domingo, 31 de janeiro de 2010
Ora-pro-nobis...Amém!!

Quem mora em Minas ou se interessa pela cozinha deste estado, com certeza já ouviu falar do Ora-pro-nobis, pois o mesmo tem papel de destaque na gastronomia mineira. Mas como surgiu este nome?!
Conta a história que, nos tempos coloniais, as igrejas eram cercadas pelo vegetal, mas os padres não deixavam que fossem colhidas. Então, durante a longa oração do ora-pro-nóbis, as famílias aproveitavam para apanhar as folhas e garantir o almoço. Melhor para o povo, que inventou pratos ricos, nutritivos e criativos.
O ora pro nobis já foi considerada apenas uma moita espinhenta, boa para fazer cercas. Mas acabou ganhando fama e nobreza junto à culinária mineira. Sua rusticidade é grande, uma vez que cresce com facilidade. O ora pro nobis é uma planta da família das cactáceas. Por apresentar ramos repletos de espinhos e crescimento vigoroso, a planta pode ser usada com sucesso como uma cerca-viva intransponível.
A planta é também conhecida como a “carne do pobre” devido a seu alto teor de proteína. Análises feitas mostram possuir 25% de proteínas, e ter digestibilidade de 85%. A folha não deve ser lavada para que não perca suas qualidades protéicas – recomenda-se apenas limpar com pano úmido. Deve ser rapidamente refogada e, se possível, acompanhada de um frango bem temperado, costelinha, ou angu.
Do ponto de vista ornamental, a “ora-pro-nobis” apresenta uma florada generosa que ocorre entre os meses de janeiro a abril, produzindo um espetáculo surpreendente. O curioso é que poucas pessoas conhecem ou tiveram a oportunidade de presenciar sua floração que, embora seja exuberante, é efêmera, pois dura apenas um dia. Uma outra característica interessante é que suas flores são muito perfumadas e melíferas, tornando o seu cultivo indicado também aos apicultores.
Após a floração, o “ora-pro-nobis” produz frutos em forma de pequenas bagas amarelas e redondas, entre os meses de junho e julho. E aí vem um ponto importante a ser observado: nem todas as variedades desta planta são comestíveis; apenas a que tem flores brancas, com miolo alaranjado e folhas pequenas.
E como aqui quase tudo nos leva à mesa, não podia deixar de disponibilizar uma receita bem mineira!

Frango com ora-pro-nóbis
Ingredientes
10 pedaços de frango
3 tomates grandes
1 colher de sopa de vinagre ou limão
Salsa e cebolinha a gosto
1 maço de ora-pro-nóbis
Modo de preparo
Lave uma a uma as folhas de ora-pro-nóbis e deixe-as
secar bem.
Refogue o frango, já temperado a gosto, com um pouco de
óleo ou azeite.
Assim que estiver pronto, acrescente tomate, salsa e
cebolinha.
Deixe-o cozinhando.
Coloque as folhas de ora-pro-nóbis numa bacia com água
e limão por quinze minutos para tirar o aspecto
pegajoso das folhas. Depois, seque-as e pique-as bem
fininho. Coloque-as em cima do frango, deixando ferver
rapidamente.
Misture bem o frango às folhas para que pegue o gosto
do ora-pro-nóbis.
O aspecto do prato é semelhante ao do molho pardo.
Separe algumas folhas sem picar para enfeitar e sirva
com arroz branco e angu.
Receita das Minas Gerais.
Marcadores: Ingredientes

0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial