quarta-feira, 19 de maio de 2010
Alho poró

O alho-porro (português europeu) ou alho-poró (português brasileiro) é um vegetal que pertence à mesma família (Alliaceae) das cebolas e dos alhos.
Em vez de formar um bulbo arredondado, como a cebola, o alho-porá produz um longo cilindro de folhas encaixadas umas nas outras, esbranquiçadas na zona subterrânea, sendo esta a parte das folhas mais utilizada na culinária, ainda que a parte verde também possa ser utilizada, por exemplo, em sopas.

De sabor mais suave que a cebola, o alho-poró é muito usado na culinária, sendo um ingrediente da famosa vichyssoise. Podem também ser utilizados crus em saladas.
O alho-poró era já utilizado pelos antigos Egípcios, Gregos e Romanos que depois levaram o vegetal a diversas partes da Europa.
É um dos símbolos nacionais do País de Gales, fazendo parte dos rituais do dia de São David, quando é tradição os galeses envergarem a planta. De acordo com a mitologia do País de Gales, São David ordenou aos seus soldados galeses, que envergassem a planta nos seus elmos numa batalha contra os Saxões que teria ocorrido num campo de alhos-porós. É provável que esta história tenha sido concebida pelo poeta inglês Michael Drayton mas sabe-se que a planta é um símbolo deste povo desde épocas antigas. Por exemplo, Shakespeare refere-se a tradição de envergar o alho-porro na sua peça Henrique V, onde Henrique diz a Fluellen que está envergando o alho porro "for I am Welsh, you know, good countryman" ("porque sou galês, bem sabes, caro compatriota").
O cheirinho do alho-poró pra mim é inebriante...
Que tal testar com a saborosa receita abaixo?

Quiche de Alho-poró com catupiry
500g de farinha de trigo
250g de gordura hidrogenada ou manteiga
2 ovos inteiros
1 colher (sopa) de azeite
1 colher (café) de fermento em pó
1 colher (chá) de sal
água gelada (se necessário)
Aperte a gordura hidrogenada com a farinha, o azeite e os demais ingredientes, trabalhando com os dedos. Deixe a massa descansar 15 minutos. (se o dia estiver muito quente, o descanso é na geladeira). Faça uma bola de massa, espelhe na fôrma para não ficar muito grossa e corte o excesso.
Recheio:
2 xícaras de alho-poró picadinho
1 colher (sopa) de manteiga
1 copo de creme de leite
cebolinha verde picada
1 xícara de parmesão ralado
3 ovos
sal e pimenta
noz moscada ralada
catupiry
Refogue o alho-poró na manteiga, numa panela tampada, mexendo de vez em quando. Junte o sal, pimenta, cebolinha e noz moscada. Deixe esfriar. Junte o parmesão. Recheie o fundo da fôrma com o alho-poró frio. Distribua o catupiry. Espalhe em cima a cobertura do creme de leite com os ovos, uma pitada de pimenta e sal. Polvilhe com parmesão. Leve ao forno.
Marcadores: Ervas e especiarias, Ingredientes

0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial