<META content="MSHTML 6.00.2900.2604" name=GENERATOR><meta name='google-adsense-platform-account' content='ca-host-pub-1556223355139109'/> <meta name='google-adsense-platform-domain' content='blogspot.com'/> <!-- --><style type="text/css">@import url(https://www.blogger.com/static/v1/v-css/navbar/3334278262-classic.css); div.b-mobile {display:none;} </style> </HEAD><BODY><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d8940721423393911285\x26blogName\x3dCoisas+de+uma+Chef\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://coisasdeumachef.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://coisasdeumachef.blogspot.com/\x26vt\x3d3386802802785420403', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
domingo, 27 de dezembro de 2009
Tempero em vasos ou...na janela do meu ap...




Que eu seja apaixanada por pimentas e aquelas plantinhas que dão um ótimo tempero na cozinha, já era de se esperar...Amo!!!Pimenta então...

De uns tempos prá cá, comecei a ter vontade de cultivá-las para tê-las sempre fresquinhas ao meu alcance.Parece que gosto de desafios! Quando morava em uma cobertura com um espaço enorme pra isso, a idéia não veio...Agora que moro num apartamento pequenino...rs

Achei que meu desejo seria frustrado, mas foi só começar a pesquisar um pouquinho que descobri... os temperos são muito fáceis de cultivar em vasos ou jardineiras e crescem rapidamente!

Sim,estou falando daqueles vasinhos de temperos cheirosos que você pode ter em algum espaço de sua cozinha, ou da área de serviço, e na hora de decorar a salada .. é só ir lá e colher.

Além de proporcionar aquele sabor todo especial aos seus pratos, ainda decora o ambiente...

No meu caso, optei por usar as janelas do apartamento.Desde as da cozinha, sala, quartos...todas enfim!

Vasinhos plásticos e pequenas jardineiras foram preparados e espalhados por todas elas. E hoje, posso colher manjericão,orégano...
Em breve colherei sálvia, tomilho e até tomatinho cereja!!!

As pimentas são um capítulo à parte; plantei 34 tipos diferentes! Isso mesmo! Você não leu errado! Trinta e quatro!!!! E as primeiras já começam a dar o ar da graça!!!

As bebezinhas abaixo estão na janela da minha sala.




Deixo abaixo pra vocês algumas dicas de como criar sua hortinha de apartamento, se você assim como eu, não tem um espaço maior.


Solo: O ideal é 1/3 de terra boa, 1/3 de areia e 1/3 de composto orgânico.

Luminosidade: Só se desenvolvem bem quando plantados sob sol pleno.

Rega: Irá depender da espécie.

Plantio: Em geral distância ideal entre as mudas é de 20 cm. Se for em vaso pequeno não mais de 2 mudas p/ vaso.

Além de oferecer produtos frescos na hora de preparar as refeições, ter uma plantação de hortaliças rende um certo charme à cozinha. Mesmo quem mora em pequenos apartamentos pode ter uma.



O primeiro segredo para que mudas de hortelã, alecrim, coentro, cebolinha, salsinha e pimenta, por exemplo, vinguem é a profundidade do vaso em que eles devem ser colocados. Coloque, no mínimo, 15 centímetros de terra.


Nas primeiras semanas, é recomendável colocar um copo de água nos vasos duas vezes por dia. Quando as folhagens começarem a se formar, uma vez ao dia já será suficiente.

Outro cuidado essencial é deixar os vasos em contato com a luz do sol durante seis horas, todos os dias.





E em vasinhos plásticos ou pequenas jardineiras, terra boa, e luminosidade você terá seus temperos favoritos ... à mão.

Vamos começar?! Mãos à obra e até breve!

Marcadores:







2 Comentários:

Anonymous @umnariznomundo disse...

Eu ja to pensando em fazer isso desde quando mudei pra uma casa.. Essa ideia de colocar em tubulações cortadas ao meio - acho que é isso na 3ª imagem - é bem legal, mas penso nas chuvas aqui em SP, talvez prejudique as mudas.

Vou tentar nessas proximas semanas.

17 de fevereiro de 2010 às 20:44  
Anonymous katia disse...

Depois me diga se deu certo!!!!

19 de fevereiro de 2010 às 13:33  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial