroquino

Cuscuz Marroquino


Ingredientes:

1 xícara (chá) de cuscuz marroquino
1 cenoura média
1/2 pimentão verde
1/2 cebola roxa
1 xícara (chá) de tomate-cereja
1 xícara (chá) de caldo de legumes (se for usar cubo, dissolva apenas 1)
suco de 1 limão
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 colheres (sopa) de salsinha picada
2 colheres (sopa) de hortelã picada

Modo de Preparo


1. Lave bem os legumes sob água corrente. 


2. Numa tábua, corte a cenoura, o pimentão e a cebola em cubinhos de no máximo 2 cm. Corte os tomates ao meio. Reserve.

3. Numa panelinha, coloque a água e o caldo de legumes. Leve ao fogo alto. Quando ferver, acrescente os legumes e deixe cozinhar por 5 minutos com a panela tampada.

4. Numa tigela grande, coloque o cuscuz marroquino e regue com o caldo quente de legumes. Tampe a tigela com um prato para o cuscuz cozinhar no próprio vapor. Quando esfriar, solte o cuscuz com um garfo. Adicione os ingredientes restantes e misture bem. Sirva à temperatura ambiente ou leve à geladeira e sirva frio.





Marcadores: , ,







0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial