segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010
Ah! Com este calor....ou... Falando de Sorvetes e Sorbets
O que tem feito de calor é bricadeira!!!!Amigos twitteiros de todo o Brasil não têm outro assunto! E eu aqui...de frente pro teclado,quase me dissolvendo! hehehe Vontade de tomar um
sorvete! Ou seria um
sorbet???
Sim amigo leitor, existem sim algumas diferenças!
Se olharmos as definições básicas diríamos o seguinte:
Sorvete: sobremesa gelada feita a partir do resfriamento de misturas com sabores diversos. O resfriamento é feito em máquinas específicas compostas por tanques frios e pás para que a mistura gele e bata simultaneamente.
Sorbet: tipo de sorvete feito à base de água, mais macio e granuloso que os sorvetes tradicionais, não contém gordura nem gemas.
Mas podemos viajar um pouco mais...
Pense no sabor de sua fruta favorita em temperaturas abaixo de zero grau, derretendo-se ao contato com o paladar em pequenos grânulos congelados. Agora, acrescente o toque de requinte da alta gastronomia. O resultado é o sorbet, uma espécie de irmão do sorvete. Ao contrário de seu parente, que reina como sobremesa, a iguaria ocupa papel importante
durante a refeição.
Gelado, requintado e saboroso, o sorbet prepara o paladar para o próximo prato de uma refeição da alta gastronomia. É uma espécie de entremets [entre pratos]. Costuma ser servido para limpar o paladar entre um prato e outro, como quando se passa das carnes brancas para as vermelhas em uma mesma refeição.
O sorbet fixou seu lugar como componente da refeição na nouvelle cuisine – a nova cozinha, estilo culinário iniciado na década de 1970, caracterizado por destacar a comida de alta qualidade, que valoriza sabores delicados e a apresentação dos pratos.
Mas a refrescância do sorbet e o fato de ser menos calórico que o sorvete – apesar do açúcar, não leva em sua base nenhum tipo de proteína animal, como o leite –, tem feito com que o prato extrapole as refeições e possa ser servido como sobremesa ou a qualquer hora.
Agora já o sorvete...
Este é um tipo de guloseima doce e gelada que é tipicamente preparada a partir de derivados do leite. Pode possuir diversos sabores, tais como de frutas, chocolate ou caramelo. A mistura é arrefecida enquanto agitada, para evitar a formação de cristais de gelo.
Os sorvetes comercializados têm uma composição típica, normalmente regulamentada:
* 10% a 16% de leite gordo (a pasteurização é opcional, em alguns casos);
* 9% a 12% de soro de leite, que contém proteínas (como a caseína) e hidratos de carbono;
* 12% a 16% de adocicantes (tipicamente uma combinação de sacarose e/ou adocicantes baseados em glucose);
* 0,2% a 0,5% de estabilizadores e emulsificantes;
* 55% a 64% de água, proveniente dos sólidos do leite e outros ingredientes.
Estes ingredientes constituem somente a parte sólida do sorvete, que é apenas uma porção de seu volume final. Na verdade, o volume final e a característica cremosa se devem ao ar que foi introduzido durante a mistura (agitação) dos ingredientes.
Agora que já conhecemos as duas opções...o que você está esperando? Compre logo um de cada e viva o verão!!!
Marcadores: Cultura