domingo, 29 de maio de 2011
Doces portugueses
As receitas têm muito em comum: em geral, levam açúcar e ovos. Muitos. O número de gemas – algumas levam até 20! – é proporcional ao seu sabor. Como não ficar com água da boca com doces como fios de ovos, pudim de ovos, barriga de freira e toucinho do céu?
São os chamados Doces Conventuais. Uma tradição portuguesa do século 15, quando o açúcar entrou para a gastronomia deste país e para suas refeições. Os doces eram feitos pelas freiras dos conventos. Muitas, de famílias ricas, tinham seu dote revertido à instituição. As refeições aos visitantes eram fartas e conhecidas por seu sabor.
E por que a gema como ingrediente principal? Na época, não havia goma para as freiras arrumarem seus hábitos. Por isso, elas usavam as claras do ovo para engomar. Com as gemas, elas começaram a fazer doces. Vem daí a tradição.
Aprenda a preparar o delicioso Toucinho do Céu
Ingredientes:
20 gemas peneiradas
2 ovos inteiros
Calda:
200ml de água
350g de açúcar
Modo de preparo:
Fazer a calda em fogo médio adicionando a água e o açúcar, depois reservar a mesma até ficar fria.
Bater as gemas peneiradas, pegar um funil*, colocar as gemas e os ovos inteiros e ir adicionando junto à calda reservada, em fogo médio. Deixar dar o ponto e depois levar ao forno para dar uma pequena gratinada.
*O funil utilizado é o próprio para se fazer fios de ovos. Ele é facilmente encontrado em lojas de artigos de cozinha.
Marcadores: Na cozinha, Sobremesas

0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial