<META content="MSHTML 6.00.2900.2604" name=GENERATOR><meta name='google-adsense-platform-account' content='ca-host-pub-1556223355139109'/> <meta name='google-adsense-platform-domain' content='blogspot.com'/> <!-- --><style type="text/css">@import url(https://www.blogger.com/static/v1/v-css/navbar/3334278262-classic.css); div.b-mobile {display:none;} </style> </HEAD><BODY><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d8940721423393911285\x26blogName\x3dCoisas+de+uma+Chef\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://coisasdeumachef.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://coisasdeumachef.blogspot.com/\x26vt\x3d3386802802785420403', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
domingo, 7 de fevereiro de 2010
O Grão Sagrado




Há algum tempo tenho ouvido falar sobre a Quinoa. Confesso que ainda não fui apresentada à mesma.Mas confesso também que não consigo ficar muito tempo com curiosidade sobre determinado assunto sem pesquisar...Acho que todos deveriam fazer a mesma coisa!
Este final de semana procurei ler um pouquinho e em breve pretendo me apresentar formalmente a ela! E de preferência, testando a receita que disponibilizarei no final deste post, pois me pareceu deliciosa!

Mas agora vamos ao resultado de minha pesquisa...





Consumida pelos incas, há mais de 8 mil anos,a quinoa era o alimento principal do povo das montanhas. Aqui no Brasil há pouco tempo fala-se sobre este alimento. Devido ao seu alto valor nutritivo, muitos já conhecem este grão que pode trazer muitos benefícios à saúde.É conhecida como "Grão Sagrado".


É encontrada em forma de flocos, grãos e farinha,além de derivados como macarrão e barras energéticas, em grande parte do Brasil. Dentre os benefícios do consumo, estão a prevenção de câncer de mama, osteoporose e problemas cardíacos, além da melhora da imunidade, da aprendizagem e da memória e recuperação de tecidos, entre outros.


Ela é rica em vitaminas a como a B-6, B-1 e em menores quantidades as vitaminas E e C. Para se ter uma idéia, em apenas 100 gramas da quinua podemos encontrar 9,5 miligramas de ferro, 286 mg de fósforo, 112 mg de cálcio e ainda apresenta um valor entre 67 e 74 % de hidratos de carbono, essencialmente na forma de amido. Seu teor energético também é alto, em torno de 347 kcal por 100g.

A quinoa é uma espécie de irmã da soja, mas com uma concentração de ferro bastante elevada e se comparada ao nível de assimilação da soja e da carne que é de 60 % ela supera. Sendo assimilada pelo organismo em até 75%.

A absorção é tanta que ela é utilizada até na alimentação dos astronautas.

Podemos destacar também a quantidade de fibras presente. As fibras colaboram com o bom trabalho intestinal, ajudam no controle dos níveis de colesterol e glicemia no sangue, entre outras funções importantes para o organismo.

Outra vantagem da quinoa é não ter o glúten em sua composição, dessa forma as pessoas com intolerância ao glúten, a chamada doença celíaca, também podem desfrutar deste alimento.


Este maravilhoso alimento pode ser aproveitado desde as folhas, que podem ser preparadas refogadas, assim como preparamos a couve-mineira, o espinafre, etc, até os botões das flores que podem ser consumidos como brócolis. O grão, que é a forma de mais fácil aquisição, pode ser utilizado de várias maneiras: cozido e temperado como salada, cozido como arroz, utilizado no preparo de sopas, etc.

A farinha é utilizada para preparar mingaus, pães, pudins, massa para panqueca, biscoitos, enfim, basta ter criatividade e aproveitar de diversas formas este alimento.

As formas de preparo são variadas.

Os grãos, por exemplo, podem ser incorporados em saladas, bolinhos com legumes ou cozidos da mesma forma que o arroz, podendo substituí-lo.

Flocos podem ser consumidos, principalmente, nas preparações do café da manhã, acompanhando frutas, leite e iogurtes.

Já as farinhas podem fazer parte das receitas de massas, pães, bolos e tortas.

Entretanto, sua imaginação é essencial para criar receitas e agregar esse alimento ao seu dia-a-dia da forma que achar mais agradável.


A receita e foto abaixo foram retiradas do site Panelinha






Escondidinho de mignon com quinoa
Temperado com alcaparras e cogumelos, o tradicional prato brasileiro ganhou ares sofisticados. Este escondidinho é a receita perfeita para acabar com a TPM – afinal, esconde muitas vitaminas e minerais.

Autor: Panelinha

Tempo de preparo: Menos de 2 horas
Serve: 4

Para o picadinho
Ingredientes
500 g de filé mignon cortado em cubos
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1/2 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 folha de louro
2 colheres (sopa) de extrato de tomate
1 xícara (chá) de vinho branco seco
1 colher (chá) de raspas de laranja
1 colher (chá) de tomilho seco
1 colher (chá) de sal
1 pitada de pimenta-do-reino moída na hora
Modo de Preparo
1. Preaqueça o forno a 180°C (temperatura média).

2. Leve uma frigideira grande com o azeite ao fogo médio. Quando esquentar, junte a cebola e refogue até ficar transparente. Acrescente o alho e mexa por mais 1 minuto. Aumente o fogo, adicione a carne e o louro e mexa até dourar.

3. Abaixe o fogo e junte o extrato de tomate, o sal, a pimenta e mexa bem. Acrescente o vinho e tampe. Deixe cozinhar por 6 minutos e desligue o fogo. Junte as raspas de laranja e o tomilho. Retire o louro e descarte.
Para a quinoa
Ingredientes
1 xícara (chá) de quinoa-real em grão
1 xícara (chá) de cogumelos-de-paris
1 colher (sopa) de alcaparras
2 colheres (sopa) de salsinha
2 colheres (sopa) de manteiga
2 xícaras (chá) de água
Modo de Preparo
1. Numa panela, coloque a quinoa e 2 xícaras (chá) de água. Deixe cozinhar por 20 minutos ou até secar.

2. Corte os cogumelos em fatias. Lave as alcaparras e pique bem. Faça o mesmo com a salsinha.

3. Numa panela média, derreta a manteiga em fogo médio e junte as alcaparras e os cogumelos. Refogue, mexendo bem, por 4 minutos ou até a água dos cogumelos secar. Desligue o fogo e misture a quinoa e a salsinha.
Montagem
Num recipiente refratário, coloque 2/3 da quinoa preparada e espalhe bem com a colher. Cubra com o picadinho de carne. Por último, faça uma camada com a quinoa restante. Aperte bem e leve ao forno por 20 minutos para esquentar. Sirva quente.

Marcadores:







0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial