<META content="MSHTML 6.00.2900.2604" name=GENERATOR><meta name='google-adsense-platform-account' content='ca-host-pub-1556223355139109'/> <meta name='google-adsense-platform-domain' content='blogspot.com'/> <!-- --><style type="text/css">@import url(https://www.blogger.com/static/v1/v-css/navbar/3334278262-classic.css); div.b-mobile {display:none;} </style> </HEAD><BODY><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d8940721423393911285\x26blogName\x3dCoisas+de+uma+Chef\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://coisasdeumachef.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://coisasdeumachef.blogspot.com/\x26vt\x3d3386802802785420403', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
quarta-feira, 16 de setembro de 2009
Muito além do glamour...



Para quem pensa que para ser Chef basta vestir um doma bonito, manter o nome nos jornais e cozinhar bem, está muito enganado. No Brasil, a partir dos anos 90, com a glamourização da mídia em telenovelas, imprensa e showbusiness, o curso de Gastronomia se tornou um dos mais procurados em inúmeras Instituições do país, fato que infelizmente atrai para o mercado pessoas com a idéia errada sobre a profissão.






Coordenador da brigada de serviços de cozinha que vai além das responsabilidades com a distribuição de tarefas e a elaboração de receitas, o Chef de cozinha supervisiona os produtos a serem utilizados, formata custos e gastos, planeja a estrutura arquitetônica do restaurante (cozinha e sala), organiza os serviços de sala e, é claro, combina com exatidão os acordes dos ingredientes com criatividade para imprimir a sua própria personalidade no sabor e na apresentação dos pratos.

A descrição acima não resume a definição de um Chef de Cozinha, pois as suas atividades e formação exigem uma explicação muito mais complexa que vão além do glamour impulsionado pela mídia. O verdadeiro Chef de Cozinha abre mão de boa parte de sua vida particular para se dedicar plenamente à função. Um "sofredor" por amor à profissão, sua jornada de trabalho ultrapassa o cansaço diário, o estresse e a agitação da cozinha para a elaboração de inúmeros pratos variados ao mesmo tempo, sem mencionar as queimaduras que insistem em aparecer.

Enfim, ser um Chef de cozinha é nascer para viver a mando da Gastronomia. Ter mais que talento, ter muita, mas muita persistência para vencer a velocidade do tempo e a paciência de seus clientes em espera. E além de tudo, encontrar tempo para se atualizar e acompanhar o movimento do mercado. Ufa, haja fôlego!

Marcadores: ,







0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial