quinta-feira, 18 de junho de 2009
Manezinho Araújo ou Chico Balanceado?

Dias atrás falei aqui que o Manezinho Araújo é prá mim o exemplo de comfort food. Sempre que busco esta receita na net, encontro-a com nomes diferentes, ou seja, a mesma receita, hora chamada de Chico Balanceado, hora de Manezinho Araújo.
Tal fato despertou a minha curiosidade. Parti para uma pesquisa mais minuciosa e descobri o seguinte:
Em toda pesquisa, o Chico Balanceado desponta como típica iguaria gaúcha.
Mas, Santa Catarina e Paraná também disputam o doce. Na outra ponta do País,em Pernambuco, o doce tem o nome de Manezinho Araújo e, portanto, as regiões Sul e Nordeste se conectam por meio de um doce caminho de creme de ovos,banana e açúcar. Aqui em Minas, conheci-o como Manezinho Araújo.

Mas afinal, qual é a origem desta receita? E qual foi o primeiro estado a eleger o doce como sobremesa? Uma pergunta que tentarei com calma buscar resposta para ela nos livros históricos sobre a gastronomia brasileira. Infelizmente esta curiosidade o São Google não foi capaz de matar.
simples: no Brasil, não temos registros precisos sobre a comida do passado e do presente. Não há codificação e, portanto, a evolução gastronômica se perde entre as antigas casas de fazenda, moendas, casas-grandes, roçados, senzalas, macombos e por aí vai.

Antigamente, a tradição era oral: a avó ensinava a mãe, que passava para a filha, que reproduzia para a neta. As nossas bisavós, na maior parte, eram analfabetas e, portanto, não tinham a menor condição de registrar as receitas. A minha mãe por exemplo, estava longe de ser analfabeta, muito antes pelo contrário! Mas como aprendeu esta receita com a minha avó, me ensinou a prepará-la "no olho".Espero que um dia minha filha visite este blog, pois agora sim, poderá encontrar a receita devidamente registrada.
Até o próximo post!
Marcadores: Cultura
