<META content="MSHTML 6.00.2900.2604" name=GENERATOR><meta name='google-adsense-platform-account' content='ca-host-pub-1556223355139109'/> <meta name='google-adsense-platform-domain' content='blogspot.com'/> <!-- --><style type="text/css">@import url(https://www.blogger.com/static/v1/v-css/navbar/3334278262-classic.css); div.b-mobile {display:none;} </style> </HEAD><BODY><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d8940721423393911285\x26blogName\x3dCoisas+de+uma+Chef\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://coisasdeumachef.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://coisasdeumachef.blogspot.com/\x26vt\x3d3386802802785420403', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
sexta-feira, 19 de novembro de 2010
Festival de Jabuticabas de Sabará



Conhecida como ouro negro de Sabará, a jabuticaba tem seus dois dias de fama em Minas. Dias 20  e 21 de nobembro, acontece o 24º Festival da Jabuticaba,onde os visitantes podem disfrutar de diversos produtos derivados da fruta. 

O evento acontece na Praça de Esportes a partir das 10h, com ingressos ao preço de R$3,00.

Serão mais de 30 stands de derivados da doce pretinha: bombons, licores, geleias, bolos etc.

Acontecem também alguns FESTINS:

Jabutinata (serestas, poesia e produtos da jabuticaba) np Espaço Cultural e de tradições Grastronômicas, no bairro Adelmolândia. (31) 3671-3241

Jabuticaba Gourmet (café colonial, almoço especial e jantar gourmet com pratos finas à base de jabuticaba) - Hotel Solar São Francisco - (31) 3671-3040

Primor do Quintal - dia 27 de novembro - R. José Vaz Pedrosa, 175 Bairro Pompéu.

Prato de entrada, principal e sobremesa à base de jabuticabas preparadas pelo chef. (ingressos antecipados)

Mais informações: ww.sabara.mg.gov.br // www.turismosabara.com.br

Centro de atendimento ao turista: (31) 3672-7690 // 3671-1403



Árvore típica do Brasil, a Jabuticabeira (Myrciaria Cauliflora) produz frutos roxos utilizados medicinalmente e na fabricação de extratos para corante de vinhos, vinagres etc. A madeira, por ser muito resistente, é utilizada para vigamentos, esteios, dormentes etc.

O Festival de Sabará :

Antigamente era comum o "aluguel" de pés de jabuticaba nos quintais da cidade. Com o tempo, algumas pessoas passaram a agir de forma inadequada danificando a árvore com a quebra de vários galhos, jogando a fruta no chão e outras atitudes inconvenientes. Devido a este fato, muitas famílias foram deixando de alugar os pés e hoje poucas são as que utilizam este artifício para melhorar seu orçamento doméstico, preferindo proteger a jabuticabeira, conforme dizem.

O Festival da Jabuticaba de Sabará foi criado com o objetivo de resgatar não somente a tradição de Sabará como "terra da jabuticaba". Resgata também as receitas de vinhos, licores, geleias e outros derivados que vieram passando de geração em geração, enriquecendo a mesa de tradicionais famílias. Os produtores contam hoje com uma estrutura de barracas rústicas, instaladas na Praça de Esportes, facilitando a exposição e comercialização dos produtos.

Segundo os organizadores, uma das grandes dificuldades para programar o Festival da Jabuticaba está em definir a época de maior produção da fruta. Segundo o secretário de Turismo, Eustáquio Zarlei Starling de Almeida, "a primeira produção é geralmente utilizada pelas doceiras tradicionais na elaboração dos derivados, principalmente as balas, compotas e geléias já que os vinhos e licores de melhor qualidade demandam um prazo de no mínimo um ano para apurar". De acordo com o secretário, a variação climática com atrasos nas chuvas, queda ou elevação acentuada do calor, ventos fortes, influenciam de forma drástica a produção, razão pela qual torna-se difícil definir a data do Festival da Jabuticaba com grande antecedência. Uma sugestão que se faz aos visitantes para a aquisição da fruta é provar o produto antes de adquirir e procurar saber sua procedência. Com relação ao preço o que é sugerido é a pesquisa.

Que tal experimentar uma das receitas abaixo feitas com a deliciosa frutinha? :



GELÉIA DE JABUTICABA

Em um tacho de cobre estoure uma certa quantidade de jabuticaba e leve ao fogo sem deixar ferver. Coe em uma peneira de taquara ou plástico (esprema para melhor aproveitamento). Em seguida, para cada medida de suco, adicione uma mesma medida de açúcar. Leve ao fogo (no tacho de cobre) até o ponto de geleia e condicione me vidros bem esterilizados. Observação: para saber o ponto certo, faça o seguinte : coloque em um copo de vidro até a metade de álcool puro, em seguida coloque uma pequena quantidade da geleia. Se espalhar ou misturar-se ao álcool, ainda não está no ponto. Caso permanecer como uma bola consistente, está no ponto ideal.

 
Bombom de Jabuticaba

De véspera, levar ao fogo o leite condensado, o leite de coco, a manteiga e o coco ralado, até que a mistura se solte da panela. Deixar na geladeira de um dia para o outro. No outro dia, enrolar o doce e, com o dedo indicador, fazer um furo na massa e pôr uma colher (chá) da geléia em cada bombom. Fechar o doce e deixar na geladeira por 30 minutos. Derreter o chocolate em banho-maria. Desligar o fogo e esperar que o chocolate fique à temperatura ambiente. Com um garfo de dois dentes, passar os bombons no chocolate derretido, um a um. Deixar esfriar e servir.








Marcadores: , , ,







2 Comentários:

Blogger Suziley disse...

Muito interessante Kátia, o bombom de jabuticaba deve ser uma delícia!! Um ótimo final de semana, boa noite :)

19 de novembro de 2010 às 23:52  
Blogger Katia Crivellari disse...

So peos seus comentários este blog ja vale à pena!
Obrigada querida.
Beijos

21 de novembro de 2010 às 15:09  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial