domingo, 28 de novembro de 2010
Pudim de Leite Condensado com segredos
O post hoje é uma homenagem a meu pai, que completaria neste dia 72 anos. Pudim de leite condensado era a sobremesa preferida dele.Fazem 21 anos que ele se foi, mas todos os dias TUDO me faz lembrar dele. Pudim de leite condensado então, nem se fala! Sempre que minha mãe fazia, depois de comer mais de meio ele levantava da mesa sempre com a mesma desculpa: " Deixa eu parar senão vou engordar..."...rs
A receita que uso é sempre esta:
Ingredientes:
Calda:
1 xícara de açúcar
Pudim:
1 lata de leite condensado
2 medidas (usar a lata do leite condensado) de leite
3 ovos grandes ou 4 pequenos
gotas de baunilha
Modo de Preparo:
Calda:
Coloque o açúcar na própria forma do pudim (18cm de diâmetro e 7cm de altura) e leve ao fogo para derreter.
Segure a forma com uma luva de silicone ou um pegador próprio. Mexa com colher de pau até que o açúcar fique na cor de caramelo.
Tire do fogo e com auxílio da colher de pau espalhe um pouco da calda nas laterais.
Reserve.
Pudim:
Bata todos os ingredientes do pudim no liquidificador. Não bata muito.
Coloque na forma que já está com a calda.
Cubra a forma com papel alumínio e asse em banho-maria em forno 160 graus até que enfiando uma faca saia úmido, mas sem a massa do pudim grudado.
O pudim assa entre 1:00h e 1:30h. Depende de cada forno. Deixe esfriar completamente, leve para a geladeira e desenforme depois de bem gelado.
Banho-maria:
Coloque uma vasilha com água para ferver.
Quando estiver fervendo coloque em uma forma alta.
Coloque a forma do pudim dentro desta água quente e leve ao forno para assar.O ideal é deixar a forma de fora com água até 2/3 da altura da forma do pudim.
Rendimento: 6 porções
Alguns segredos para o pudim sair sem furinhos:
O pudim perfeito é aquele que não possui furinhos.Para que ele fique assim, após bater deixe a mistura descansar por 15 minutos (com esta espera a espuma fica sobre a superfície, o pudim fica sem furinhos, mas macio). Com a ajuda de uma colher segure a espuma que está na superfície e despeje o conteúdo do liquidificador, com cuidado, na fôrma caramelada.
Passar do tempo no forno também pode provocar furinhos na massa. Esses furos aparecem quando o pudim passa do ponto no forno.Se seu pudim sair com furos e você não desejar isso, então da próxima vez reduza o tempo de forno.
Algumas pessoas sentem cheiro de ovo no pudim. Se isso ocorrer, da próxima vez separe as gemas das claras e peneire as gemas, junte as claras novamente e bata todos os ingredientes do pudim no liquidificador.
Mas algumas pessoas gostam do pudim todo furadinho...Para você conseguir um pudim com bastantes furinhos, leve ao forno em banho-maria com a água já quente e deixe cozinhar bastante tempo. Quanto mais tempo cozinhar, mais furinhos terá.
Marcadores: Comfort Food, Lembranças, Na cozinha, Sobremesas

4 Comentários:
Amo, amo e amo!! Aliás, amo tudo que coloca por aqui! Olha só... Meu pudim sempre, sempre desmorona... rsrsrs Tem algum segredo pra desenformar direitinho assim? Não adianta ficar gostoso se fica feio... Bjs
Obrigada pela visita e pelo carinho!
Eu faço assim:
Tioe a fôrma de pudim de dentro da assadeira com água e deixeo esfriar. Depois de frio, levo o pudim à geladeira por no mínimo 2 horas.
Para desenformar o pudim, passo uma faquinha de ponta arredondada nas laterais da fôrma e coloco a fôrma sobre a chama do fogão, com o fogo baixo. Deixo por 20 segundos. Isso faz com que o pudim saia mais facilmente.Coloco um prato sobre a fôrma e viro-a de uma vez. Espero ter ajudado!
Beijinhos
Olá!!!
Meu nome é Paula, quero dizer que esta sendo um prazer conhecer seu blog!!!
Minha musa inspiradora, Betinha me indicou o blog e estou adorando.
Quero te agradecer por compartilhar seus conhecimentos e seu amor pela culinária.
Tudo de bom para você.
Obrigada pelo carinho da visita e volte sempre Paula!Tudo aqui realmente é feito com muito amor! E nada é mais importante que saber que alguém passa por aqui e gosta.
Beijo grande.
Kátia
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial