segunda-feira, 4 de julho de 2011
Picanha invertida com queijo
A Picanha é originalmente um tipo de corte de carne bovina. Recentemente, o aumento da variedade de cortes de carnes suínas originado de ações promovidas pelos suinucultores, fez surgir um novo corte para os admiradores deste tipo de carne, que recebeu o nome de picanha suína.
A picanha é um pedaço de 1,5 quilo da peça de alcatra, de onde também saem o miolo da alcatra e a maminha. "O nome vem do costume de tocar os bois com uma vara comprida, chamada de picana na região Sul. Com o tempo, a área atingida foi batizada com o nome do instrumento", diz o veterinário Pedro Eduardo de Felício, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Origem do nome:Conforme informação do "playboy" Baby Pignatari, o mesmo frequentava muito a churrascaria "Bambu", que ficava nas proximidades do Aeroporto de Congonhas/São Paulo onde era grande apreciador de Alcatra. Certa vez a casa recebeu, por engano, outro tipo de carne vinda da Argentina e a serviu a Pignatari. O "playboy" apreciou muito a carne e perguntou ao churrasqueiro argentino de que parte do bovino era tal delícia. Este respondeu que de esta parte donde se pica la aña, ou seja, onde o carreteiro pica (fere) o boi com a aña. Aña é uma palavra argentina para a haste de madeira com ponta de ferro usada para atiçar os bois. Daí, de "pica" + "aña (anha)" veio a denominação dessa carne do traseiro dos bovinos.
Como prometi, aqui está o meu almoço de ontem.
Picanha invertida com queijo
by Chef Christiano Coutinho
INGREDIENTES
1 Peça de picanha
2 Colheres (sopa) de óleo
1Kg de farinha de trigo
Sal a gosto
100 g de queijo provolone
100 g de mussarela
MODO DE PREPARO
Limpe a picanha , deixando apenas uma fina camada de gordura.
Com uma faca bem afiada, faça um corte no miolo da picanha até 1 cm de todas as bordas, tomando muito cuidado para não abrir.
Unte a peça por fora com óleo. Com a mão, enfie cuidadosamente a ponta da picanha para dentro e, com a outra mão, vire a peça do avessotomando cuidado para não rasgar as bordas.
Cortes os qqueijos em cubos e recheie a picanha. Costure com barbantepara que a gordura e o recheio fiquem bem presos. Tempere com sale deixe descansar por apenas 10 minutos.
Passe na farinha de trigo, deixando uma camada bem espessa em toda a carne.
Embrulhe bem apertado em papel celofane para assados. Leve ao forno médio
por 40 minutos ou até assar.
Retire do forno e só então elimine o papel, para que o molho não se perca.
Sirva em seguida.
Marcadores: Na cozinha

0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial