<META content="MSHTML 6.00.2900.2604" name=GENERATOR><meta name='google-adsense-platform-account' content='ca-host-pub-1556223355139109'/> <meta name='google-adsense-platform-domain' content='blogspot.com'/> <!-- --><style type="text/css">@import url(https://www.blogger.com/static/v1/v-css/navbar/3334278262-classic.css); div.b-mobile {display:none;} </style> </HEAD><BODY><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d8940721423393911285\x26blogName\x3dCoisas+de+uma+Chef\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://coisasdeumachef.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://coisasdeumachef.blogspot.com/\x26vt\x3d3386802802785420403', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
quarta-feira, 13 de janeiro de 2010
Pitanga...por onde andas?!

Que minha filha é do contra, gosta daquilo que ninguém gosta, quer aquilo que não se encontra, isto é um fato. Mas mãe é sempre mãe (e vaca é vaca) e nunca consegue gostar menos de um filho por o mesmo ser de esquerda!

Fato é, que já faz mais de ano, que esta esquerdista vira e mexe vem com seu desejo de comer pitanga novamente à tona. Sim, pitanga!!! Aquela frutinha vermelha, de um vermelho vivo, cheirosa, gostosa de se comer...






Mas a coisa não é tão simples assim! Também já faz mais de ano que por onde passo, procuro as benditas (ou seriam malditas?!) pitangas e não as encontro! Pelo menos em sua forma original!Só as encontro em forma de shampoo, cremes, sabonetes,etc,etc! E como encontro!!!! É produto de higiene e beleza feito com pitanga pra tudo enquanto é lado!!!!






A pitanga é nativa daqui do Brasil, pitanga é um nome que vem da palavra tupi pyrang, que significa vermelha, bem vermelha, a pitanga só dá de outubro a janeiro, ou de abril a junho, é fruta de calor, de verão, de férias, fruta com gosto de quintal. Até aí, beleza!!!!! Mas os quintais em Belo Horizonte não existem mais, pelo menos onde meus olhos alcançam...

Em minha última ida ao Sul da Bahia, cumpri uma maratona....Mercado, feiras livres,até que na pousada onde estava me falaram da Praça das Pitangueiras em Porto Seguro.Programamos uma chegada em Porto....quem sabe assim acabava de vez com esta tortura?!




A praça realmente é linda...pitangueiras pra todos os lados! Mas que decepção...como já estávamos em fevereiro, as danadas das pitangas tinham acabado de sair de cena e apenas algumas poucas aguardaram pela nossa chegada!!!!


E assim vou levando a vida....procurando pitanga por onde passo! Aqui em BH impossível encontrar!!!!O jeito vai ser comprar um sítio e plantar!!!Ou então corro o risco de futuramente, quando minha filha engravidar, vir a ter um netinho com cara de pitanga!!!!






Saiba um pouco mais sobre pitangas


Origem
América tropical
Características
Possui apenas flores brancas e solitárias, frutos pequenos e comestíveis de cor vermelho brilhantes com nervuras longitudinais. Seu tronco é liso de cor clara sendo comum trocar sua casca ao longo do ano.
As folhas são ovaladas, lisas e verde brilhantes. As folhas dos novos brotos tem um tom avermelhado.
Ambiente
É uma planta de exterior, podendo se adaptar em interior durante os meses de verão, desde que próxima a uma janela com uma boa ventilação. No exterior pode ser cultivada a pleno sol, resultando uma maior produção de frutos e diminuição no tamanho das folhas. Durante o inverno, se ficar exposta a baixas temperaturas possivelmente perderá todas as folhas.


Nome Científico
Eugenia uniflora.
Família Botânica
Myrtaceae
Características Gerais
É planta amplamente cultivada em pomares domésticos para produção de frutos, que são consumidos ao natural e na forma de sucos ou geléias. É recomendável seu plantio destinado à recomposição de áreas degradadas, visando a proporcionar alimento à avifauna. Floresce de agosto a novembro.


Prepare uma deliciosa mousse de pitanga (Se você encontrá-la, é claro!!!)






Mousse de pitanga

Ingredientes

• 1 envelope de gelatina em pó sem sabor (12g)
• 1 lata de leite condensado (normal ou desnatado)
• 200 g de polpa de pitanga (pode ser congelada)
• 3 claras
• 2 colheres (sopa) de açúcar

Modo de fazer

Junte cinco colheres (sopa) de água fria à gelatina e leve ao fogo em banho-maria até dissolver. Reserve. Bata no liquidificador o leite condensado, a polpa de pitanga, meia medida (da lata) de água e a gelatina dissolvida.

Em uma batedeira, bata as claras em neve com o açúcar, adicione ao creme de pitanga e misture delicadamente. Coloque a mousse em taças e leve à geladeira por cerca de 4 horas ou até ficar firme.

Marcadores:







1 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Foi só ler esse post que minha vontade aumentou progressivamente! Pede ajuda para seus cyber friends, quem sabe assim teremos sucesso nessa nossa saga em busca de pitangas?? hahahaha

A idéia do sítio é uma boa, não quero ter um filho com cara de pitanga, por mais que as ame. ;)

Peço que todos descartem essa receita de mousse de pitangas, pois se algúem descobrir o paraíso perdido dessa frutinha avise-nos.

hahahahaha

muito bom, mãe!

bjo

13 de janeiro de 2010 às 10:54  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial