<META content="MSHTML 6.00.2900.2604" name=GENERATOR><meta name='google-adsense-platform-account' content='ca-host-pub-1556223355139109'/> <meta name='google-adsense-platform-domain' content='blogspot.com'/> <!-- --><style type="text/css">@import url(https://www.blogger.com/static/v1/v-css/navbar/3334278262-classic.css); div.b-mobile {display:none;} </style> </HEAD><BODY><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d8940721423393911285\x26blogName\x3dCoisas+de+uma+Chef\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://coisasdeumachef.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://coisasdeumachef.blogspot.com/\x26vt\x3d3386802802785420403', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
sábado, 12 de novembro de 2011
Aprendiz de Cozinheiro



Tem coisa mais legal do que pegar um livro que você acabou de comprar e ter a certeza que viverá momentos de prazer ao folheá-lo e não sossegar enquanto não acabar a sua leitura? . É exatamente esta sensação que estou sentindo ao adquirir o meu "Aprendiz de Cozinheiro" de Bob Spitz.

Conheci o livro ao ler uma resenha da Alessandra Blanco que transcrevo abaixo na íntegra, retirada daqui.

"Bob Spitz ficou famoso por escrever a biografia dos Beatles. Tarefa que lhe tomou oito anos de dedicação. Quando terminou, tinha 50 anos, havia acabado de sair de um casamento de 14 e se envolver com uma namorada chata que mais parecia querer fugir dele. Como “tratamento” para a crise da meia idade resolveu cozinhar. Toda sexta-feira reunia em seu apartamento em Nova York um grupo de amigos para mostrar seus dotes culinários. O resultado? Sempre um horror. Ele até tinha boa vontade, dedicação, passava o dia todo na cozinha, comprava os melhores ingredientes. Mas a idéia de que simplesmente seguir receitas bastaria não funcionou muito.

Depois de mais um jantar fracassado e sem gosto _pior, muito criticado pela namorada_, resolveu partir para uma temporada de aprendizado por algumas das melhores cozinhas da França e da Itália (ai que inveja!). O resultado é o livro “Aprendiz de Cozinheiro”, que narra experiências que vão de cortar a pontinha de umas 60 mil vagens até aprender a fazer a omelete perfeita com Yannick Alléno, chef do três estrelas Le Maurice, de Paris. Comida clássica e mais sofisticada na França. Comida clássica e bem rústica na Itália. Passagens por restaurantes lendários como o Moulin des Mougins, em Mougins, e o Arpege, de Paris. E outras em escolas de cozinhas totalmente “engana turistas”.

O livro de Spitz conta histórias divertidas de viagens com a comida como protagonista. É uma delícia de literatura gastronômica, só que na visão de um homem, o que é bem engraçado. Em geral, os livros mais famosos e celebrados da literatura gastronômica foram escritos por mulheres. Spitz tenta seguir a mesma linha na forma como descreve a comida, os sabores, as sensações, os lugares, os finais de tarde com pratos e vinhos perfeitos, os jantares de sonhos. Faz a gente ficar com fome, quase sentir os cheiros e os gostos, por váaarias vezes. Mas em todas elas também é mimado, reclamão, briguento. Demanda em cada lugar uma atenção especial que lhe acha por direito. Quer ter privilégios frente aos demais alunos dos cursos. Se acha dono de um paladar e um conhecimento especiais. E, quando é tratado como igual, literalmente fica emburrado. Para as mulheres, portanto, além de ser um livro de gastronomia e viagens bacana, é também um aprendizado da mente masculina…."


Aprendiz de Cozinheiro, de Bob Spitz, editora Zahar. R$ 39,oo.






Marcadores:







0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial