<META content="MSHTML 6.00.2900.2604" name=GENERATOR><meta name='google-adsense-platform-account' content='ca-host-pub-1556223355139109'/> <meta name='google-adsense-platform-domain' content='blogspot.com'/> <!-- --><style type="text/css">@import url(https://www.blogger.com/static/v1/v-css/navbar/3334278262-classic.css); div.b-mobile {display:none;} </style> </HEAD><BODY><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d8940721423393911285\x26blogName\x3dCoisas+de+uma+Chef\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://coisasdeumachef.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://coisasdeumachef.blogspot.com/\x26vt\x3d3386802802785420403', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
sábado, 10 de setembro de 2011
Em volta dessas mesas, uma cidade



Buteco também é cultura!

Com o nome "Em volta dessas mesas, uma cidade - Bares como lugares na história de Belo Horizonte", acontece no Museu Abílio Barreto em BH uma exposição muito interessante.

O texto abaixo faz parte do folder explicativo da exposição que vale à pena ser visitada:

"Desde a década de 1970, vem sendo construído, mediante registros em livros, filmes, crònicas, entrevistas e documentários, um discurso que define a capital como a "cidade dos bares. Atualmente, essa tendència intensificou-se com a promoção de feiras, reportagens na imprensa, competições e até mesmo a criação de novas palavras, como o verbo "botecar. Capital dos bares, botecos, botequins. Essas alcunhas, divulgadas por inúmeros veículos de comunicação, em àmbito nacional e  internacional, exorcebam o discurso já existente."

Enquanto passeia pela boemia, o visitante visita a história da cidade e a mudança nos costumes (como na época em que alguns bares eram permitidos só para homens).

A exposição aborda a relação da “Capital Mundial dos Butecos” com os bares, desde os primórdios de sua construção. Traz objetos, documentos, imagens e textos e destaca espaços que foram e são emblemáticos na história da capital, preservando hábitos tradicionais de consumo e sociabilidade.

Especificamente, a mostra dispõe de ambientes diversos e, entre eles, está o Túnel do Tempo, que leva o visitante a um passeio pelos primeiros bares da cidade e há também um mapa que indica a localização atual dos 12 mil bares em Belo Horizonte. Por todo o espaço, há entre os diversos objetos, mesas, cadeiras, coleção de garrafas de cervejas, cachaças e outras bebidas com marcas que não existem mais, e ainda, uma mesa de sinuca que pertenceu a Juscelino Kubitschek, dentre outras raridades.

Vitrolas, alambiques antigos, caixas registradoras, coqueteleiras, velhos comerciais de cerveja, garrafas de bebidas que saíram do mercado, e uma mesa de sinuca que foi de Juscelino Kubitschek trazem nostalgia às mesas.


A iluminação é em parte feita com lâmpadas em garrafas de vidro esverdeado.

Fui, visitei, adorei, butequei após a mesma e recomendo!


Marcadores: ,







0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial