<META content="MSHTML 6.00.2900.2604" name=GENERATOR><meta name='google-adsense-platform-account' content='ca-host-pub-1556223355139109'/> <meta name='google-adsense-platform-domain' content='blogspot.com'/> <!-- --><style type="text/css">@import url(https://www.blogger.com/static/v1/v-css/navbar/3334278262-classic.css); div.b-mobile {display:none;} </style> </HEAD><BODY><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d8940721423393911285\x26blogName\x3dCoisas+de+uma+Chef\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://coisasdeumachef.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://coisasdeumachef.blogspot.com/\x26vt\x3d3386802802785420403', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
sábado, 14 de maio de 2011
Receitas portuguesas



Os pratos que há gerações estão nas mesas de jantar em Portugal foram reunidos no livro “As receitas das famílias portuguesas” (Lua de Papel), escrito por Filipa Vacondeus. A autora, ícone da gastronomia lusitana, compilou receitas tradicionais, que ela chama de “patrimônio nacional”. Sua intenção é transmitir de forma prática e simples aos mais jovens o modo de preparo destes pratos.

No livro, receitas de entradas, ovos e omeletes, sopas, peixes, frutos do mar, carnes, doces e as típicas das festas de famílias portuguesas. Há desde receitas rápidas, práticas para o dia a dia – como as omeletes, pratos com frangos e carnes -, até as mais elaboradas, típicas de festas de Natal e Ano Novo – do peru de Natal a sobremesas como encharcada e gelado de abacaxi. Também não faltam modos de preparo do bacalhau.

Nas receitas, a autora faz observações e sugere a substituição de ingredientes, seja para torná-los mais leves, menos calóricos, ou mais econômicos e acessíveis. Ainda dá dicas de preparo. A preocupação da autora é em sempre tornar o ato de cozinhar mais fácil, especialmente para aqueles que têm pouca intimidade com a cozinha. E assim, compartilhar com os mais jovens a memória gastronômica de Portugal: suas delícias típicas.

No último final de semana matei a vontade de comer arroz doce que vinha me perseguindo há tempos... Testei a receita da Felipa





Ingredientes

½ litro de água
75g de manteiga ou margarina
1 pau de canela
8 colheres de sopa de açúcar
1 litro de leite quente
½ xícara de chá de arroz
6 gemas
Casca de limão
Canela em pó o quanto baste
Sal


Modo de preparo

Leve ao fogo uma panela com a água, a manteiga, o pau de canela e a casca de limão. Quando a manteiga estiver derretida, despeje o arroz, junte uma pitada de sal, mexa e deixe cozinhar até incorporar quase toda a água. Então, acrescente o leite, deixe ferver mais um pouco e despeje o açúcar. Continue a cozinhar, mexendo de vez em quando. Em uma tigela, bata as gemas e coloque algumas colheradas de arroz, batendo bem para as gemas não talharem. Então, despeje esta mistura na panela, já com o fogo apagado. Misture bem, retire o pau de canela e a casca de limão e despeje em uma travessa de servir. Deixe esfriar um pouco e, finalmente, polvilhe com canela em pó.

Receita aprovadíssima e livro mais que recomendado!





Marcadores: , ,







0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial