<META content="MSHTML 6.00.2900.2604" name=GENERATOR><meta name='google-adsense-platform-account' content='ca-host-pub-1556223355139109'/> <meta name='google-adsense-platform-domain' content='blogspot.com'/> <!-- --><style type="text/css">@import url(https://www.blogger.com/static/v1/v-css/navbar/3334278262-classic.css); div.b-mobile {display:none;} </style> </HEAD><BODY><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d8940721423393911285\x26blogName\x3dCoisas+de+uma+Chef\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://coisasdeumachef.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://coisasdeumachef.blogspot.com/\x26vt\x3d3386802802785420403', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
terça-feira, 17 de agosto de 2010
Dia 17 de agosto é o Dia do Pão de Queijo




Ao dar início a um concurso de culinária, em 2007, a apresentadora Ana Maria Braga não tinha ideia de quantas receitas de pão de queijo iria receber.

Da avalanche de inscritos vindos de diferentes Estados brasileiros, surgiu o "Dia do Pão Queijo", que em 17 de agosto elegeria o melhor representante caseiro da iguaria mineira.

Casas de fast-food entraram na onda do programa de Ana Maria e passaram a organizar promoções para celebrar a data nos anos seguintes.



O pão de queijo é tão brasileiro como o futebol, carnaval e caipirinha!


A origem do pão de queijo  se confunde com a própria origem da culinária mineira, acompanhando a evolução de seus ingredientes: primeiro surgiu a goma, vindo da mandioca sob a forma do polvilho doce ou azedo; depois a gordura de porco, o sal, o ovo, o leite, a nata, a manteiga e por último o queijo, que aos poucos incorporou-se ao biscoito de goma (precursor do pão de queijo)moldados sob a forma de pequenas bolinhas e finalmente assados.

O pão de queijo com certeza é um dos salgados mais queridos pelo brasileiro  Mesmo que haja divergências sobre quando surgiu essa paixão nacional, os mineiros garantem que essa história de amor já existe há mais de meio século.

Reza a lenda que algo parecido com pão de queijo começou a ser fabricado pelos escravos no século XIX, quando a oferta de ovos, leites e queijo era bastante grande na região de Minas. Porém, na época, a qualidade da farinha utilizada deixava a desejar e fazia com que o pão não ficasse tão bom quanto o que conhecemos hoje.

Ao longo das décadas e após diversas experiências, as cozinheiras da região descobriram que substituir a farinha comum por polvilho era uma ótima opção e foi a partir desse aperfeiçoamento da receita que ele caiu no gosto dos brasileiros - e dos gringos.

Famoso por ter as melhores receitas do pão, o Estado de Minas Gerais é reconhecido internacionalmente por fabricar os típicos (e imbatíveis) pães de queijo. Tamanha popularidade resultou em empresas milionárias especializadas na fabricação, comercialização e até exportação da iguaria.


Em Belo Horizonte, o pão de queijo do supermercado Verdemar foi eleito pelo sétimo ano consecutivo o melhor da cidade pelo júri de VEJA Belo Horizonte. O segredo, segundo os produtores, é a generosa quantidade de queijo-de-minas utilizada na fabricação, que dá um sabor mais intenso ao quitute. Diariamente, é produzida 1 tonelada da iguaria.



E como em time que está jogando se mexe sim, a fórmula passou por diversas reformulações. Hoje, existem variações como o pão de queijo baiano, o pão de queijo com recheios (que podem ser doces ou salgados) e até pão de queijo light, à base de soja.



 
Segue abaixo uma receita deliciosa de Pão Queijo Especial, postada no site do Mais Você :

Ingredientes:

-1 kg de polvilho doce
-2 copos (requeijão) de leite
-1 copo (requeijão) de água
-1/2 copo (requeijão) de óleo
-3 colheres (sopa) de margarina ou manteiga com sal
-1 colher (sopa) de sal
-12 gemas de ovo (6 caipiras e 6 de granja)
-1/2 queijo minas curado ralado (500g a 600g)
-1 pacote (200g) de queijo parmesão ralado
-claras de ovos até dar o ponto (8 unidades)

Modo de Preparo:

Numa bacia, coloque polvilho doce e reserve.
Numa panela, coloque leite, água, óleo, margarina ou manteiga com
sal e sal. Leve ao fogo médio e deixe até ferver. Desligue o fogo
e despeje sobre o polvilho (reservado acima).
Mexa até que o polvilho fique todo envolvido, aguarde até que
esteja totalmente frio e só então comece a amassar. Adicione as
gemas de ovo (6 caipiras e 6 de granja) um a um para não
empelotar. Junte o queijo minas curado ralado, queijo parmesão ralado
e as claras até dar o ponto.
Prove para ver se está bom de sal e, se necessário, corrija.
Agora é só enrolar, colocar numa assadeira e levar ao forno
pré-aquecido a 200 º C por 20 minutos.



Esta outra receia é bem mineira!

Pão de queijo mineiro
Ingredientes
  • 4 copos(americanos)de polvilho doce (500g)
  • 1 colher de (sopa) fondor maggi ou sal a gosto
  • 2 copos de (americano)de leite (300ml)
  • 1 copo (americano) de óleo (150 ml)
  • 2 ovos grandes ou 3 pequenos
  • 4 copos (americano) de queijo minas meia cura ralado
  • óleo para untar
Modo de Preparo
  1. Colocar o polvilho em uma tigela grande
  2. à parte, aquecer o fondor, o leite e o óleo
  3. Quando ferver escaldar o polvilho com essa mistura, mexer muito bem para desfazer pelotinhas
  4. Deixe esfriar
  5. Acrescentar os ovos um a um, alternando com o queijo e sovando bem após cada adição
  6. Untar as mãos com óleo, se necessário
  7. Enrolar bolinhos de 2 (cm) de diâmetro e colocá-los em uma assadeira untada
  8. Levar ao forno médio (180º), pré-quecido
  9. Assar até ficarem douradinhos


Marcadores:







0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial