<META content="MSHTML 6.00.2900.2604" name=GENERATOR><meta name='google-adsense-platform-account' content='ca-host-pub-1556223355139109'/> <meta name='google-adsense-platform-domain' content='blogspot.com'/> <!-- --><style type="text/css">@import url(https://www.blogger.com/static/v1/v-css/navbar/3334278262-classic.css); div.b-mobile {display:none;} </style> </HEAD><BODY><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d8940721423393911285\x26blogName\x3dCoisas+de+uma+Chef\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://coisasdeumachef.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://coisasdeumachef.blogspot.com/\x26vt\x3d3386802802785420403', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
terça-feira, 22 de junho de 2010
Conhecendo o zimbro



Passear pelo universo dos aromas e sabores é algo que a cada dia mais me fascina.Vasculhar as prateleiras dos supermercados é muito gostoso!
Dia desses, deparei com o zimbro. Nunca tinha ouvido falar.E chegando em casa, é claro que decidi desvendar os mistérios desta especiaria.

O nome científico do zimbro é Juniperus communis e o mesmo é originário da Europa temperada e da Ásia.





Esta planta assemelha-se ao pinheiro, e pode chegar a 5 metros de altura. Suas folhas, (como as do pinheiro), são pontiagudas, suas flores, verde-amareladas, e os frutos, de sabor entre o adocicado e o amargo, são redondos e escuros em formato de bagas carnosas que nascem verdes, e quando amadurecem (após três anos), tornam-se pretas, as quais possuem em seu interior três sementes extremamente aromáticas e de sabor marcante.Ao desavisado parece uma pimenta. Só que o bago é um pouco maior.

Seu fruto possue propriedades anti-sépticas,calmantes,digestivas e diuréticas. Por conter componentes tóxicos, não deve ser ingerido por gestantes ou lactentes



Algumas curiosidades:

PARTES USADAS:
Fruto e sementes.

FORMAS EM QUE SE ENCONTRA:Pode ser encontrado em pó ou desidratado, no entanto as suas bagas frescas podem ser adicionadas aos alimentos, inteiras ou moídas.

COMO CONSERVAR:Para conservar a intensidade do seu aroma e sabor, guarde este fruto em recipientes de vidro hermeticamente fechados, ou em embalagens plásticas próprias para alimentos.



CURIOSIDADES MÍSTICAS:O aroma do óleo essencial do zimbro combate o nervosismo, medo, preocupação desgostos, perturbação mental, acesso de fobias e sono agitado.

USO GERAL:È muito usado como aromatizante de bebidas, como o gim, além de tempero para vários pratos.
Na cosmética, é usado no tratamento de acne, ferimentos, infecções, eczemas e celulite.

USO INDICADO EM ALIMENTOS
- conservas
- marinados
- carne de porco
- aves



E como de costume, deixo algumas receitinhas nas quais você poderá testar este sabor que para mim é novo.

Chutney de morango



Ingredientes:

3 colheres (sopa) de azeite

400g de tomate seco

1 dente de alho picado

1 cebola média picada

400 g de morango

2 colheres (sopa) de açúcar mascavo

4 colheres (sopa) de aceto balsâmico

4 grãos de zimbro

1 folha de louro

sal

Modo de fazer:

Aqueça o azeite em uma panela e refogue alho e cebola até perderem a cor. Acrescente o tomate seco e deixe no fogo baixo por alguns minutos. Junte os morangos, o açúcar mascavo, o aceto, o zimbro e o louro. Cozinhe até os morangos se desmancharem, formando uma pasta uniforme e brilhante. Tempere com sal, retire do fogo e deixe esfriar.

Guarde em vidros tampados, na geladeira, por até 30 dias.


Pernil de carneiro ao zimbro



Ingredientes:

1 pernil de carneiro de 1,6 kg

1 kg de batatas

200 ml de creme de leite fresco

400 ml de leite integral

15 bagos de zimbro

1 folha de louro

1 ramo de tomilho

60 g de manteiga

1 colher (sopa) de azeite de oliva

Sal e pimenta-do-reino (moída na hora, de preferência)


Modo de fazer:

Na véspera, faça pequenas incisões no pernil e introduza os bagos de zimbro. Cubra com um pano úmido e deixe na geladeira por 12 horas.

Retire o pernil da geladeira 2 horas antes de iniciar o cozimento. Pré-aqueça o forno a 240º. Ponha o pernil em uma assadeira, unte-o todo com o azeite e tempere com sal. Espalhe por cima a manteiga em pedacinhos e leve ao forno. Dez minutos depois, baixe a temperatura para 210º. e continue assando por mais 40 minutos, regando regularmente com o suco que se formar no fundo da assadeira.

Enquanto isso, descasque as batatas e corte-as em rodelas de 1 cm. Ponha em uma caçarola, com o tomilho, o louro e o leite. Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar por 25 minutos após ferver.

Retire a carne do forno e deixe repousar por 15 minutos, envolta em papel alumínio. Retire o excesso de gordura do molho do assado e deglace com 2 colheres (sopa) de água.

Retire as batatas do líquido e coloque-as em um refratário untado. Em fogo alto, aqueça novamente o leite do cozimento, junte o creme e reduza pela metade. Derrame sobre as batatas e leve ao forno por 15 minutos.

Sirva o carneiro com as batatas à parte e o molho aquecido em uma molheira.

Rendimento: 6 porções.


Calda de zimbro

Caramelize 4 colheres de sopa cheias de açúcar.

Acrescente então 2 zimbros, 3/4 de xícara de água e 1 cravo. Deixe ferver até que se torne uma calda quase espessa.

Sirva sobre sorvete de creme em cama de farofa de castanha do Pará ainda quente, ou sobre um bolo de cacau.

Marcadores: ,







0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial