<META content="MSHTML 6.00.2900.2604" name=GENERATOR><meta name='google-adsense-platform-account' content='ca-host-pub-1556223355139109'/> <meta name='google-adsense-platform-domain' content='blogspot.com'/> <!-- --><style type="text/css">@import url(https://www.blogger.com/static/v1/v-css/navbar/3334278262-classic.css); div.b-mobile {display:none;} </style> </HEAD><BODY><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d8940721423393911285\x26blogName\x3dCoisas+de+uma+Chef\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://coisasdeumachef.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://coisasdeumachef.blogspot.com/\x26vt\x3d3386802802785420403', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
segunda-feira, 10 de outubro de 2011
Poire Belle Hélène



Clássico dos clássicos da culinária francesa, a Poire Belle Hélène, além de uma sobremesa deliciosa é, também, um ícone do que eu chamaria de "gastronomia romântica" e muitos outros chamam de "cozinha afrodisíaca".

Consiste em peras cozidas numa calda à qual se agregou alguma bebida alcoólica (em geral vinho ou poire) e diversas especiarias, e que são servidas com sorvete de baunilha e calda de ...chocolate quente. Em versões mais sofisticadas, costuma-se agregar delicadas fatias de amêndoas torradas e chantily à receita.

A pêra é uma fruta muito sensual, feminina na alma, no paladar e no estilo. Voluptuosa, ela flerta desejosamente com diversas especiarias e ervas, que a envolvem gerando harmonias sutis, picantes e surpreendentes que convidam a uma viagem pelos sabores. Suculenta, macia, delicada, perfumada, refrescante, seu formato, muitas vezes, é comparado aos seios das mulheres. Ao mescla da pêra com o chocolate, conhecido estimulante do corpo e da alma, beira à perfeição, deixando uma deliciosa e ímpar sensação na boca, que revela os aromas açucarados da pêra, levemente amadeirados, exalados pelo calor do chocolate derretido.

Não foi por menos, que essa combinação sempre inspirou chefs, gourmets e gourmands, assim como aconteceu com o criador da receita da "Poire Belle Hélène", cujo nome, infelizmente, não foi registrado pela História, ao contrário de sua criatura, que ganhou notoriedade mundial com correr do tempo.

O que se sabe, é que foi criada sob a égide do romance e da sensualidade, na Paris do século 19. Vivia-se, então, o apogeu do movimento romântico que, como podemos observar, fez-se presente em todas as artes, inclusive na gastronomia. Mais precisamente, a receita foi lançada por ocasião da estréia, em 17 de dezembro de 1864, da opereta La Belle Hélène, composta pelo alemão Jacques Offenbach, inspirada numa famosa e "caliente" história de amor e sedução - a da paixão de Helena, rainha de Esparta, mulher de Menelau, pelo belo Paris, príncipe príncipe de Tróia, que a leva para seus domínios, provocando a famosa guerra que Homero descreveu na Ilíada.
 
Fonte:Chef Rodrigo Almeida via Facebook










0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial