<META content="MSHTML 6.00.2900.2604" name=GENERATOR><meta name='google-adsense-platform-account' content='ca-host-pub-1556223355139109'/> <meta name='google-adsense-platform-domain' content='blogspot.com'/> <!-- --><style type="text/css">@import url(https://www.blogger.com/static/v1/v-css/navbar/3334278262-classic.css); div.b-mobile {display:none;} </style> </HEAD><BODY><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d8940721423393911285\x26blogName\x3dCoisas+de+uma+Chef\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://coisasdeumachef.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://coisasdeumachef.blogspot.com/\x26vt\x3d3386802802785420403', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012
Patezinhos diversos



O patê tem origem muito antiga. É difícil determinar uma região exata. Muitas culturas culinárias se intitulam como criadoras desta pasta, mas foi na França, quando a região do sudoeste começou a produzir o foie gras (fígado de ganso), que o patê ganhou fama.

Tradicionalmente, a palavra patê é utilizada como referência às elegantes e bem temperadas preparações utilizando carnes e, geralmente, transformadas em pastas e cozidas em banho-maria, assim como o patê de fígado de ganso ou de galinha ou, ainda, receitas utilizando vitela.







Um patê pode ser aveludado, para ser espalhado sobre fatias de pão ou torradas, ou pode ter uma textura um pouco mais consistente permitindo que sejam cortadas fatias que são servidas normalmente como sofisticadas entradas, também chamado patê de campanhe. Normalmente, são acrescentadas às misturas de carne, algumas ervas e especiarias e, também, boas quantidades de gorduras representadas por manteiga ou toucinho.


Os patês clássicos podem ser assados envoltos em massa, chamados patê em croûte, ou então em formas do tipo bolo inglês, chamados de patê en terrine.


Atualmente, a palavra patê é utilizada também para as pastas preparadas com ricota e aromatizadas com azeitonas, salmão, tomates secos ou quaisquer outros ingredientes. O diferencial do patê está nas especiarias utilizadas: ervas e temperos. Para preparar uma pasta macia, use ricota bem fresca. Experimente preparar também com queijo de cabra.


A suavidade e o aroma da pasta vêm do uso de ingredientes frescos e de qualidade, evitando a utilização de ingredientes congelados. Caso o patê seja à base de ricota, procure utilizar uma ricota macia, também chamada de especial.

Os patês a base de fígado devem ser fresquíssimos. Lave o fígado muito bem antes de manusear e retire as películas e veias. O segredo é sempre levar os patês para a geladeira depois de preparados, pois isto estabiliza a textura tornando-o mais tenro. 


PATÊ DE RICOTA COM TOMATE SECO

Ingredientes:

300 g de ricota fresca
100 g de tomate seco triturado
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
2 colheres (sopa) de azeite
Sal e orégano a gosto

Modo de fazer:

Amassar muito bem a ricota e misturar com os tomates secos bem triturados, adicionar o azeite, o orégano e o sal (tomar cuidado com o sal, pois o tomate já contém sal). Conservar em geladeira.


Pate de alho poró

Ingredientes:
1 ramo de alho poró cortado em pedaços;
1/2 unidade de ricota fresca despedaçada;
1 copo de iogurte natural;
sal;
1/2 cenoura média;
salsa picada.
Preparo:
Coloque o iogurte e o alho poró no liquidificados. Bata. Depois aos poucos vá acrescentando a cenoura, que deve estar ralada ou cortada em pequenos pedaços.  Acrescente a ricota, o sal e por ultimo a salsa. Estará pronto quando ficar bem lisinho
 




Marcadores: ,







0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial