<META content="MSHTML 6.00.2900.2604" name=GENERATOR><meta name='google-adsense-platform-account' content='ca-host-pub-1556223355139109'/> <meta name='google-adsense-platform-domain' content='blogspot.com'/> <!-- --><style type="text/css">@import url(https://www.blogger.com/static/v1/v-css/navbar/3334278262-classic.css); div.b-mobile {display:none;} </style> </HEAD><BODY><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d8940721423393911285\x26blogName\x3dCoisas+de+uma+Chef\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://coisasdeumachef.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://coisasdeumachef.blogspot.com/\x26vt\x3d3386802802785420403', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010
Ah! Com este calor....ou... Falando de Sorvetes e Sorbets




O que tem feito de calor é bricadeira!!!!Amigos twitteiros de todo o Brasil não têm outro assunto! E eu aqui...de frente pro teclado,quase me dissolvendo! hehehe Vontade de tomar um sorvete! Ou seria um sorbet???

Sim amigo leitor, existem sim algumas diferenças!

Se olharmos as definições básicas diríamos o seguinte:





Sorvete
: sobremesa gelada feita a partir do resfriamento de misturas com sabores diversos. O resfriamento é feito em máquinas específicas compostas por tanques frios e pás para que a mistura gele e bata simultaneamente.




Sorbet: tipo de sorvete feito à base de água, mais macio e granuloso que os sorvetes tradicionais, não contém gordura nem gemas.

Mas podemos viajar um pouco mais...

Pense no sabor de sua fruta favorita em temperaturas abaixo de zero grau, derretendo-se ao contato com o paladar em pequenos grânulos congelados. Agora, acrescente o toque de requinte da alta gastronomia. O resultado é o sorbet, uma espécie de irmão do sorvete. Ao contrário de seu parente, que reina como sobremesa, a iguaria ocupa papel importante durante a refeição.

Gelado, requintado e saboroso, o sorbet prepara o paladar para o próximo prato de uma refeição da alta gastronomia. É uma espécie de entremets [entre pratos]. Costuma ser servido para limpar o paladar entre um prato e outro, como quando se passa das carnes brancas para as vermelhas em uma mesma refeição.





O sorbet fixou seu lugar como componente da refeição na nouvelle cuisine – a nova cozinha, estilo culinário iniciado na década de 1970, caracterizado por destacar a comida de alta qualidade, que valoriza sabores delicados e a apresentação dos pratos.


Mas a refrescância do sorbet e o fato de ser menos calórico que o sorvete – apesar do açúcar, não leva em sua base nenhum tipo de proteína animal, como o leite –, tem feito com que o prato extrapole as refeições e possa ser servido como sobremesa ou a qualquer hora.






Agora já o sorvete...

Este é um tipo de guloseima doce e gelada que é tipicamente preparada a partir de derivados do leite. Pode possuir diversos sabores, tais como de frutas, chocolate ou caramelo. A mistura é arrefecida enquanto agitada, para evitar a formação de cristais de gelo.

Os sorvetes comercializados têm uma composição típica, normalmente regulamentada:

* 10% a 16% de leite gordo (a pasteurização é opcional, em alguns casos);
* 9% a 12% de soro de leite, que contém proteínas (como a caseína) e hidratos de carbono;
* 12% a 16% de adocicantes (tipicamente uma combinação de sacarose e/ou adocicantes baseados em glucose);
* 0,2% a 0,5% de estabilizadores e emulsificantes;
* 55% a 64% de água, proveniente dos sólidos do leite e outros ingredientes.

Estes ingredientes constituem somente a parte sólida do sorvete, que é apenas uma porção de seu volume final. Na verdade, o volume final e a característica cremosa se devem ao ar que foi introduzido durante a mistura (agitação) dos ingredientes.

Agora que já conhecemos as duas opções...o que você está esperando? Compre logo um de cada e viva o verão!!!

Marcadores:







0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial