<META content="MSHTML 6.00.2900.2604" name=GENERATOR><meta name='google-adsense-platform-account' content='ca-host-pub-1556223355139109'/> <meta name='google-adsense-platform-domain' content='blogspot.com'/> <!-- --><style type="text/css">@import url(https://www.blogger.com/static/v1/v-css/navbar/3334278262-classic.css); div.b-mobile {display:none;} </style> </HEAD><BODY><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d8940721423393911285\x26blogName\x3dCoisas+de+uma+Chef\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://coisasdeumachef.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://coisasdeumachef.blogspot.com/\x26vt\x3d3386802802785420403', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
terça-feira, 27 de setembro de 2011
Donut, o doce favorito de Homer Simpson



Além de ver seus programas favoritos na televisão, esparramado no sofá, Homer Simpson tem uma paixão que não esconde de ninguém: rosquinhas açucaradas e cobertas de glacê, mais conhecidas como ‘donuts’.



São rosquinhas de massa macia, fritas e cobertas de açúcar ou glacê, de origem norte-americana. Podem ser redondas, recheadas com geléia e cremes, ou em formato de anel, conhecidos como ‘rings’. A massa do doce favorito de Homer leva basicamente farinha, ovos e açúcar, e lembra bastante o nosso brasileiríssimo sonho, comumente vendido em padarias.

Há diversas teorias para a origem da receita de donut, que se popularizou no pós-guerra nos Estados Unidos.

Reza a lenda que a receita original de donuts foi levada para os Estados Unidos pelos italianos. Há quem diga, no entanto, que ela teria sido levada pelos holandeses, pelos irlandeses. As origens se perdem no tempo.


Ao contrário do Homer Simpson, e do povo norte-americano, o brasileiro prefere os donuts recheados, e não as rosquinhas. O sabor ‘bavarian’, com creme de baunilha, é o favorito do brasileiro, junto com os donuts recheados de chocolate e doce de leite.
O acompanhamento ideal para o donut é o cafezinho.
As receitas abaixo ficam como sugestão para você prepara o doce favorito do Homer.
Fonte: G1.com.br
 

Receita tradicional do livro Dona Benta

 
Ingredientes:

1 tablete de fermento biológico
½ xícara (chá) de leite
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
½ xícara (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de manteiga
1 ovo inteiro
1 gema
1 pitada de sal
óleo para fritar

Modo de preparo:

Dissolva o fermento no leite morno.
Numa tigela bata bem a farinha com o sal, o açúcar, o leite, a manteiga, o ovo inteiro e a gema até obter uma massa que possa ser trabalhada com as mãos.
Amasse até que a massa se torne tão lisa que não grude nas mãos.
Deixe descansar durante uma hora e amasse de novo por uns 2 minutos.
Estenda a massa com o rolo na espessura de um centímetro. Recorte discos de 6 cm de diâmetro. Um copo pode servir para isso.
Com um dedal ou uma tampinha de garrafa (pet), retire uma rodela do meio de cada disco e deixe as rosquinhas crescerem cobertas com um guardanapo por mais ½ hora.
Frite-as, então, em bastante óleo, dos dois lados, até ficarem coradas. Polvilhe-as com açúcar e sirva.



Receita de Donuts de Tatiana Damberg, criadora do site de gastronomia “Mixirica”

Ingredientes

200ml de leite
10g de fermento biológico granulado (1 saquinho )
400g de farinha
40g de manteiga
1 ovo
70g de açúcar
pitadinha de sal
óleo para fritar


Preparo:

Aqueça levemente o leite, deixando-o morno (cuidado para não esquentar demais, senão o fermento não cresce). Misture o fermento ao leite morno e deixe descansar por 15 minutos.
Passado o descanso, misture na batedeira - com gancho de pão - metade da farinha, a manteiga, o ovo e o açúcar. Quanto os ingredientes estiverem misturados derrame o leite com fermento e acrescente o resto do açúcar. Bata até homogeneizar e acrescente o sal. Retire da batedeira e em uma superfície enfarinhada sove a massa por bons 5 minutos. Cubra com um pano úmido e deixe descansar em local quentinho até dobrar de tamanho, o que ocorre em cerca de uma hora.
Depois que a massa crescer, volte à superfície enfarinhada e abra a massa com a ajuda de um rolo, até ficar com 1,5cm de altura. Faça os donuts com um cortador e os furos no meio com um cortador menor*. Se sobrar massa, amasse e abra novamente, para fazer mais algumas rosquinhas. Disponha os donuts cortados sobre uma forma ou prato polvilhado com farinha e deixe-os descansar por mais 45 minutos, cobertos com pano úmido.
Aqueça o óleo em uma panelinha e frite os donuts dos dois lados até dourar. Coloque-os sobre um papel toalha para esfriar. Cubra com glacê e... lembre do Homer Simpson.

Rende cerca de 20 donuts de 8cm de diâmetro.

* caso não tenha um cortador, use um copo ou xícara de boca grande. Para o círculo menor, use uma tampa de garrafa.

Glacê branco

35g de manteiga em temperatura ambiente
200g de açúcar de confeiteiro
½ colher de chá de suco de limão
40ml de água quente

Na batedeira, misture a manteiga e o açúcar. Acrescente o suco de limão e a água e bata até a mistura ficar lisa. Mergulhe os donuts um a um no glacê e espere endurecer (demora cerca de 20 minutos).

Glacê pink

35g de manteiga em temperatura ambiente
200g de açúcar de confeiteiro
3 gotas de corante alimentício vermelho (opcional)
40ml de suco de morango quente

Misture em batedeira a manteiga, o açúcar e o corante. Junte o suco e bata até a mistura ficar lisa. Cubra os donuts com o glacê pink e deixe-os secar.











0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial