<META content="MSHTML 6.00.2900.2604" name=GENERATOR><meta name='google-adsense-platform-account' content='ca-host-pub-1556223355139109'/> <meta name='google-adsense-platform-domain' content='blogspot.com'/> <!-- --><style type="text/css">@import url(https://www.blogger.com/static/v1/v-css/navbar/3334278262-classic.css); div.b-mobile {display:none;} </style> </HEAD><BODY><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d8940721423393911285\x26blogName\x3dCoisas+de+uma+Chef\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://coisasdeumachef.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://coisasdeumachef.blogspot.com/\x26vt\x3d3386802802785420403', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
quarta-feira, 12 de janeiro de 2011
Bahia de todos os sabores



Para fazer comida baiana legítima, na cozinha tem que ter pimenta de cheiro, leite de coco e azeite de dendê. Um cheiro de coentro fresco, também. Rica em sabor, perfume e cor, essa cozinha é fruto da herança africana, mas também de hábitos alimentares dos índios e portugueses, num equilíbrio apreciado em todo o Brasil, e que já atravessou fronteiras verde-amarelas.

Se a Bahia não fosse de todos os santos, certamente seria de todos os sabores. As influências africana, indígena e européia contribuíram para a composição de pratos saborosos e perfumados com o azeite-de-dendê.

Dona de uma das culinárias mais marcantes do País, a Bahia atrai pela diversidade que traz às panelas. Esta harmonia de sabores, é moldada desde o distante século 15, e, nos últimos anos, está começando a incorporar novas receitas ao seu cardápio.


O maior exemplo está em Salvador, porta de entrada para a Baía de Todos os Santos - ou de todos estes sabores. A cidade que exala aromas tradicionais de vatapá, caruru, tapioca e acarajé, entre outros pratos imortalizados nos romances de Jorge Amado ou nas músicas de Dorival Caymmi, é também o palco das principais criações contemporâneas.

"O baiano está cada vez mais curioso com o que tem no mundo da gastronomia", afirma o chef Edinho Engel. Mas, conta o chef belga Laurent Rezette, do Chez Bernard, é bastante recente o fato de o baiano aceitar novas receitas com os seus ingredientes favoritos. "No passado, preparei uma mil-folhas de siri que incomodou muitos clientes", afirma Rezette.

Abaixo duas deliciosas receitas baianas. Uma bem tradicional e outra com requintes contemporâneos.




Frigideira de maturi
por Mabel Veloso


Ingredientes:

800 g de maturi (já aferventado);
1 xícara (chá) de leite de coco;
2 colheres (sopa) de camarão seco triturado;
2 tomates;
1/2 pimentão;
1 cebola;
4 ramos de coentro;
1 colher (sopa) extrato de tomate;
1 colher (sopa) de azeite de oliva;
1 colher (sopa) de farinha de trigo;
6 ovos;
óleo quanto baste para untar;
farinha de trigo quanto baste para polvilhar;
sal a gosto

Preparo:

Coloque num processador a cebola, o tomate, o pimentão e o coentro. Bata bem até ficar moído. Adicione o maturi e bata ligeiramente para misturar os ingredientes. Reserve. Numa panela, coloque o leite de coco, o extrato de tomate, o azeite, o camarão e o maturi já misturado com os outros temperos e acerte o sal. Cozinhe em fogo alto e mexa bem, por cerca de 15 minutos, até ficar sem caldo. Bata 2 ovos e adicione à frigideira, misture tudo e deixe em fogo alto até cozinhar o ovo (cerca de 5 minutos). Num prato refratário, untado com óleo e polvilhado com farinha de trigo, coloque o maturi cozido com os temperos. Cubra com os demais ovos bem batidos e misturados com 1 colher de farinha de trigo e sal a gosto. Leve ao forno alto (200ºC) e asse por 20 minutos ou até que os ovos da cobertura estejam assados como um bolo.

Para servir corte em talhadas e sirva com arroz, pão ou puro.

Dica: o maturi é encontrado entre dezembro e janeiro. Aproveite a época para comprá-lo e congelá-lo. Dura cerca de 6 meses




Camaráo empanado em tapioca

Por Chef Edinho Engel


Ingredientes:
12 unidade(s) de camarão rosa sem casca(s)
quanto baste de sal
quanto baste de pimenta-do-reino preta
quanto baste de limão
quanto baste de farinha de trigo
2 unidade(s) de ovo
100 ml de leite
1 dente(s) de alho
500 gr de farinha de tapioca
1 unidade(s) de cebola pequena(s)
1/2 unidade(s) de pimentão vermelho em cubos pequenos
1 unidade(s) de pimenta de cheiro
1 colher(es) (sopa) de salsinha
2 colher(es) (sopa) de coentro
100 ml de vinagre branco
200 ml de Azeite extra virgem


Modo de preparo:


Limpe os camarões, deixando o rabo e reserve. Prepare o molho lambão: Corte a cebola em cubinhos pequenos, assim como o pimentão e a pimenta. Pique bem miúdo a salsinha e o coentro. Misture tudo e reserve. Bata os ovos e misture o leite, tempere com ½ dente de alho micro picado, sal e pimenta do reino branca.


Tempere os camarões com sal, limão e pimenta do reino, passe-os pela farinha de trigo. Em seguida pelos ovos e então pela tapioca.


Frite-os em óleo abundante à temperatura de 180 º, por uns 3 minutos. Enxugue em papel toalha e sirva, como aperitivo com o molho lambão.


Molho lambáo


Ingredientes:


½ maço de coentro
½ maço de cebolinha verde
1 tomate maduro médio
1 tomate médio
1 cebola branca média
1 pimentão médio verde
6 pimentas malaguetas verdes amassadas
3 pimentas de cheiro amarelas amassadas
Sal
Azeite doce
Vinagre de vinho tinto
1 limão


Modo de preparo:


1.Amasse as pimentas
2.Junte todos os temperos picados, coloque sal a gosto
3.Esprema o limão e coloque bastante azeite doce
4.Coloque vinagre de vinho
5.Deixe descansar por 1 hora na geladeira
6.Sirva na temperatura ambiente


Não raro, os chefs que passam por Salvador se encantam com o potencial das matérias-primas locais. Descobrem verdadeiras riquezas em visitas aos principais mercados da cidade, como a feira de São Joaquim, na Cidade Baixa.



Em suas barracas, uma diversidade de pimentas (malagueta, de cheiro, dedo-de-moça), peixes e frutos do mar (pescada amarela e o caranguejo azul guaiamum) e uma infinidade de frutas pouco conhecidas, como tamarindo e biri-biri, além de muito quiabo, feijão-fradinho, jiló e camarão seco.


E viva a Bahia de todos os sabores!

Marcadores:







0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial