<META content="MSHTML 6.00.2900.2604" name=GENERATOR><meta name='google-adsense-platform-account' content='ca-host-pub-1556223355139109'/> <meta name='google-adsense-platform-domain' content='blogspot.com'/> <!-- --><style type="text/css">@import url(https://www.blogger.com/static/v1/v-css/navbar/3334278262-classic.css); div.b-mobile {display:none;} </style> </HEAD><BODY><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d8940721423393911285\x26blogName\x3dCoisas+de+uma+Chef\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://coisasdeumachef.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://coisasdeumachef.blogspot.com/\x26vt\x3d3386802802785420403', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
quarta-feira, 19 de maio de 2010
Alho poró




O alho-porro (português europeu) ou alho-poró (português brasileiro) é um vegetal que pertence à mesma família (Alliaceae) das cebolas e dos alhos.

Em vez de formar um bulbo arredondado, como a cebola, o alho-porá produz um longo cilindro de folhas encaixadas umas nas outras, esbranquiçadas na zona subterrânea, sendo esta a parte das folhas mais utilizada na culinária, ainda que a parte verde também possa ser utilizada, por exemplo, em sopas.





De sabor mais suave que a cebola, o alho-poró é muito usado na culinária, sendo um ingrediente da famosa vichyssoise. Podem também ser utilizados crus em saladas.

O alho-poró era já utilizado pelos antigos Egípcios, Gregos e Romanos que depois levaram o vegetal a diversas partes da Europa.

É um dos símbolos nacionais do País de Gales, fazendo parte dos rituais do dia de São David, quando é tradição os galeses envergarem a planta. De acordo com a mitologia do País de Gales, São David ordenou aos seus soldados galeses, que envergassem a planta nos seus elmos numa batalha contra os Saxões que teria ocorrido num campo de alhos-porós. É provável que esta história tenha sido concebida pelo poeta inglês Michael Drayton mas sabe-se que a planta é um símbolo deste povo desde épocas antigas. Por exemplo, Shakespeare refere-se a tradição de envergar o alho-porro na sua peça Henrique V, onde Henrique diz a Fluellen que está envergando o alho porro "for I am Welsh, you know, good countryman" ("porque sou galês, bem sabes, caro compatriota").


O cheirinho do alho-poró pra mim é inebriante...

Que tal testar com a saborosa receita abaixo?




Quiche de Alho-poró com catupiry

500g de farinha de trigo
250g de gordura hidrogenada ou manteiga
2 ovos inteiros
1 colher (sopa) de azeite
1 colher (café) de fermento em pó
1 colher (chá) de sal
água gelada (se necessário)

Aperte a gordura hidrogenada com a farinha, o azeite e os demais ingredientes, trabalhando com os dedos. Deixe a massa descansar 15 minutos. (se o dia estiver muito quente, o descanso é na geladeira). Faça uma bola de massa, espelhe na fôrma para não ficar muito grossa e corte o excesso.

Recheio:
2 xícaras de alho-poró picadinho
1 colher (sopa) de manteiga
1 copo de creme de leite
cebolinha verde picada
1 xícara de parmesão ralado
3 ovos
sal e pimenta
noz moscada ralada
catupiry

Refogue o alho-poró na manteiga, numa panela tampada, mexendo de vez em quando. Junte o sal, pimenta, cebolinha e noz moscada. Deixe esfriar. Junte o parmesão. Recheie o fundo da fôrma com o alho-poró frio. Distribua o catupiry. Espalhe em cima a cobertura do creme de leite com os ovos, uma pitada de pimenta e sal. Polvilhe com parmesão. Leve ao forno.

Marcadores: ,







0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial