<META content="MSHTML 6.00.2900.2604" name=GENERATOR><meta name='google-adsense-platform-account' content='ca-host-pub-1556223355139109'/> <meta name='google-adsense-platform-domain' content='blogspot.com'/> <!-- --><style type="text/css">@import url(https://www.blogger.com/static/v1/v-css/navbar/3334278262-classic.css); div.b-mobile {display:none;} </style> </HEAD><BODY><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d8940721423393911285\x26blogName\x3dCoisas+de+uma+Chef\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://coisasdeumachef.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://coisasdeumachef.blogspot.com/\x26vt\x3d3386802802785420403', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
segunda-feira, 25 de outubro de 2010
Dia Mundial do Macarrão 25 de outubro





O Dia Mundial do Macarrão foi criado durante o primeiro congresso mundial sobre o alimento, que reuniu os principais fabricantes do mundo em Roma, na Itália, em 1995. A data é lembrada em vários países, entre eles EUA, México, Turquia, Itália, Alemanha, Venezuela e Brasil, claro. A data, 25 de outubro, foi escolhida por ser o dia da realização do 1º Congresso Mundial de Pasta.

O Brasil é o terceiro maior produtor de macarrão do mundo.O consumo de macarrão no Brasil é de 5,6 kg por pessoa, a cada ano.Com consumo local de 1,3 toneladas por ano, o macarrão é um dos alimentos mais vendidos no Brasil. O país está entre os quatro maiores consumidores do alimento do mundo -- os outros são Itália, Estados Unidos e Venezuela. Os valores nutritivos, o preço acessível, o sabor e a divulgação são responsáveis pela popularidade nacional do produto. 

Das variedades comercializadas, 85,5% são massas secas, 10% são instantâneas e 4,5% são frescas. A categoria de massas instantâneas, principalmente o macarrão comum, é a que mais cresce --em 2006 houve um acréscimo de 8% na produção. Entre as massas secas, as preferidas são as feitas com sêmola e, entre as frescas, as mais consumidas são as sem recheio. 

Para que você possa comemorar esta data em grande estilo, selecionei duas receitas impecáveis!


Tagliolini ao creme aromatizado com sálvia, presunto cru e óleo de tartufo



Por Sergio Arno


 

Ingredientes

2 colheres (sopa) de manteiga
10 folhas de sálvia
300 ml de creme de leite fresco
120 g de presunto cru cortado em julienne (finas tirinhas)
400 g de tagliolini
Gotas de óleo de tartufo para aromatizar
Queijo tipo parmesão ralado a gosto
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto


Decoração
  
Finas lâminas de presunto cru


Preparo


1.Numa frigideira grande, derreta a manteiga, acrescente as folhas de sálvia, o creme de leite e o presunto cru. Misture bem e cozinhe por alguns minutos, para os sabores se mesclarem.
2.Cozinhe a massa em abundante água fervente com sal e escorra-a al dente. Misture-a ao molho, acerte o sal, a pimenta, pingue o óleo de tartufo e por último polvilhe o parmesão.
3.Sirva imediatamente, com as lâminas de presunto

Serve 4 porções

Taglierini verde all’ italiana



Por Antônio Wilson de Aquino
 
Ingredientes
 
400 g de molho napolitano (tomate picado com manjericão)
3 dentes de alho amassados
1/2 xícara (chá) de óleo de oliva
200 g de filé mignon em cubos
150 g de champignons fatiados
400 g de tagliarini verde
Folhas de manjericão a gosto
Sal a gosto
 
Preparo
 
1.Em uma frigideira, coloque o molho napolitano, os dentes de alho e o óleo de oliva.
2.Acrescente o filé mignon em cubos, depois os champignons e o manjericão a gosto, para dar um toque no tempero.
3.Coloque o sal e deixe no fogo até a carne cozinhar e os ingredientes se mesclarem.
4.Cozinhe a massa em abundante água fervente com sal e escorra-a quando estiver al dente.
5.Disponha a massa numa tigela (ou diretamente nos pratos), coloque o molho por cima e sirva imediatamente.

Serve 4 porções

Bon appetit!

Marcadores: ,







0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial