sábado, 19 de novembro de 2011
Frutas vermelhas, frutas do verão!
A época de safra das frutas vermelhas começa por agora e vai até fevereiro. São frutas de verão. Morango, melancia, cereja, framboesa, amora e outras muitas variedades fazem parte deste grupo.
Qualquer fruta fornece propriedades importantes à saúde, pois são ricas em vitaminas, minerais e fibras. Mas as frutas vermelhas além de fornecerem poucas calorias, possuem compostos bioativos, que são substâncias que contribuem para a saúde, prevenindo doenças. Esses compostos que dão a cor vermelha na fruta. Podendo atuar na redução do colesterol, fortalecimento do sistema imunológico e na prevenção de doenças cardiovasculares.Frutas vermelhas cuidam dos cabelos, emagrecem, rejuvenescem e previnem doenças. Além disso são antioxidantes (antienvelhecimento), e ricas em vitamina B, que ajuda no funcionamento das células.
Elas proporcionam energia, brilho aos cabelos, renovam à pele, fortalecem as unhas. Também são ricas em ferro, fósforo, cálcio, outros minerais e nutrientes que combatem: a anemia, doenças do coração, reduzem o açúcar no sangue, o colesterol ruim, auxiliam no processo de cicatrização, melhoram o intestino, e estão sendo estudadas no combate ao câncer de próstata.
É bom consumir as frutas vermelhas pelo menos de três a quatro vezes por semana e diversificar a variedade para ter acesso a todos esses nutrientes e benefícios.
Algumas dessas frutinhas geralmente são consumidas como geléia, doces, caldas ou até para decorar sobremesas. Mas dê preferência por consumir as frutas vermelhas in natura, pois devido a processos como cozimento, secagem e outros, as propriedades nutricionais alteram.
Veja algumas frutas vermelhas e suas propriedades:
- Morango: O morango é fonte de vitamina C, catequinas e compostos fenólicos.Pesquisas associam o consumo de morango com a redução dos níveis do colesterol ruim (LDL). A versão orgânica é a mais indicada, já que é um dos alimentos mais contaminados com pesticidas.Algumas dessas frutinhas geralmente são consumidas como geléia, doces, caldas ou até para decorar sobremesas. Mas dê preferência por consumir as frutas vermelhas in natura, pois devido a processos como cozimento, secagem e outros, as propriedades nutricionais alteram.
Veja algumas frutas vermelhas e suas propriedades:
![]() |
Morango |
- Maçã: Fonte de fibra solúvel, a pectina, que colabora com um bom trabalho intestinal. A fruta contém também ácido málico, que contribui para absorção de vitamina C no organismo e estimulante das funções cerebrais.
- Caqui: Assim como a maçã também tem alto teor de fibras, além de ser fonte de fósforo, cálcio e betacaroteno, que tem função antioxidante, combatendo os radicais livres.
- Caqui: Assim como a maçã também tem alto teor de fibras, além de ser fonte de fósforo, cálcio e betacaroteno, que tem função antioxidante, combatendo os radicais livres.
![]() |
Cereja |
- Cereja: A fruta oferece proteção contra doenças cardiovasculares devido a quantidade de flavonóides presente nela. Também fonte de vitaminas A e C, e de fibras solúveis.
- Melancia: Tem grande quantidade de água, o que faz com que seja um excelente diurético. Combate a ação dos radicais livres graças a duas substâncias, a glutationa e o licopeno. Contém em sua composição fósforo, ferro e cálcio e vitaminas do complexo B.
![]() |
Mirtilo |
- Mirtilo: Taninos, antocianinas, são as substâncias dessa frutinha, que têm sido ligados à prevenção do declínio mental relacionado com a idade e efeitos anti-câncer.
Este post surgiu depois de receber no Facebook uma receita deliciosa postada com uma foto tentadora pelo Chef, Jornalista e amigo Andre Boccato.Não podia deixar de colocá-los aqui.
Mil Folhas de Frutas Vermelhas
Para a telha (uma espécie de biscoito em forma de telha) de laranja você deve misturar em uma tigela: 100g de manteiga amolecida, 200g de açúcar granulado, 200g de amêndoas picadas, raspa de 1 laranja, 100ml de suco de laranja, 90g de farinha de trigo e 30ml de licor Grand Marnier. Espalhe a massa dos finos biscoitos sobre uma folha de papel manteiga, formando círculos e passa para uma assadeira. Asse a 180°C até que elas fiquem douradas. Reserve.
Para o creme de baunilha, leve ao fogo 1/2 litro de leite, 6 gemas, 125g de açúcar granulado, 40g de pó para pudim sabor de baunilha e 10 folhas de menta inteiras (ou hortelã), mexendo sempre até engrossar e ferver.
Assim que esfriar, retire as folhas de menta e acrescente 250g de creme de leite batido (como um chantilly) e 10 folhas de menta fresca (ou hortelã) picadas finamente.
Montagem da sobremesa: comece a montar o mil-folhas com uma telha, coloque as frutas vermelhas ao redor e o creme de baunilha no meio. Repita o procedimento.
Sirva em seguida.
Marcadores: Cultura, Frutas, Na cozinha

0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial