<META content="MSHTML 6.00.2900.2604" name=GENERATOR><meta name='google-adsense-platform-account' content='ca-host-pub-1556223355139109'/> <meta name='google-adsense-platform-domain' content='blogspot.com'/> <!-- --><style type="text/css">@import url(https://www.blogger.com/static/v1/v-css/navbar/3334278262-classic.css); div.b-mobile {display:none;} </style> </HEAD><BODY><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d8940721423393911285\x26blogName\x3dCoisas+de+uma+Chef\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://coisasdeumachef.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://coisasdeumachef.blogspot.com/\x26vt\x3d3386802802785420403', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
quinta-feira, 28 de outubro de 2010
Hummus bi tahine



Homus em árabe significa grão-de-bico. Quando acrescentado de tahine a pasta de grão-de-bico passa a ser chamada de hummus bi tahine ou musabbaha.
Preparação com boa apresentação, de coloração bege e pequenos pontos verdes. A textura é cremosa, com pequenos pedaços de grão-de-bico. O sabor é muito bom, sendo bem pronunciado o azeite de oliva e a tahine.

O homus é feito em diversas formas locais pelo mundo árabe. A sua origem é atribuída ao Sultão Saladin, sendo que a receita secreta do Sultão permanece guardada pelos seus descendentes até os dias de hoje, embora diversas "imitações" existam atualmente.

No homus pode-se usar grão-de-bico seco ou enlatado. Para grãos-de-bico seco deve-se, preferencialmente, deixá-los de molho em água por uma noite, e então fervê-los por uma hora ou mais (também é possível cozinhá-los em panela de pressão sem deixá-los previamente de molho). Bate-se então o grão-de-bico cozido (ou o enlatado) em um processador ou liquidificador, juntamente com tahine, azeite e suco de limão. Um pouco da água em que os
grãos-de-bico foram fervidos pode ser adicionada para se alcançar a consistência desejada. Alho, sal, salsinha, cebola, cominho e pimenta também podem ser adicionados. Para uma textura mais suave, pode-se remover a pele do grão-de-bico.
Gráo de bico

O grão-de-bico é rico em proteínas, minerais, vitaminas do complexo B e fibras, além de ser pobre em gorduras. O ácido fólico é encontrado em doses generosas no grão. Vários estudos referem a importância desta leguminosa na prevenção de doenças cardiovasculares assim como no tratamento de vários tipos de anemia.


Tahine
 O tahine é uma excelente fonte de proteína vegetal, rico em gorduras mono e poli insaturadas, antioxidantes como o sesamol, omega 3, vitaminas (B e E), minerais e cálcio.

Dica: O homus tahine pode ser introduzido na alimentação como fonte complementar de cálcio para pessoas com osteoporose e também para aqueles que querem melhorar as gorduras do sangue (colesterol bom e ruim).


Atenção: Alimento calórico, consumir com moderação.

E como não podia ser diferente, uma receitinha deliciosa para vocês!





Rendimento: 60 colheres (sopa) de 18 g
Tempo de preparo: 25 minutos (mais 1 hora de cozimento)
Ingredientes :


•2 xícaras (chá) de grão-de-bico . 360 g
•2 dentes de alho sem cascas . 12 g
•3 colheres (sopa) de salsinha picada . 12 g
•8 colheres (sopa) de azeite de oliva espanhol . 80 g
•6 colheres (sopa) de tahine . 90 g
•2 colheres (sopa) de suco de limão . 30 ml
•1 colher (sopa) de páprica picante . 5 g
•4 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem espanhol . 40 g
•Sal a gosto
Pão sírio torrado para acompanhar
Modo de Fazer :

•Escolha os grãos-de-bico, lave-os sob água corrente, coloque em uma panela de pressão e cubra com água. Tampe a panela, leve ao fogo e cozinhe por 15 minutos ou até começar a soltar vapor. Deixe cozinhar por mais 45 minutos ou até os grãos-de-bico ficarem macios. Retire do fogo, retire a pressão e abra a panela.
•Escorra a água, tire a pele dos grãos-de-bico, reserve alguns para decorar.
•Descasque os dentes de alho. Lave a salsinha, seque com toalha de papel, separe somente as folhas, pique-as finamente, meça 3 colheres das de sopa e reserve.
•Coloque no copo do processador o grão-de-bico, os dentes de alho, o azeite de oliva, o tahine, o suco de limão, 1 xícara (chá) de água (240 ml) e o sal. Bata por 3 minutos ou até obter uma pasta homogênea.
•Passe a mistura por uma peneira de malha fina.
•Montagem: arrume fatias de pães-sírios nos pratos, em cima disponha um pouco do hummus, distribua a salsinha e enfeite com os grãos-de-bico reservados. Polvilhe a páprica e regue com o azeite de oliva extravirgem.

Valor nutricional por cada colher das de sopa:

50 calorias; 4 g de carboidratos; 1,5 g de proteínas; 3 g de gorduras totais (0,5 g de saturada, 2 g de monoinsaturada e 0,5 g de poliinsaturada); 0 de colesterol; 1 g de fibras; 0,7 mg de ferro; e 20 mg de cálcio.

Marcadores: ,







0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial