<META content="MSHTML 6.00.2900.2604" name=GENERATOR><meta name='google-adsense-platform-account' content='ca-host-pub-1556223355139109'/> <meta name='google-adsense-platform-domain' content='blogspot.com'/> <!-- --><style type="text/css">@import url(https://www.blogger.com/static/v1/v-css/navbar/3334278262-classic.css); div.b-mobile {display:none;} </style> </HEAD><BODY><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d8940721423393911285\x26blogName\x3dCoisas+de+uma+Chef\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://coisasdeumachef.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://coisasdeumachef.blogspot.com/\x26vt\x3d3386802802785420403', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
sábado, 19 de novembro de 2011
Frutas vermelhas, frutas do verão!

A época de safra das frutas vermelhas começa por agora e vai até fevereiro. São frutas de verão. Morango, melancia, cereja, framboesa, amora e outras muitas variedades fazem parte deste grupo.




Qualquer fruta fornece propriedades importantes à saúde, pois são ricas em vitaminas, minerais e fibras. Mas as frutas vermelhas além de fornecerem poucas calorias, possuem compostos bioativos, que são substâncias que contribuem para a saúde, prevenindo doenças. Esses compostos que dão a cor vermelha na fruta. Podendo atuar na redução do colesterol, fortalecimento do sistema imunológico e na prevenção de doenças cardiovasculares.Frutas vermelhas cuidam dos cabelos, emagrecem, rejuvenescem e previnem doenças. Além disso são antioxidantes (antienvelhecimento), e ricas em vitamina B, que ajuda no funcionamento das células.


Elas proporcionam energia, brilho aos cabelos, renovam à pele, fortalecem as unhas. Também são ricas em ferro, fósforo, cálcio, outros minerais e nutrientes que combatem: a anemia, doenças do coração, reduzem o açúcar no sangue, o colesterol ruim, auxiliam no processo de cicatrização, melhoram o intestino, e estão sendo estudadas no combate ao câncer de próstata.

É bom consumir as frutas vermelhas pelo menos de três a quatro vezes por semana e diversificar a variedade para ter acesso a todos esses nutrientes e benefícios.

Algumas dessas frutinhas geralmente são consumidas como geléia, doces, caldas ou até para decorar sobremesas. Mas dê preferência por consumir as frutas vermelhas in natura, pois devido a processos como cozimento, secagem e outros, as propriedades nutricionais alteram.


Veja algumas frutas vermelhas e suas propriedades:

Morango
- Morango: O morango é fonte de vitamina C, catequinas e compostos fenólicos.Pesquisas associam o consumo de morango com a redução dos níveis do colesterol ruim (LDL). A versão orgânica é a mais indicada, já que é um dos alimentos mais contaminados com pesticidas.

- Maçã: Fonte de fibra solúvel, a pectina, que colabora com um bom trabalho intestinal. A fruta contém também ácido málico, que contribui para absorção de vitamina C no organismo e estimulante das funções cerebrais.

- Caqui: Assim como a maçã também tem alto teor de fibras, além de ser fonte de fósforo, cálcio e betacaroteno, que tem função antioxidante, combatendo os radicais livres.


Cereja

- Cereja: A fruta oferece proteção contra doenças cardiovasculares devido a quantidade de flavonóides presente nela. Também fonte de vitaminas A e C, e de fibras solúveis.


- Melancia: Tem grande quantidade de água, o que faz com que seja um excelente diurético. Combate a ação dos radicais livres graças a duas substâncias, a glutationa e o licopeno. Contém em sua composição fósforo, ferro e cálcio e vitaminas do complexo B.

Mirtilo

- Mirtilo: Taninos, antocianinas, são as substâncias dessa frutinha, que têm sido ligados à prevenção do declínio mental relacionado com a idade e efeitos anti-câncer.


Este post surgiu depois de receber no Facebook uma receita deliciosa postada com uma foto tentadora pelo Chef, Jornalista e amigo Andre Boccato.Não podia deixar de colocá-los aqui.



Mil Folhas de Frutas Vermelhas

Para a telha (uma espécie de biscoito em forma de telha) de laranja você deve misturar em uma tigela: 100g de manteiga amolecida, 200g de açúcar granulado, 200g de amêndoas picadas, raspa de 1 laranja, 100ml de suco de laranja, 90g de farinha de trigo e 30ml de licor Grand Marnier. Espalhe a massa dos finos biscoitos sobre uma folha de papel manteiga, formando círculos e passa para uma assadeira. Asse a 180°C até que elas fiquem douradas. Reserve.

Para o creme de baunilha, leve ao fogo 1/2 litro de leite, 6 gemas, 125g de açúcar granulado, 40g de pó para pudim sabor de baunilha e 10 folhas de menta inteiras (ou hortelã), mexendo sempre até engrossar e ferver.

Assim que esfriar, retire as folhas de menta e acrescente 250g de creme de leite batido (como um chantilly) e 10 folhas de menta fresca (ou hortelã) picadas finamente.

Montagem da sobremesa: comece a montar o mil-folhas com uma telha, coloque as frutas vermelhas ao redor e o creme de baunilha no meio. Repita o procedimento.

Sirva em seguida.



















Marcadores: , ,







0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial