<META content="MSHTML 6.00.2900.2604" name=GENERATOR><meta name='google-adsense-platform-account' content='ca-host-pub-1556223355139109'/> <meta name='google-adsense-platform-domain' content='blogspot.com'/> <!-- --><style type="text/css">@import url(https://www.blogger.com/static/v1/v-css/navbar/3334278262-classic.css); div.b-mobile {display:none;} </style> </HEAD><BODY><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d8940721423393911285\x26blogName\x3dCoisas+de+uma+Chef\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://coisasdeumachef.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://coisasdeumachef.blogspot.com/\x26vt\x3d3386802802785420403', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
terça-feira, 29 de dezembro de 2009
Superstição e fome, ou...Falando sobre romãs


Não precisamos ser atentos observadores para perceber nos últimos dias, uma fruta chamando a atenção para si em supermercados,mercados e horifrutis.

É uma fruta que nasce em um arbusto relativamento alto, muito ramificado, com tronco acinzentado. As folhas são verdes e brilhantes.As flores são vermelho-alaranjadas...


Não sabe ainda de quem falo?! É um fruto do tipo balaústra,com casca dura e resistente, amarela ou avermelhada, manchada de escuro, rompendo-se quando o fruto está maduro.


Seu interior é subdivido por finas películas, formando cavidades com numerosas sementes angulosas envoltas por polpa comestível, de coloração rosa ou carmim, sabor agradável e refrescante...

Fruta esta que frutifica na primavera e verão...


Sim, caro leitor... eu falo da Romã!


A fruta que alimenta simpatias populares e decora mesas em diversas celebrações, ainda mais nesta época do ano, pode ser considerada quase que uma farmácia completa!

Tem propriedades terapêuticas e é usada na medicina popular. As principais propriedades medicinais da romã são conhecidas desde a antiguidade, sendo descritas no Papiro de Ebers1. A literatura descreve a romã principalmente como um potente tenífugo, sendo suas propriedades anti-helmínticas assinaladas há séculos por Dioscorides e outros naturalistas da Antiguidade.

A romã é uma fruta oxidante, mineralizante e refrescante. É utilizada para acabar com rouquidão, afecções da boca, garganta e gengivas. Auxilia também na prevenção de aftas.

O consumo de suco de romã ajuda a combater o câncer de próstata e a reduzir as células da doença, segundo um estudo publicado na revista Clinical Cancer Research. E como se não bastasse ela hoje é festejada também em laboratórios, graças à sua incrível capacidadede afastar doenças cardiovasculares e tumores.




A quantidade de sementes que se acumulam na polpa da romã explica por que ela se tornou símbolo de prosperidade.

Na Grécia antiga, as mulheres costumavam ingeri-la em cerimônias religiosas para evocar fertilidade e fartura.
A romã é uma das sete frutas pelas quais a terra de Israel foi abençoada. Entre os judeus de origem ocidental existe o costume de colocar sementes da fruta embaixo do travesseiro na passagem do Ano Novo Judaico, comemorado em setembro. Faz-se isso para atrair sorte, saúde e dinheiro no próximo ano.






Segundo a crendice popular brasileira, a romã também traz sorte e prosperidade. É por essa razão que as vendas dessa fruta aumentam muito a cada final de ano, principalmente no Nordeste. Muitos brasileiros também acreditam que terão um ano novo com sorte e dinheiro se colocarem sementes de romã nas suas carteiras de dinheiro ou em partes da casa. Muitos, pelo mesmo motivo, comem as sementes da fruta no Natal e na passagem de ano.Ainda aqui no Brasil, no Dia de Reis, que é celebrado em 6 de janeiro, existe o costume de chupar meia dúzia de sementes e guardar os
caroços na carteira para garantir dinheiro o ano todo. Em tempos difíceis tudo é válido!Na minha geladeira já tenho uma romã a espera da virada do ano...

Originária do Oriente Médio, a romãzeira veio parar no Brasil pelas mãos dos portugueses. A árvore gosta de clima quente. Por essa razão se deu bem em várias regiões do país. Infelizmente ainda aparece mais no jardim do que em copos e pratos. Mas este quadro tende a mudar.Alguns chefs preocupados em valorizar os ingredientes
nacionais, já estão incluindo a romã em seus pratos com excelentes resultados.

E pra juntar a fome com a superstição, uma receitinha simples que leva romã!




Tortinha de Romã


Fonte: panelinha.com.br







Ingredientes para a massa:

½ xícara (chá) de açúcar
50 g de manteiga
1 ovo
1 pitada de sal
1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
farinha, o quanto baste para polvilhar
feijão cru e papel alumínio, o quanto baste


Preparo:

1. Coloque o açúcar com a manteiga num recipiente e misture até obter uma pasta.
2. Acrescente os ovos e o sal. Quando ficar homogênea, acrescente a farinha de trigo. Trabalhe a massa até ficar lisa e uniforme.
3. Faça uma bola e cubra com filme plástico. Leve à geladeira por no mínimo 1 hora ou até a massa ficar bem dura.
4. Enquanto a massa gela, comece a preparar o recheio.
5. Retire a massa da geladeira e divida em 2 porções. Abra sobre uma superfície enfarinhada, com um rolo. Deixe a massa com cerca 0,3 cm de espessura. Esta massa deve ser trabalhada enquanto está gelada e muito rapidamente, para que não se quebre.
6. Coloque a massa em formas individuais, própria para tortas, e fure com um garfo por toda a sua extensão.
7. Coloque uma folha de papel alumínio sobre cada massa e acrescente feijão cru, para criar peso.
8. Leve as tortas ao forno pré-aquecido e deixe assar por 15 minutos.
9. Retire as massas do forno. Retire as folhas de papel alumínio e os feijões das massas.
10. Volte as massas ao forno e deixe assar por mais 15 minutos ou até que comecem a dourar.
11. Retire as massas do forno. Reserve.




Ingredientes para o recheio:

90 g de manteiga
¾ xícara (chá) de açúcar, de confeiteiro
½ xícara (chá) de suco de limão
2 ovos, ligeiramente batidos
2 colheres (sopa) de semente de romã


Preparo:

1. Separe dois recipientes, um maior e outro menor para o banho-maria.
2. Coloque todos os ingredientes, exceto as sementes de romã, dentro da tigela menor. Coloque água dentro do recipiente maior e leve ao fogo baixo.
3. Coloque a tigela menor sobre o recipiente com água para cozinhar em banho-maria - o segredo é não deixar que a água encoste no fundo da tigela menor, e também que o encaixe dos recipientes seja perfeito, evitando o vazamento de vapor.
4. Deixe o creme cozinhar por cerca de 20 minutos, mexendo de vez em quando, ou até obter um creme espesso.
5. Retire o creme do fogo e coloque num recipiente. Cubra com filme plástico e leve à geladeira por no mínimo 30 minutos.
6. Retire o creme de limão da geladeira e recheie as tortinhas.
7. Corte a romã ao meio e retire as sementes.
8. Acrescente algumas sementes de romã sobre cada torta e sirva a seguir.












Marcadores: ,







0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial