segunda-feira, 19 de dezembro de 2011
Quindim de Iaia....ou Brisas do Lis.
O docinho de festa preferido do meu pai era o Quindim. Para quem não sabe, Quindim é um doce que tem como ingredientes gema de ovo, açúcar e coco ralado. Quem conhece e não gosta destes docinhos amarelinhos e brilhantes que povoam o imaginário infantil? Pra mim Quindim tem a cor da infância... Podia escrever vários posts sobre as lembranças que provocam em mim.A palavra quimdim é de origem africana e siginifica dengo,encanto; Bem apropriada ,não é mesmo?
Porque encanto é a palavra certinha para quando vemos esta delícia na mesa a nossa espera. Encantada era como ficava toda vez que chegava na casa da Geralda, doceira mais famosa de Ponte Nova, terra onde nasci, e via os quindins já prontos sendo embalados. E ela ainda punha uma uva passas em cada um deles... Coisa linda de se ver e de comer!
A receita que utiliza coco ralado é originária do nordeste brasileiro, diferente da receita portuguesa, conhecida como brisa-do-Lis,que no lugar do coco ralado utiliza amêndoa.Diz-se originária da Leiria, às margens do rio Lis.
Ir a Leiria e não comer as Brisas do Lis, é como ir a Roma e não ver o Papa...
A origem das Brisas é bastante antiga, tendo começado a ser confeccionadas no antigo convento de Santana, já demolido, onde as freiras se didicavam ao fabrico desta iguaria. O segredo da receita, ao que consta, foi passado por uma freira a uma senhora que frequentava as cerimónias realizadas no tal convento, e que nessa época era proprietária dum cafe de nome "Colonial", que ainda hoje existe e que é o mais antigo e conhecido por todos os Leirienses.
Mas voltando aos Quindins... Quindim de qualidade tem que ser feito com coco fresco ralado.Isto faz a diferença.Dá trabalho,mas vale a pena. Sem falar que hoje em dia temos processadores...Pior era a Geralda (a doceira da minha infância) que precisava de pegar o ralador e imagino que muitas vezes ralava os dedos nesta empreitada.
Vejam abaixo as duas receitas, escolham a que mais agradar e deliciem-se!
Quindim de Iaiá
10 gemas em temperatura ambiente
10 colheres (sopa) de côco fresco ralado
10 colheres (sopa) de açúcar
1 coher (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
Modo de fazer:
Misture bem os ingredientes numa tigela, de preferência de vidro ou inox, não precisa bater na batedeira. Unte muito bem com manteiga, forminhas de alumínio, de quindim ou empadas e depois coloque bastante açúcar refinado até que cubra toda a manteiga. Essa etapa deve ser feita com cuidado para que toda a superfície da forminha fique muito coberta com a manteiga e o açúcar, senão não desenforma bem após assado.
Leve para assar em banho-maria, fogo médio, até que a parte de cima esteja dourada. Retire do forno, e coloque as forminhas num local para esfriarem. Quando estiver totalmente frio, com o auxílio de uma faca de ponta, vá desgrudando os docinhos, cuidado para não “machucar” o doce. Desenforme e coloque em forminhas ou pratinhos para servir.
BRISAS DO LIS
INGREDIENTES
400g de açúcar
2 colheres (sopa) de manteiga derretida
8 ovos
200g de amêndoa pelada picada não muito fina
manteiga e açúcar (para untar e polvilhar)
PREPARAÇÃO
Pré-aquecer o forno a 180ºC e untar as forminhas metálicas com manteiga e polvilhar com açúcar.
Numa vasilha misturar o açúcar com a manteiga. Juntar os ovos e mexer bem com a vara de arames. Acrescentar a amêndoa e mexer.
Encher as forminhas até em cima (a massa não cresce) e levar ao forno a 170ºC num tabuleiro em banho-maria, durante 30min, ou até a superfície estiver seca e acastanhada.
Retirar do forno e do banho-maria e deixar esfriar uns minutos.
Desenformar ainda mornas e deixar esfriar.
Quando frias, aparar a base e colocar sobre forminhas de papel plissado (n.º 6).
Rende 20 unidade em forminhas de 60ml.
Marcadores: Cultura, Na cozinha, Sobremesas

0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial